Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Acontece em Niterói: SEMANA DO LIVRO NACIONAL

Acontece em Niterói: SEMANA DO LIVRO NACIONAL

Literatura por Rogério Araujo (ROFA) em 2017-07-21 17:16:13

Um incentivo à cultura brasileira. Com o intuito de promover as obras nacionais, um grupo de autores, juntamente com blogueiros, editoras e livrarias, está organizando um evento que dará espaço somente aos autores do País, além de fazer com que os leitores tenham mais informações, acesso e conhecimento sobre as obras que são lançadas em vários cantos do Brasil. Essa é a “Semana do Livro Nacional”, evento que ocorre em diversas cidades, desde 2013, sempre no sétimo mês do ano. A Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói, recebe neste sábado (22), das 14h às 18h, a “Semana do Livro Nacional” em Niterói. 

A organizadora da SLN em Niterói é a autora dos livros “Poder Extra G”, “Ponte de Cristal” e “Com Outros Olhos”, Thati Machado. A jovem escritora niteroiense, que possui mais de 1,9 milhão de leituras on-line, organizou também a primeira edição da SLN em São Gonçalo, além de visitar escolas públicas e particulares incentivando o gosto pela leitura. 

“A proposta é celebrar o melhor da literatura nacional, aproximando leitores de escritores, de blogueiros e das tendências do mercado. Além disso, criamos um espaço democrático que está aberto aos escritores iniciantes, que ainda estão conquistando arduamente o seu público e nem sempre conseguem estar nas grandes livrarias. Organizar eventos dá trabalho, mas também é muito gratificante, principalmente quando encontramos apoiadores ao longo do caminho. Além disso, ver que os escritores estão satisfeitos e tiveram uma boa experiência e que os leitores estão entusiasmados e envolvidos é o que me deixa mais empolgada, pronta para organizar o próximo evento”, declara Thati. 

Para esta edição, foram convidados os autores Thati Machado, Frini Georkapoulos, Marcus Barcelos, Raffa Fustagno, Stefano Sant’Anna, Carine Raposo, Clara Alves, Luciane Rangel, Gabriel Sidney, Pietra Von Bretch, Lu Muniz, Vania Freire, Janda Montenegro, Adriana Igrejas, LM Gomes e Andresa Guerra. Serão três mesas de bate-papo com os 16 autores intercalados, além de vendas de livros por valores acessíveis, com autógrafo. 

Uma das escritoras convidadas, Janda Montenegro, autora dos livros “Antes do 174”, “O incrível mundo do senhor da chuva” e “Três dias para sempre”, começou a escrever poesias aos 12 anos, quando se considerava uma adolescente, nas próprias palavras, “ultrarromântica”. Para ela, promover um evento literário é bom tanto para os leitores, quanto para a literatura.    

“A SLN ressalta a literatura brasileira e é uma oportunidade para a população que não costuma frequentar os eventos literários. É o tipo de acontecimento que agrega à comunidade e, especialmente, ajuda a incentivar a vinda de mais eventos culturais a Niterói. Eu mesma tenho muitos leitores aqui na região que têm sempre que ir até o Rio para ver seus autores favoritos”, lamenta. 

A escritora carioca Carine Raposo, autora de “O Penhasco” e uma das convidadas, acha importantes as questões que a SLN levanta. 

“Acho maravilhoso não só observar o engajamento dos leitores com o evento, como também o dos organizadores em promover a literatura nacional, ainda mais em uma situação financeira difícil como a que estamos enfrentando”, pondera Carine.  

Thati Machado, por sua vez, também publica seus textos em plataformas digitais e tem uma visão otimista sobre o mercado literário brasileiro. 

“O mercado literário aqui no País, felizmente, tem crescido a cada dia. Quando eu era adolescente, por exemplo, quase não encontrava literatura nacional contemporânea nas prateleiras das livrarias. De alguns anos para cá, esses títulos têm ganhado cada vez mais espaço e destaque. É bastante promissor”, defende.

O carinho do público leitor é, aparentemente, unanimidade entre as escritoras que participarão do evento. 

“Saber que meu texto é capaz de provocar reações e sentimentos é uma injeção de ânimo inexplicável”, afirma Carine. 

A SLN traz para Niterói um evento que reúne os amantes da literatura e quem está interessado em trocar experiências nesse movimento cultural. 

“Esperamos aproximar fãs de livros, sejam eles escritores, blogueiros, editores ou leitores”, conclui Thati. 

O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua Quinze de Novembro, 35, no Centro de Niterói. Sábado (22), das 14h às 18h. Entrada franca. Censura: livre. Telefone: 2620-1624. 

Fonte:http://www.ofluminense.com.br/pt-br/cultura/o-livro-em-debate

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também