Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Literando no teatro

Literando no teatro

Literatura por Renata Barcellos em 2017-09-21 15:02:13

A peça O garoto da última fila, do espanhol Juan Mayorga, com tradução de José Wilker, está em cartaz até domingo, dia 24 de setembro, no teatro XP Investimentos, no Jockey Clube, na Gávea. Dirigida por Victor Garcia Peralta (de The Pride), trabalha as linhas tênues entre realidade e ficção, público e privado, voyeurismo e ética. Vale a pena conferir!!!

Outras peças de Juan Mayorga já foram montadas no Brasil: “Hamelin”, “A Tartaruga de Darwin” e “A Paz Perpétua”. Ele nasceu em Madrid, 6 de abril de 1965. É um dos dramaturgos espanhois  contemporáneos mais representativos.

Na história, um professor de Literatura de meia idade ( Germano), decepcionado com a falta de interesse dos alunos com a disciplina e o desempenho deles na escrita, começa a peça corrigindo textos ruins até que lê um de boa qualidade cuja temática era fim de semana. Um dos alunos (Claudio)relatou como conseguiu entrar na casa de um colega de turma para observar sua família de perto. No fim, escreveu: “continua…”. Assim, este o faz em todas as partes entregues-lhe posteriormente. Germano passa a se dedicar a ele, emprestando-lhe livros, exigindo mais de sua escrita, lendo os textos sobre a família de classe média. Sua mulher colocá-se contra. Pede para que vá à direção e chame o responsável. Avisando-o a cada leitura: “isso não pode acabar bem”.

O elenco é constituido por Isio Ghelman (ótima atuação como o professor Germano), Gabriel Lara (estudante Cláudio que senta na última fila). Luciana Braga (esposa do mestre), Celso Taddei (pai da família espionada),  Lorena da Silva (mãe do amigo do escritor) e Vicente Conde (outro aluno, Rafa, fraco em Matemática, motivo pelo qual, consegue entrar na casa). Para quem gosta de Literatura, para escritores sobretudo, a peça proporciona inúmeras reflexões sobre o processo da escrita.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também