Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Confraria Saberes Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ da Casa das Beiras de Toronto entronizou primeiros confrades

Confraria Saberes Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ da Casa das Beiras de Toronto entronizou primeiros confrades

Cultura por em 2017-10-05 23:07:32
Apadrinhada pela Confraria Grão Vasco, de Viseu

Confraria Saberes Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ da Casa das Beiras de Toronto entronizou primeiros confrades

Decorreu em Toronto, no Canadá, a primeira entronização da Confraria Saberes Sabores da Beira Grão Vasco da Casa das Beiras de Toronto, apadrinhada pela Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco de Viseu. Foram entronizados sete Comendadores, - personalidades da vida política e social de Toronto, bem como deputados e vereadoras daquela cidade, - e 29 Cavaleiros, oriundos da comunidade portuguesa naquele país da América do Norte. 
Para que esta entronização fosse possível, destaque para o trabalho desenvolvido por Bernardino Nascimento, presidente da Casa das Beiras, bem como da sua equipa, em prol da promoção e divulgação da cultura portuguesa.
A entronização ocorreu no âmbito da Semana Cultural da Casa das Beiras de Toronto, um evento, que durou oito dias, com grande dignidade e visibilidade junto da comunidade portuguesa. José Cesário, deputado na Assembleia da República, marcou presença na sessão de abertura. Do programa referência especial para as actuações de diversos ranchos folclóricos, vindos da comunidade portuguesa, que muito prestigiaram o folclore, a cultura e as tradições portuguesas.
Entre as personalidades que se associaram a esta Semana Cultural, destaque para Paula Medeiros, funcionária Superior do Consulado Português de Toronto; Sofia Ribeiro, deputada no Parlamento Europeu; Cristina Martins, deputada do Parlamento Provincial, em representação da área de Davenport; Ana Bailão, vereadora na câmara de Toronto; Ana Tavares Cumbre Ribeiro, do Instituto Camões e coordenadora de ensino do Português no Canadá; bem como de Julie Dzerowitz, deputada do parlamento Federal canadiano.
Entre os entronizados como Comendadores, destaque para César Palaci e Fátima Martins, bem como de outros membros da comunidade portuguesa no Canadá, oriundos de Viseu, bem como ou luso-descendentes. Foram também entronizados 29 personalidades de Toronto, como Cavaleiros da Confraria Saberes Sabores da Beira Grão Vasco da Casa das Beiras de Toronto, apadrinhada pela Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, de Viseu, que esteve representada pelo Almoxarife José Ernesto Silva, acompanhado por António Meneses, Mário Antunes e Rui Moiteiro.
A cerimónia de entronização decorreu no salão nobre da Casa das Beiras, com a presença de muitos sócios, abrilhantada por diversos ranchos folclóricos da comunidade portuguesa, bem como da Tuna Académica de Coimbra. O repasto que se seguiu contou com pratos da cozinha tradicional portuguesa, confeccionados pelo Chef António Mendes, regados com vinhos do Dão. 
O presidente da Casa das Beiras mostrou-se muito satisfeito com a entronização e também com a Semana Cultural Beirã, que considerou “especial”, realçando a presença de inúmeras personalidades portuguesas e canadianas. “Fizemos, talvez, uma das melhores Semanas Culturais de sempre”, afirmou Bernardino Nascimento.
Também o Almoxarife da Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco sublinhou a importância da entronização realizada no Canadá, o que alarga para quatro o número de países onde a Confraria viseense está representada, depois do Brasil, Argentina e Suíça, onde brevemente decorrerá o Capítulo da segunda confraria irmã na Suíça. José Ernesto Silva realçou também o trabalho realizado pela Casa das Beiras de Toronto em prol da cultura portuguesa naquele país.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também