Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > 22ª Semana de aniversário da Bibliobraille e 15ª Semana de Museus

22ª Semana de aniversário da Bibliobraille e 15ª Semana de Museus

Eventos por Dinorá Couto Cançado em 2017-05-22 12:13:19
Com postagens e comentários repletos de satisfação, os eventos na Biblioteca Braille, em Taguatinga - Distrito Federal,  cativaram os participantes: desfile de gala, ensaio fotográfico, presença da Rede Globo no DFTV e no outro dia, no Bom dia DF, projeção de filmes, jornada de leituras, lançamento de coletânea, oficinas: de flores de papel e de poesia, festival de música...
A semana de 15 a 19 de maio de 2017 foi bem movimentada na Biblioteca Braille de Taguatinga, comemorando a 15ª Semana de Museus e a 22ª Semana de aniversário da Biblioteca, que fez 22 anos dia 17-05-17.
Em vez de um relatório no formato tradicional, vamos ver algumas postagens  com fotos que evidenciam o alcance social dessas ações inclusivas: 

Na Bibliobrailledf Dorinanowill o clima, em 15-5-17 foi  de festa. Um desfile de gala ocorreu dentro da Bibliobrailledf Dorinanowill, com a presença do DFTV - Globo. O  álbum de cada uma das 22 deficientes visuais que desfilou em traje de gala, graças à marca Stilo Chic ficou maravilhoso. As modelos especiais saíram  para fora e, no Espaço Cultural, teve um ensaio fotográfico com Hoana Gonçalves . Outras  fotos de Vinicius Couto completaram o álbum. A festa continuou a semana toda...pelos 22 anos de nossa Biblioteca.

Keyla Maria Oliveira II  com o belo depoimento: • 
No Bazar de Gala da Bibliobraille de Taguatinga com  a idealizadora- Dinorá Couto Cançado que  há mais de 20 anos, sempre engajada e preocupada com o bem estar de pessoas com deficiência, lançando um outro olhar para esse outro por vezes tão estranho e, muitas vezes, relegado ao abandono, iniciou-se nesse caminho frutífero. Sempre acreditando no melhor de si e do outro, sempre colhe frutos de bondade com sua força e coragem.
Avó, mãe (inclusive dos órfãos de cuidados), filha, ganhadora de inúmeros prêmios de Literatura Infantil, Inclusão e de Economia Criativa, entre eles o Brasil Criativo, na categoria arquivos. 
O desfile dos trajes de gala no evento do dia 15/05/2017 é uma promoção beneficente, para o apoio às realizações da Bibliobraille.
Tempo de Colheitas!

A oficina de flores de papel, com Renata Gomes,  dia 16-05-17, na Bibliobrailledf Dorinanowill, celebrou  os 22 anos da Biblioteca e a Semana de Museus, com doação de livros. Lindas flores confeccionadas pela artista Renata Gomes, abrilhantaram o cenário preparado para o desfile. As meninas participantes da oficina, aptas na fabricação das flores, eram só sorrisos, já querendo nova oficina que foi prometida. 
Momento literário com lançamento da antologia Sem Fronteiras pelo mundo - Volume 2, na Bibliobrailledf Dorinanowill  com leitura do conto Emoções revividas na cidade-luz de Dinorá Couto e participação da poeta Vilma Santos com sua poesia - Os sentidos - no móbile ao cent.ro, onde têm 22 poemas pendurados. Doação de livros do bazar literário.
E,  antes da oficina de flores, dia 16,  projeção de curtas com áudio-descrição, na Bibliobraille e debate sobre os 3 filmes. Ação coordenada por Eliane  Ferreira e Marcos Ribeiro, como parte das atividades da Semana de Museus.
Iza Antunes Araujo sugere a Dinorá que  leve as atividades da Biblioteca Braille para o CBBD/2017, com a orientação:  Entre no site da FEBAB (www.febab.org.br). FEBAB - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários

No Programa Cotidiano da Rádio Nacional, sai a manchete Biblioteca Braille Dorina Nowill, de Taguatinga, tem programação extensa para a 15ª Semana de Museus Com projetos em alta, biblioteca referência em Brasília,  comemora também seu 22º aniversário
 Ao clicar abre a matéria escrita clique numa tirinha acima do título que os 11 minutos de áudio dão mais detalhes...Segue o link da entrevista publicada   no site da EBC: - http://radios.ebc.com.br/.../biblioteca-braille-dorina...

Na Bibliobrailledf Dorinanowill, em 17/5/17, comemorando a 15ª Semana de Museus e Semana de aniversário da Bibliobraille uma oficina de poesia com o poeta Ivan Braga. Nesta oficina, a dv Teodora Ursino declama uma poesia para Ivan; Sidney presta uma homenagem à Ildérica que se aposentou com um poema e música. Vilma Santos cria um poema e o apresenta, conheça-o, ao final dessa matéria. Solange Passos  deixa o seu belo depoimento: 
Solange Passos Crisóstomo Mais um evento BBDN o relançamento dos livros do poeta Ivan Silveira Braga.Ele que sabe bem burilar as palavras caiu no encanto de todos na Bibliobrailledf Dorinanowill. Hoje, 22 anos dessa instituição. Trabalho bonito e vem ganhando destaque, graças a professora Dinorá que é uma eterna incentivadora das ações ali realizadas. Parabéns Ivan pelo brilho do seu trabalho!
Ainda na quarta-feira, dia 17, o aniversário foi celebrado com um festival de música dirigido por Noeme Rocha. Os deficientes visuais cantaram ao som de instrumentos musicais, destaque para Tiago Cocci, Genes Guedes e Juliano Cesar Ribeiro.
NO TOQUE DO CORAÇÃO
               Vilma Santos
É no toque que encontro significado
Bem aqui, o laço já apertado
Por anos, aos poucos modelado
E a Bibliobraille, seu espaço arduamente conquistado!
Somente um , para o sonho em realidade transformar!
E no dia a dia, o grupo crescendo
No toque dos dedos a cultura expandindo
As palavras vivas no coração agindo!
Aqui o cheiro se faz presente e o olfato sente
De cada participante, ele é marcante!
A alegria sempre dançante
Brinca com a vida pulsante!
E a vida segue produtiva
Com as conquistas já distante compartilhadas
Pois o mar não foi empecilho
Para o amor viajar e os lusitanos conquistar!
O constante cochicho, anuncia a chegada
Do participante que a alegria carrega aos montes!
E neste espaço, todos encontram
Em cada visita nova razão para bem viver!
E a menina que na cultura nasceu
Com seus membros ativos cresceu.
Hoje, brilhantemente festeja a vida
Que o Altíssimo permite a todos diariamente viver!
                                                          VILMA SANTOS
Singela homenagem à Biblioteca Braille Dorina Nowill
por seus 22 anos.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também