Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Aleksandar Mandić

Aleksandar Mandić

Geral por Betty Silberstein em 2017-09-28 10:58:01

       

Mandic foi um dos primeiros executivos a explorar comercialmente o serviço de provedor de acesso à Internet no Brasil. Nasceu com a veia empreendedora e com a missão de ser um executivo de sucesso. Sem nem cursar faculdade, mas sempre muito interessado em tudo que envolvia tecnologia e inovação, fez um curso em uma escola técnica, em São Paulo, onde se formou em 1972.

No mesmo ano, iniciou sua carreira profissional, ingressando na Siemens, onde atuou na área de Automação Industrial com computadores de processo. Dezoito anos depois, em 1990, ele deixou a Siemens para abrir seu próprio negócio, o MANDIC BBS. E é por esse motivo que temos essa foto: 27 anos depois, encontram-se em Portugal, Mandic com seu primeiro assinante pagante: Guilherme Silberstein, na época com apenas 9 anos de idade!

Em 1995, com a chegada da internet no Brasil, e através da sociedade com o grupo GP Investimentos, a MANDIC BBS se transformou em uma das gigantes da internet brasileira, a MANDIC INTERNET S.A. No final dos anos 90, tanto Aleksandar Mandić quanto o GP Investimentos venderam a Mandic para uma empresa argentina, chamada O Site.

Em janeiro de 2002, decidido a ter novamente seu próprio negócio, o executivo reabriu a MANDIC, só que, dessa vez, o foco era em e-mail corporativo. A empresa só crescia e ganhava novos clientes com um serviço de e-mail que evoluiu para a oferta de produtos de computação em nuvem. Dez anos depois, em março de 2012, o empreendedor vendeu a empresa para o fundo de investimentos Riverwood Capital, por R$ 100 milhões. Com a venda, Aleksandar Mandić comprou uma pequena participação no próprio Riverwood, onde atua como conselheiro na empresa.

Em sua trajetória meteórica, Mandic recebeu vários prêmios: Empreendedor Master do Ano - Ernst & Young (1999); Melhor Provedor IBEST 97/98; Casa da Universidade (que gerou o livro escrito por ele: Mandicas); Melhor Provedor TOP3 IBEST 98/99, o mais importante prêmio da internet brasileira; SUCESU 40 Anos, da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações (2006).

Foi também estudado como case de sucesso na célebre Harvard University, em Boston, e convidado a dar palestra na Faculdade de Economia.

Sempre inquieto, procurando descobrir e inventar novidades, Aleksandar dedicou-se à www.wifimagic.com, um App localizador de Senhas WiFi.

O que é uma Senha WiFi Pública? São redes WiFi localizadas em restaurantes, hotéis, salões de beleza, etc., onde, para se ter acesso, você teria que perguntar a senha ao atendente. A filosofia de funcionamento se baseia em colaboração, ou seja, o usuário coloca a senha pela primeira vez e toda comunidade WiFi Magic tem esta senha à sua disposição. O WiFi Magic não tem acesso às suas senhas nem à do seu roteador. Apenas 20 dias após seu lançamento, o WiFi Magic se tornou o App mais baixado no Brasil. Os downloads foram crescendo em ritmo exponencial: um mês depois, 40 mil pessoas tinham o aplicativo no celular. Em seis meses, veio o primeiro milhão de transferências. 11 meses após o lançamento, o WiFi Magic atingiu a marca de 5 milhões de usuários. Em abril de 2015, já tinha 10 milhões de usuários registrados. Hoje, atinge a marca de 17 milhões!

O WiFi Magic está presente em todos os continentes, inclusive em locais isolados. Segundo Mandic, o WiFi Magic foi baixado em quase todos os países, menos em um: Mongólia. Já foram marcados cerca de 1.800.000 mil pontos de acesso em todo mundo. Segundo ele, a plataforma é muito útil em países em desenvolvimento, onde as pessoas têm smartphones mas, nem sempre, contam com um bom serviço de internet móvel. Usuários do mundo todo compartilham redes WiFi públicas a todo instante. Não importa o lugar que você estiver, o WiFi Magic dá a você a senha da internet!

Atualmente, Mandic trocou as paragens tupiniquins por terras portuguesas, onde, entre caminhadas pela cidade de Cascais e pedaladas de bicicleta pela região, continua criando novidades tecnológicas.

Ele está longe de se aposentar, portanto... é só aguardar o que ele logo, logo vai inventar.



Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também