Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Artista de Amparo recebe Prêmio Internacional e toma posse na UBE-RJ

Artista de Amparo recebe Prêmio Internacional e toma posse na UBE-RJ

Eventos por Sandra Hasmann em 2017-06-21 21:59:21

O escritor, multiartista e produtor cultural Álvaro Luiz Cardoso esteve no Rio de Janeiro em 15/6/2017, para receber o Troféu Sem Fronteiras, de 1º Lugar no Concurso Literário Sem Fronteiras na Categoria Prosa. Sua premiação já havia sido anunciada em março, durante o lançamento oficial da Coletânea Literária Internacional Lusófona - Sem fronteiras pelo Mundo...Vol.2, que aconteceu em Lisboa, Portugal. Naquela ocasião o artista, por motivo de força maior, não pode comparecer.

Agora ocorreu o Lançamento Nacional, no Clube Monte Líbano, RJ, com a entrega das condecorações aos premiados e às menções honrosas, em tarde de grande efervescência cultural, quando todos os coautores presentes mostraram suas poesias e narrativas para um auditório repleto de escritores, artistas e seus familiares. Foram momentos emocionantes que envolveram a plateia, trazendo à tona a beleza e a força da obra destes escritores que “literariamente viajaram” na proposta da Coletânea e deram asas à imaginação, contando histórias ou interpretando poemas. Em seguida, os autores presentes participaram de um jantar de confraternização, com cardápio árabe, música ao vivo com o cantor Blecaute Jr. e exibição de dança do ventre feita por duas excelentes bailarinas.

No dia anterior, 14/6, o autor amparense foi empossado como membro correspondente da UBE-RJ (União Brasileira de Escritores) que acolheu autores indicados, de diversas regiões do país, como membros efetivos e correspondentes, em cerimônia que ocorreu na Academia Carioca de Letras. Entre os ilustres presentes estava o atual presidente desta Academia, o mitológico Ricardo Cravo Albin, historiador, produtor musical, crítico e comentarista, criador do Dicionário da Música Popular Brasileira, em cuja versão on-line, o poeta amparense, que também é compositor, está devidamente catalogado, através de seu DVD “Destaque”, projeto que foi premiado e produzido em 2010 pelo 10º Festival de Inverno de Amparo – SP.

 

No dia 16/6 participou, com alguns colegas, da visita programada à Biblioteca Nacional, com a finalidade de fazer a doação de suas obras “A Chácara da Dona Cota” e o DVD “Destaque”, à nobre Fundação.  Na ocasião, os autores foram gentilmente recebidos por Alessandra Moraes, responsável pelo setor de Depósito Legal que fez o registro como “contribuição para a preservação e a guarda da Coleção “Memória Nacional”, composta pela produção intelectual do país”.

 

Todas estas ações culturais fizeram parte da programação do 4º

Aniversário do Jornal Sem Fronteiras, veículo especializado em

divulgação cultural, que tem representação em 27 países.

A escritora e jornalista Dyandreia Portugal do Jornal e da Rede Mídia Sem Fronteiras, é a editora da Coletânea V.2, composta por 100 coautores e também é a idealizadora deste evento. Assim ela conceituou a proposta:

“O Concurso Sem Fronteiras pelo Mundo... – Coletânea Literária

Internacional de Língua Lusófona – foi concebido com o intuito de

incentivar os escritores e poetas, que também são leitores do Jornal Sem Fronteiras, à prática da escrita com objetivo específico de integração e o intercâmbio cultural entre eles. Este projeto visa não somente reconhecer a qualidade intelectual e estética das obras publicadas, mas também apoiar e valorizar aqueles que motivam e fomentam a literatura lusófona. Os materiais literários recebidos, na categoria VERSO & PROSA, foram examinados por banca formada por críticos convidados e pelos conselheiros do Jornal Sem Fronteiras. A avaliação se deu com base nos seguintes critérios: criatividade e originalidade do enredo; impacto e qualidade dos recursos narrativos utilizados e, sobretudo, adequação do enredo ao universo do livro.”Além da versão impressa, esta Coletânea terá também uma versão em e-book e uma versão em Braille. Um projeto mais completo que, além de ter a preocupação de não ter fronteiras geográficas, busca também romper fronteiras sociais e humanas.

 

Serviço: Mais informações/autores premiados/fotos/vídeos:

http://www.redesemfronteiras.com.br/noticia_ver.php?id=3073

http://www.redesemfronteiras.com.br/noticia_ver.php?id=3071

 

As obras do artista Álvaro Luiz Cardoso (o livro A Chácara da Dona Cota e o DVD-Destaque) podem ser adquiridas na Livraria Norma em Serra Negra, nas Exposições de Arte do Jardim Público em Amparo-SP ou pelo e-mail:  cardosanto2010@gmail.com – As ações culturais do poeta podem ser acompanhadas em suas páginas no facebook:

www.facebook.com/alvaroluizcardoso
www.facebook.com/alvaroluizcardososemfronteiras/?fref=ts
www.youtube.com/alvaroluizcardosoVID

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também