Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > ALMUB – Academia de Letras e Música do Brasil realiza cerimônia de Posse de novos imortais

ALMUB – Academia de Letras e Música do Brasil realiza cerimônia de Posse de novos imortais

Cultura por Sandra Hasmann em 2017-08-04 13:31:49

          

*Por Dyandreia Portugal

            No dia 12 de julho, no auditório do Museu dos Correios, no Setor Comercial Sul – Brasília/DF, aconteceu a Solenidade de Posse de novos Membros da ALMUB – Academia de Letras e Música do Brasil (Foto 1).

A mesa presidencial foi assim composta (Foto 2): A escritora Basilina Pereira, Presidente da Academia de Letras e Música do Brasil; a professora doutora Meireluce Fernandes, Presidente da Academia Internacional de Cultura –AIC; o escritor Luiz Carlos de Oliveira Cerqueira, Presidente da Casa do Poeta de Brasília e o Maestro Sebastião Theodoro Gomes, Vice-presidente da ALMUB.

            Após a composição da mesa, foi lido um breve histórico sobre a ALMUB e, em seguida, o Coral Alegria cantou o Hino Nacional Brasileiro, seguido de mais algumas músicas, abrilhantando o evento (Foto 3).

            O Coral Alegra é o Coral Oficial da ALMUB, cuja direção musical está a cargo de Nestor Kirjner, membro da ALMUB e conta com a regência da Maestrina, Professora Ana Boccucci, Conselheira da ALMUB.

            A Presidente da ALMUB, Profa. Basilina Pereira, fez a abertura formal da cerimônia, ao lado do Vice-Presidente, Maestro Sebastião Theodoro Gomes,dando as boas-vindas aos acadêmicos e convidados presentes e fazendo considerações sobre a entidade e a cerimônia da noite (Foto 4).

            Na segunda parte da cerimônia – com o auditório lotado (Foto 5), foi realizada a posse dos nove novos membros da entidade, quando, um de cada vez, foi chamado para receber o kit de posse (Pelerine, Medalha, Diploma e flores), enquanto eram lidos seus respectivos currículos para a distinta plateia presente. Um de cada vez pôde também fazer uso do microfone para suas respectivas considerações. O juramento e o canto do Hino Oficial de Brasília (música de Neuza França e letra de Geir Campos) foram proferidos pelos novos membros na oportunidade.

            Tomaram posse, tornando-se imortais da ALMUB, os seguintes acadêmicos:

 ·         DickranBerberian – Cadeira 39, cujo patrono é Tom Jobim. (Foto 6)

·         Dyandreia Valverde Portugal – Cadeira 48, cuja patronesse é Júlia Lopes de Almeida. (Foto 7)

·         Isis Dias Vieira – Cadeira 41, cujo patrono é Maurício de Oliveira. (Foto 8)

·         João Paulo de Andrade Júnior – Cadeira 46, cujo patrono é Noel Rosa. (Foto 9)

·         Jussara Gabin– Cadeira 81, cujo patrono é Paulo Leminski. (Foto 10)

·         Maria Alexandra Militão Rodrigues – Cadeira 82, cujo patrono é Manoel de Barros. (Foto 11)

·         Nádima de Macedo Paiva Nascimento – Cadeira 47, cuja patronesse é Neusa França. (Foto 12)

·         Onã Silva – Cadeira 33, cuja patronesse é Anabe Lopes da Silva. (Foto 13)

·         Vânia Gomes da Silva – Cadeira 16, cujo patrono é Raul de Leoni. (Foto 14)

 Instituição de âmbito nacional, sem fins lucrativos, a Academia de Letras e Música do Brasil-ALMUB foi fundada em 23 de outubro de 1976, em Brasília, pela escritora Arlette Pereira da Costa. Seu patrono é o fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek, que ocupa a Cadeira nº 1.

Com sede e foro em Brasília-Distrito Federal, a ALMUB tem por finalidade promover, fomentar e divulgar a Cultura, no âmbito das Letras e da Música nas esferas intelectuais do país.

Desde sua fundação, por esta Academia passaram expressivos nomes que deixaram exemplos de dedicação e amor ao ideal de fazer e difundir a cultura. Dentre alguns que se foram, são destaque, além da Fundadora, Arlette Pereira da Costa, o poeta Newton Rossi, o escritor Alfredo Uchôa, a escritora Stella Rodopoulos, a escritora Maria de Lourdes Lucena, o jornalista e escritor Jhonatra Macedo, o maestro Silvio Barbato, a poeta Maria de Lourdes Reis, a professora e pianista Neusa França, o escritor Leon Szklarowsky, os senadores e poetas Henriques do Cerro Azul e Áureo Mello, o músico e poeta Rômulo Marinho.

Ao final da cerimônia, esta jornalista entregou a Moção Cultural de Aplausos do Jornal Sem Fronteiras às seguintes personalidades que contribuem significantemente para o desenvolvimento da ALMUB e para a cultura nacional: Profa. Basilina Pereira, Sr. Jefferson de Carvalho AlexandreSra. Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca (Foto 15)Profa. Dra. Meireluce Fernandes da Silva, Sr. Luiz Carlos de Oliveira Cerqueira, Maestro Sebastião Theodoro Gomes, Sra. Onã Silva e Coral Alegria.

Encerrando a noite, os acadêmicos e convidados participaram do Jantar Comemorativo no Restaurante “La Gioconda”.

Jornal Sem Fronteiras, que esteve presente fazendo a cobertura fotográfica com o fotógrafo Nelson Fleury de Sousa Lobo e entregando seus exemplares aos presentes, parabeniza a ALMUB, seus nobres acadêmicos, recém-empossados, e a atual Diretoria, desejando a todos muito sucesso nos empreendimentos almubianos e coloca-se à disposição como parceiro oficial da entidade, para divulgar suas realizações.

*Fotos - Crédito: Nelson Fleury

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também