Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > José Tobias encerra o Projeto De Niterói do Teatro Municipal.

José Tobias encerra o Projeto De Niterói do Teatro Municipal.

Eventos por Alberto Araújo em 2017-04-30 00:06:53


Encerrando o Projeto De Niterói, o Teatro Municipal recebe no dia 07 de maio (domingo), às 19h, o cantor e compositor José Tobias, que está prestes a completar 90 anos. Acompanhado pelo maestro e pianista Marinho Boffa e pelo violonista Íris Nascimento. No show, o cantor apresentará lindas canções de todos os tempos, como Tocando em frente, Manhã de Carnaval ,  Serra da Boa Esperança e contará com a participação de Altay Veloso e Paulo César Feital.

Sobre o artista

Nascido na periferia de Recife, em Pernambuco, José Tobias de Santana começou sua carreira aos 19 anos. Logo após a vitória de seu time de futebol contra o time da Rádio Jornal do Comércio de Recife, ele comemorou no chuveiro ao som de Marina, de Caymmi. Ao ouvi-lo cantar, o programador da rádio Ubirajara Mendes, que tinha ido ao vestiário com a intenção de contratá-lo para o futebol da emissora, o convidou para ir até a emissora, uma das mais importantes do País naquela época. A rádio contava com músicos e arranjadores de peso como Guerra-Peixe e o jovem Sivuca no seu elenco.

Em 1950, Tobias faria suas primeiras gravações (ainda em 78 rotações), com arranjos e acompanhamento de Sivuca, para as músicas – até então inéditas –Acauã e Chora Carrinho, de Zé Dantas. Trabalhou na na Rádio Jornal do Comércio e permaneceu até 1955, quando se mudou para Niterói. E com ele veio junto o instrumentista Sivuca. 

Quando era adolescente, ouvia muito falar da cidade. Ouvia um samba que o Ciro Monteiro gravou chamado Eu não sou daqui, eu sou de Niterói, e hoje, canto  eu não sou de lá, eu sou daqui, brinca o cantor.

No Rio de Janeiro e foi levado para a Rádio Tupi por João Calmon, onde ficou até 1961. É desse período o LP Estranha Magia, que conta com músicas do genial Capiba.

Antes, porém, participou, em São Paulo, de concertos e até mesmo da trilha sonora do filme \'O Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti, dublando o ator Alberto Vilar em canções do maestro Guerra Peixe. Da Tupi passou para a Rádio Record, em São Paulo. Lá, começou a realizar dois programas semanais nas duas emissoras. O músico também participou de algumas montagens teatrais alcançando grande sucesso na produção dos americanos Bill Hitcoock e Sonia Sow, Tio Sam-Ba, que ficou em cartaz por longo tempo em teatros do Rio e de São Paulo.


Tobias só voltou para o Rio de Janeiro em 1972. Ele trabalhou na Rádio Nacional. O cantor foi trazido de volta às gravações pelo produtor Marcus Pereira, que o resgatou do esquecimento através de sua participação em três volumes da série Música Popular do Norte. Neste trabalho, de 1976, Tobias aparece interpretando obras de domínio público e do maestro Waldemar Henrique, como Uirapurú, Matinta Perêra”, Abaluaiê e Boi Bumbá, ao lado de uma jovem e talentosa cantora de nome, Jane Vaquer, que anos mais tarde adotaria o sobrenome Duboc.

Em 1984, com arranjos de Radamés, Hermínio Bello de Carvalho, produziu o LP Rapsódia Brasileira com a participação do conjunto Camerata Carioca.



EVENTO

José Tobias  - Projeto De Niterói

Dia 07 de maio de 2017 às 19h

Ingresso: R$ 40 (inteira)

Duração: 90m

Classificação etária: 16 anos

Local: Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro 35, Centro

Tel: (21) 2620-1624

 

Pontos de venda:

- Bilheteria do teatro:

• Ingressos antecipados: de terça a sexta, das 10h às 18h (a bilheteria fecha para almoço das 13h às 14h). Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h.

• Ingressos para o espetáculo do dia: de terça a sexta, das 10h até o início do mesmo. Sábados e domingos, das 17h até o início da programação.

• Nos finais de semana e feriados em que não houver espetáculo, a bilheteria não funcionará.

 

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também