Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Confraria de Saberes e Sabores da Beira recebe o Rancho Folclórico da Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro, em Portugal

Confraria de Saberes e Sabores da Beira recebe o Rancho Folclórico da Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro, em Portugal

Cultura por em 2017-08-14 18:57:04
Confraria de Saberes e Sabores da Beira recebe o Rancho Folclórico da Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro, em Portugal

Por José Ernesto (joseernestopsilva@gmail.com)
 
Durante cerca de um mês o Rancho Folclórico da Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro andou numa digressão pela Europa, que se iniciou em Paris e terminou em Viseu. O grupo começou por actuar em Paris, vindo depois para Portugal, tendo passado por Oeiras, Águeda, Oliveira de Azeméis e Viseu, com várias actuações.
Na chegada a Viseu, o grupo foi recebido pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”, com quem tem protocolo de representação reciproca, com um repasto que contou produtores de vinho da região do Dão, bem como a presença do Padre Marcelino, Capelão do RI14 de Viseu, entre outras entidades.
Entre várias actuações, o Rancho Folclórico da Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro foi recebido por António Almeida Henriques, João Azevedo e Francisco Carvalho, respectivamente presidentes nas Câmaras de Viseu, Mangualde e Penalva do Castelo, que destacaram o carácter cultural desta visita, estreitando desta forma os laços entre a região e a Casa de Viseu que tão bem represente a cultura, a gastronomia e as tradições beirãs em terras de Vera Cruz.
Entre os muitos eventos em que participaram, alguns deixaram marcas profundas no sentir português e beirão, onde o hino “Viseu, Senhora da Beira” esteve sempre presente. Foram muito os momentos altos desta visita, com destaque para a actuação em Penalva do Castelo, com o Rancho local, de onde era natural a progenitora do presidente da Casa do Distrito de Viseu, Flávio Martins, que é também o ensaiador do rancho, num momento vivido com alguma emoção. De salientar a participação no Encontro da Infantuna de Viseu, seguido de um jantar para mais tarde recordar.
Realce para a participação nos festivais de folclore da ASSOPS, em Passos de Silgueiros, e da Associação Mangualde/Azurara, bem como o promovido pelo município de Viseu no Rossio, em Viseu, com mais três grupos do concelho.Do programa da visita à região, constaram visitas à Adega Cooperativa de Penalva do Castelo,às Termas de S. Pedro do Sul e à Feira de Vouzela.
Nos dois últimos dias da estadia da delegação da Casa de Viseu do Rio de Janeiro por terras da Beira, destaque para o jantar oferecido pela Câmara de Viseu, em colaboração com a Confraria de Saberes e Sabores ‘Grão Vasco’, que contou com a participação da Tuna Sabores da Música, da Confraria ‘Grão Vasco’. Este repasto contou com a presença de Luís Chaves, embaixador da Confraria na Suíça, e António Cardão, membro do rancho, mas também o grande impulsionador e embaixador da Confraria no Brasil, que foram homenageados pela Confraria de Saberes e sabores da Beira. O momento foi aproveitado pela Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro para prestar uma justa homenagem a José Ernesto Silva, Almoxarife da Confraria e relações públicas da intuição em Portugal, a quem foi entregue o título de Sócio Benfeitor da Casa do Distrito de Viseu. Entre outros títulos, José Ernesto Silva é também Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro. “Este título é mais um motivo para continuar a pugnar pela promoção, divulgação e salvaguarda dos valores e tradições beirãs que a Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro tão bem representa em terras de Vera Cruz junto da nossa comunidade”, referiu José Ernesto Silva.
De destacar a presença neste jantar de Leopoldina Garcia, residente em Buenos Aires, na Argentina, e que veio à região conhecer as origens dos seus progenitores e que recebeu o diploma de Confrade Titular da Confraria, o mesmo título atribuídos ao casal de empresários viseenses Mara Lisa Almeida e João Rocha, da empresa ENANE, SA, sedeada no Parque Industrial de Coimbrões, em Viseu. 
O último dia, antes do regresso ao Brasil, foi emotivo, com um almoço na aldeia da Prova, em Oliveira de Frades, patrocinado pelas Confrarias dos Gastrónomos da Região de Lafões e Frango do Campo, Associação Cultural e Recreativa da Prova e Confraria de Saberes e Sabores ‘Grão Vasco’, de Viseu, com a presença de entidades locais, com destaque para Isabel Silvestre, um nome ilustre da cultura beirã e portuguesa. O último acto desta visita foi o jantar no Lagar da Cepeda, oferecido pelo Rancho Folclórico de Torredeita.
No âmbito desta visita à região de Lafões foi editado um livro “Laços que nos unem” pelas três confrarias, sob a égide de  José Ernesto Silva, da Confraria Grão Vasco; João Moitas e Elisabete Maria Nunes, da Confraria do Frango do Campo; e João Oliveira, da Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões, que contou com o apoio das Câmaras de S. Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.
A presença do Rancho Folclórico da Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro em Portugal teve a organização da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, que contou com o apoio da Diocese de Viseu, das Câmaras de Viseu, Mangualde e Penalva do Castelo, da Freguesia de Viseu, Infantuna de Viseu e dos produtores de vinho do Dão Quinta de Lemos, UDACA, Adega Cooperativa de Silgueiros, Lusovini - Vinhos de Portugal, Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, Adega Cooperativa de Mangualde e Comissão Vitivinícola Regional do Dão.
 
Fotos – Legendas:
1 - “Foto de Família” na Câmara de Penalva do Castelo, após recepção no Salão Sobre do Município.
2 - Saudação às Bandeiras, no Jantar oferecido pela Câmara de Viseu e Confraria Grão Vasco, com José Ernesto Silva, Almoxarife da Confraria, Garcia Mendes, presidente do Conselho Geral da Confraria, e Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu
3 - José Ernesto Silva recebe o título de Sócio Benfeitor da Casa do Distrito de Viseu
4 - Actuação do Rancho da Casa de Viseu em Penalva do Castelo, na terra natal da progenitora de Flávio Martins (em primeiro plano), presidente da Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também