Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Polícia Federal - A Lei é para Todos

Polícia Federal - A Lei é para Todos

Cultura por Betty Silberstein em 2017-10-04 08:04:50

     

Polícia Federal: A Lei É para Todos é um drama policial de 2017, cobrindo um extraordinário período conturbado de três anos da história contemporânea.

 

Dirigido por Marcelo Antunez e produzido por Tomislav Brazic, foi inspirado no livro homônimo de Carlos Graieb e Ana Maria Santos. Inspirado em fatos reais sobre a Operação Lava-Jato, mostra o passo a passo da atuação da Polícia Federal na investigação que mudou, para sempre, o curso da política no nosso país, indicando o maior caso de corrupção já desvendado na história do Brasil. Revela os esforços para desvendar o esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas a executivos da Petrobrás, empreiteiras, partidos políticos e parlamentares e mostra ainda o papel decisivo da Justiça para que a investigação não fosse destruída pelas forças políticas envolvidas.

 

A própria Polícia Federal do Brasil prestou consultoria para a produção do filme, que teve cenas filmadas nas sua sede de Curitiba e no Rio de Janeiro. O diretor revelou que teve acesso a gravações feitas pela Polícia Federal.  

 

Usando narrativa descomplicada, o diretor, Marcelo Antunez, discorre de forma didática sobre os meandros da impactante operação coordenada pela Polícia Federal de Curitiba. A equipe de investigadores que comanda as ações é liderada pelos personagens de Antonio Calloni e Flávia Alessandra e são eles que dão vigor ao filme. Outras participações pontuam a ação: Marcelo Serrado, como o Juiz Sérgio Moro (eficiente e reservado condutor da Operação), sua esposa, encenada por Laura Proença, Ary Fontoura, na pele do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de Antônio Calloni, Bruce Gomlevsky, Cris Flores, Genésio de Barros, João Baldasserini, Juliana Schalch, Leonardo Franco, Leonardo Medeiros, Rainer Cadete, Roberto Berindelli, Roney Faccini, Samuel Toledo, Sandra Corveloni, Tadeu Aguiar.

 

A trama é divida em três filmes, que devem ser lançados a cada ano. Não é um documentário, por isto, apesar de ser baseado em fatos reais, não tem a obrigação de ser fiel à realidade. Com o subtítulo de Os Bastidores da Operação Lava-Jato, retrata a saga da maior intervenção de combate à corrupção da História do Brasil. A narrativa surge pelo ponto de vista do personagem Delegado Ivan (Antonio Calloni) (embora fictício, tem traços que o aproximam do Delegado Igor de Paula) e de sua equipe da Política Federal, em conjunto com a força-tarefa do Ministério Público Federal.

 

O longa-metragem chega como uma bomba no mercado cinematográfico brasileiro. Cercado de controvérsias e polêmicas, Polícia Federal: A Lei é Para Todos estreou nos cinemas brasileiros de todo país no feriado do Dia da Independência, 7 de setembro. Com os recentes debates políticos acontecendo no Brasil, o longa-metragem vem atendendo às expectativas e já se coloca como um dos maiores sucessos do cinema nacional em 2017. Sendo um filme sobre a má utilização de recursos públicos, Antunez e seu produtor pensaram que não seria ético utilizar-se das leis de patrocínio. Sendo assim, buscaram investidores privados, que aderiram, cobrindo, sem renúncia fiscal, os R$ 16 milhões da produção, embora prefiram permanecer anônimos.

 

Até agora, este filme teve a maior bilheteria de estreia nacional do ano, vendendo 470 mil ingressos nos primeiros quatro dias de exibição. Em apenas um fim de semana, cerca de 133 mil pessoas foram ao cinema assistir ao longa, que já arrecadou mais de R$ 17 milhões. Ao fim de sua terceira semana em cartaz, o filme sobre a Operação Lava-Jato se tornou o terceiro filme a superar a marca de 1 milhão de espectadores no ano, com 1.066.433 ingressos vendidos.

 

Ficha Técnica do Filme

 

Direção: Marcelo Antunez

Elenco: Marcelo Serrada, Flávia Alessandra, Antônio Calloni, Ary Fontoura, Bruce Gomlevsky, Cris Flores, Genésio de Barros, João Baldasserini, Juliana Schalch, Laura Proença, Leonardo Franco, Leonardo Medeiros, Rainer Cadete, Roberto Berindelli, Roney Faccini, Samuel Toledo, Sandra Corveloni, Tadeu Aguiar

Roteiro: Thomas Stravos e Gustavo Lipsztein

Direção de Fotografia: Marcelo Brasil

Produção: Tomislav Blazic

Montagem: Marcelo Moraes

Cia. Produtora: New Cine e TV, Raconto Produções ArtísticasÚltimas de Cultura


Desde seu anúncio, Polícia Federal tem sido acusado de ser panfletário e tendencioso politicamente, e que seria melhor esperar o fim da Operação Lava-Jato. O Diretor poderia, assim, ter aguardado mais desdobramentos, algo veementemente combatido pela equipe, que afirma usar os fatos envolvendo a Operação Lava-Jato para criar entretenimento e diversão. O filme surpreende por se diferenciar de outras produções nacionais e por seu roteiro arrojado, que mescla fatos contemporâneos com uma boa história, prendendo e aturdindo o espectador.

Polícia Federal: A Lei é Para Todos retrata também a divisão política no país, a influência da mídia em torno de toda a operação e como todos esses fatores influenciam a população, o que ilustra a delicadeza e a enormidade da situação.

O mais novo filme brasileiro está cheio de boas interpretações e um trabalho de câmera eficiente. Prende a atenção do espectador tanto nas cenas de ação, quanto nos momentos mais introspectivos, e impacta o público como uma obra de qualidade, sendo comparável a algumas peças de Hollywood.

Não deixe de assistir!

E poste sua opinião a respeito do filme nesta coluna do Jornal Sem Fronteiras!

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também