Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Cineasta Tony Vieira é tema do Audiovisual em Debate deste mês

Cineasta Tony Vieira é tema do Audiovisual em Debate deste mês

Cultura por em 2014-11-25 21:04:21
                

 

A palestra aborda a trajetória de Tony Vieira, um dos principais nomes da cinematografia produzida na Boca do Lixo nos anos de 1970 e 1980. Além de diretor, Tony Vieira foi também ator, roteirista, produtor e até dublador de seus filmes e se autointitulava um operário do cinema. Ao todo, sua filmografia é composta por 32 títulos. Dentre as produções, estão filmes do chamado “faroeste brasileiro” ou “western feijoada”, além do gênero policial e pornográfico. Misturando erotismo e aventura em produções de baixo custo e linguagem acessível, arrastava multidões aos cinemas a cada novo lançamento.

 

O projeto Audiovisual em Debate oferece palestras mensais, com foco na temática da preservação, mas também contemplando questões como produção, distribuição, exibição e formação de público. São privilegiadas apresentações que dialoguem com a produção mineira e belo-horizontina, sendo aberta a todos os interessados em audiovisual.

 

A palestrante Carolina Dellamore é graduada em história pela PUC-Minas e Mestre em Memória Social pela UNIRIO. É autora do livro “Marcas da clandestinidade: memórias da ditadura militar brasileira”. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-graduação em História da UFMG e pesquisadora do Núcleo de História Oral – FAFICH/UFMG.

 

Exposição

 

Carolina realizou pesquisa sobre a vida e a obra do cineasta Tony Vieira para a exposição “Tony Vieira – cineasta mineiro”, que está em cartaz no CRAV e exibe textos, documentos de época, fotos, roteiros e revistas que contam um pouco da vida do cineasta. A mostra também contempla peças do acervo pessoal do ator Hytagiba Carneiro e Toni Murtes, filho de Tony Vieira. Ela pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até o final de fevereiro, quando passa a circular por alguns Centros Culturais da FMC.



“Tony Vieira: um operário do cinema”


 


Dia 2 de dezembro, às 19h


 


Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU
Rua da Bahia, 1.723, Lourdes













 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também