Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > UBE – RJ realiza a X Reunião Literária de 2017 e outorga o “Troféu RIO UBE RJ 2017” a Ricardo Cravo Albin

UBE – RJ realiza a X Reunião Literária de 2017 e outorga o “Troféu RIO UBE RJ 2017” a Ricardo Cravo Albin

Cultura por em 2017-08-17 22:51:56

A UBE – RJ realiza a X Reunião Literária de 2017 e outorga o “Troféu RIO UBE RJ 2017” a Ricardo Cravo Albin

Por Dyandreia Portugal

No dia 16 de agosto, no Instituto Cultural Octávio Alvarenga da Sociedade Nacional de Agricultura, foi realizada a Solenidade de comemoração do Aniversário da UBE-RJ, em sua X Reunião Literária do ano.

A Presidente, Dra. Juçara Valverde, compôs a Mesa, convocando o Sr. Claudio Murilo Leal (Vice-presidente), a Sra. Márcia Barroca (Diretora Cultural), a Sra. Angela Guerra (Secretária), o Prof. Evanildo Bechara (ABL),o Sr. Ricardo Cravo Albin (ACL) e o Prof. Ricardo Cavaliere (ABF).

Dando prosseguimento, a Presidente anunciou os vencedores do “Prêmio de Diretoria” do ano de 2017, informando que a cerimônia será realizada no dia 8 de novembro, na Festa de Encerramento da UBE RJ 2017.

Em seguida, foi concedida a palavra ao Diretor de Biblioteca, Edir Meirelles, para prestar a homenagem à Sra. Maria Antônia da Costa Lobo, Diretora de Concursos da UBE RJ, falecida recentemente. Ao final da homenagem, o esposo, Comandante Renato Cesar Mendes Lobo, foi chamado ao palco para receber o Diploma, e, na oportunidade, proferiu algumas palavras, repletas de sentimento e emoção.

Na segunda parte da Reunião, após apresentação pela Sra. Márcia Barroca, o palestrante do dia, Prof. Ricardo Cavaliere, homenageou a Celso Cunha, Serafim da Silva Neto e Gladstone Chaves de Melo,pesquisadores centenários da gramática brasileira, proferindo a brilhante e consistente palestra “O centenário de três mestres da filologia e da linguística brasileiras”.

Após a palestra, o público ouviu as sempre interessantes e pertinentes considerações do Prof. Evanildo Bechara, sobre a palestra, que foi muitíssimo elogiada.

A terceira parte da programação foi iniciada com a leitura, por parte da Sra. Angela Guerra, dos três candidatos ao Troféu RIO UBE – RJ, Profa. Marina Gutman Tosta Paranhos, Sra. Tania Zagury e Sr. Ricardo Cravo Albin. A Presidente, Dra. Juçara Valverde, informou que houve quase mil votos da comunidade literária, o dobro do ano anterior, e que, portanto, a UBE cumpriu com seu objetivo de ressaltar os grandes nomes de nossa literatura. Na oportunidade, a Dra. Juçara leu a lista de todos os homenageados, desde o início da entrega da premiação. Em seguida, o Vice-presidente da UBE, Sr. Claudio Murilo Leal, fez a saudação ao grande vencedor do ano de 2017, do Troféu RIO UBE, Sr. Ricardo Cravo Albin,e, com um texto inteligente e dinâmico, apresentou a grande personalidade.

Os três candidatos foram chamados ao palco para receberem seus certificados e, ao vencedor, foi, também, entregue o Troféu idealizado pela saudosa artista plástica Dorée Camargo.

Após os respectivos registros fotográficos, foi dada a palavra ao vencedor do Prêmio, que, não só agradeceu, dividindo, generosamente, o prêmio com suas duas concorrentes, de forma elegante, como discorreu, ainda, sobre o assunto da sessão do dia.

Encerrando a Reunião, a Presidente convocou a Diretora de Assuntos Internacionais, Sra. Dyandreia Portugal, e a 3ª Secretária, Rachel Levkovits, para informar aos presentes sobre a Caravana da UBE à Argentina, aceitando o convite oficial recebido, para participar de eventos como a Feira Regional de Livros de San Lorenzo, a Semana do Brasil na Argentina, na Embaixada Brasileira, e,onde realizará, em parceria com a SADE, o III Seminário Internacional Encontro das Américas. Divulgou-se, novamente, a Campanha de Doação de Livros, realizada em parceria com o Jornal Sem Fronteiras, e que os escritores podem entregar suas doações durante as reuniões da UBE, na FALARJ, ou em pontos de recolhimento informados pelo e-mail: contato@redesemfronteiras.com.br.

A Presidente, então, convidou a todos para o coquetel comemorativo, ao som de voz e violão do músico Blecaut Jr. Na oportunidade, um lindo bolo foi cortado, em comemoração ao aniversário da entidade.

A União Brasileira de Escritores – UBE RJ – é uma associação civil de natureza cultural, além de entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e sem vinculações sectárias, filosóficas, políticas ou religiosas, e de número ilimitado de associados.

A UBE RJ visa amparar os direitos literários, intelectuais, morais e patrimoniais de seus associados, representando-os quando necessário. E, através de seus concursos e premiações, tem reconhecido talentos literários e divulgado nossos escritores.


Revisão: Angela Guerra

Participe! Conheça mais em:

http://www.uberio.wix.com/2017

Crédito das fotos: JL Duarte/Acervo Sem Fronteiras.

Veja o álbum completo de fotos na página do Jornal Sem Fronteiras, no Facebook.


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também