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26º Salão do Mar

Artes Plásticas por em 2017-12-14 00:11:19

Prezado(a) Artista,

O  Departamento Cultural do Clube Naval tem a honra de convidá-lo(a) para  participar do nosso 26º Salão do Mar, o qual ocorrerá de acordo com a programação constante no regulamento indicado abaixo.

Para mais informações, estaremos à sua disposição pelo 
e-mail culturaleventos@ clubenaval.rio ou pelo telefone: (21) 2112-2427 (Viviane ou Ernando).

Inscrição com entrega de obras: 05 a 16/03/2018 (dias úteis) de 14 às 18h.

Local: Salão Vermelho - 3° andar                              

Departamento Cultural do Clube Naval

Sede Social

REGULAMENTO:
26º Salão do Mar

REGULAMENTO DO 26º SALÃO DO MAR – 2018
 
1 – PROPÓSITO: contribuir para o estreitamento dos laços culturais entre os sócios do Clube Naval e a comunidade de artistas plásticos que têm o Mar como tema de suas manifestações artísticas, no segmento de pintura.
 
2 – COMISSÃO ORGANIZADORA: a Comissão Organizadora do 26º Salão do Mar será presidida pelo Diretor Cultural e integrada por seus assessores, especialmente designados para este evento.
 
3 – PARTICIPANTES E RESPECTIVOS TRABALHOS:

3.1 - O 26º Salão do Mar está aberto aos artistas plásticos de todo o país, sócios ou não do Clube Naval.
3.2 – A modalidade será exclusivamente Pintura, com emprego de óleo, acrílico, aquarela, pastel e guache.
3.3 – Cada artista poderá apresentar até duas obras, satisfazendo às seguintes condições, além das previstas nas DISPOSIÇÕES GERAIS:

a) As pinturas não deverão ultrapassar as medidas de 0,80m x 1,00m, com ou sem moldura.
b) As obras sem moldura deverão ter acabamento próprio, para serem expostas.
c) Todas as obras deverão estar em condições de ser penduradas, preferencialmente com fio de arame.

4 – INSCRIÇÃO E DEMAIS PROVIDÊNCIAS:

4.1 – A inscrição, junto à entrega de obras, será feita no período de 05 a 16/03/2018, de 2ª a 6ª feira, das 14 às 18h, no Clube Naval, na Av. Rio Branco, 180 – 3º andar (Salão Vermelho);
4.2 – No ato da inscrição, o participante ou seu preposto prestará todas as informações constantes da “Ficha de Inscrição” que lhe será apresentada;
4.3 - Toda obra apresentada deverá ter o seu valor pecuniário expresso na ficha de inscrição;
4.4 - Quaisquer obras declaradas como acervo não poderão ser inscritas;
4.5 – No ato da inscrição, será recolhida à Tesouraria do Clube, situada no 2º andar, a taxa de inscrição, no valor de R$90,00 (noventa reais);
4.6 – Os sócios efetivos e seus dependentes estão isentos da taxa de inscrição;
4.7 – Para não-sócios, a inscrição no 26º Salão do Mar só estará consumada após a efetivação do recolhimento da referida taxa de inscrição, o que representará a concordância tácita do participante com o inteiro teor do que é estabelecido neste regulamento.
4.8 – A inscrição de artistas de outras cidades e estados poderá ser feita mediante o envio da(s) obra(s) para o Clube Naval, com recebimento até o dia 16/03/2018, acompanhada(s) de cheque nominal ao Clube Naval, para o pagamento da taxa, e das seguintes informações pertinentes: nome completo, endereço, telefone e CPF do artista, identificação da obra e seu valor pecuniário.

5 – ENTREGA DAS OBRAS:

5.1 – Na entrega, deverão estar fixadas nas obras as etiquetas fornecidas no ato da inscrição, devidamente preenchidas pelo funcionário do clube e conferida pelo artista ou preposto;

6 – DA SELEÇÃO E JULGAMENTO:

6.1 – A seleção e o julgamento das obras serão de responsabilidade exclusiva de uma Comissão Julgadora presidida pelo Diretor Cultural e composta por seis (6) outros membros especialmente convidados pelo Presidente do Clube, entre pessoas identificadas com o panorama artístico brasileiro, sobretudo associado ao mar. Essa Comissão será assessorada pela Comissão Organizadora na aplicação deste Regulamento e nas demais questões que se fizerem necessárias.
6.2 – A seleção e o julgamento das obras serão feitos em sessão única reservada, às 15h do dia 28/03/2018;
6.3 – Desse evento será lavrada uma Ata, pelo Departamento Cultural, contendo todas as decisões tomadas pela Comissão Julgadora e com as observações da Comissão Organizadora, se couber.
6.4 – Na seleção serão considerados parâmetros objetivos de verificação de conformidade da obra inscrita com o disposto neste Regulamento, e parâmetros técnicos e artísticos, a critério da Comissão Julgadora.
6.5 – Não serão selecionadas obras que apresentarem as seguintes irregularidades:

Cópia de outras obras apresentadas, mesmo que sejam reproduções executadas por diferentes processos ou as chamadas “RELEITURAS”;
Obras sem assinatura, ou sem condições de serem penduradas ou expostas;
Obras com danos materiais na tela ou na moldura, sem condições de exibição;
Obras confeccionadas com apoio explícito de computação gráfica e outros recursos que se utilizem de processos fotográficos em geral;
Obras definidas e identificadas como artesanato ou montagem de peças (instalação);
Obras já expostas em Salões anteriores do Clube Naval; e
Outros casos: a critério da comissão julgadora.
6.6 – O número máximo de obras que podem ser selecionadas tem relação com a disponibilidade de espaço nos salões destinados à exposição. Contudo, não é necessariamente obrigatório selecionar um número de obras tal que preencha os dois salões, uma vez que estará sempre presente a necessidade de preservar a qualidade do Salão.
6.8 – Não haverá restituição da TAXA de Inscrição de artista cuja obra não tenha sido selecionada.

7 - RETIRADA DAS OBRAS:

7.1 – A retirada das obras não selecionadas será antes da inauguração do Salão, sendo de inteira responsabilidade do artista, dentro do prazo estabelecido. Os artistas serão informados sobre a não seleção através de telefone ou e-mail, constantes na ficha de inscrição, sendo, pois, necessário estarem disponíveis para contato nos dias 28 e 29/03.  A retirada deverá ser efetuada, impreterivelmente, nos dias 29 e 30/03.
7.2 -  As obras selecionadas serão retiradas de 21 a 23/05/2018, após o último dia da exposição, no horário de 14:00 às 18:00 horas, no 3º andar;
7.3 – As obras não retiradas em até 90 dias após as datas assinaladas no subitem 7.1 e 7.2, serão destinadas a doação pelo Clube Naval;

8 – DA PREMIAÇÃO

8.1 – Serão atribuídos os seguintes prêmios:

         a) UMA MEDALHA DE OURO.
         b) DUAS MEDALHAS DE PRATA.
         c) TRÊS MEDALHA DE BRONZE.

8.2 – A critério da Comissão Julgadora, poderão ser concedidos até seis (6) títulos de Menção Honrosa, e títulos de “Hors Concours”, para distinguir tradicionais participantes do Salão do Mar que já tenham conquistado suas principais premiações.
8.3 – Qualquer prêmio ou menção aqui estabelecido só será conferido quando houver trabalho que a ele faça jus, não estando, portanto, a Comissão Julgadora obrigada a distribuir todos os prêmios e menções previstos.
8.4 – PRÊMIO AQUISIÇÂO, no valor líquido de R$2.000,00 (dois mil reais). Consistirá na aquisição, pelo Clube Naval, pelo valor acima declarado, independentemente do valor atribuído pelo artista da obra selecionada, levando em conta a sua qualidade.
8.5 – Na atribuição do PRÊMIO AQUISIÇÃO, será considerado, além do disposto nos subitens 8.3 e 8.4, o fato de o artista nunca ter recebido semelhante prêmio em quaisquer dos Salões do Clube Naval.
8.6 – Eventualmente poderão ser concedidos prêmios extraordinários, devidamente autorizados pelo Diretor Cultural.
8.7 – A cada artista só poderá ser conferido um prêmio.

9 – “VERNISSAGE”

9.1 – A inauguração do Salão será realizada no dia 18/04/2018, às 18:00 horas, no 4º andar da Sede Social do Clube Naval, com a entrega dos prêmios e certificados aos artistas premiados, convidados e membros do Júri, seguindo-se um coquetel com a abertura oficial do Salão de Exposições, no Salão Nobre, 3º andar.
9.2 – Todos os demais artistas selecionados receberão os Certificados de Participação, que serão entregues por ocasião da retirada de suas obras.
9.3 – A Exposição estará aberta ao público de 19/04 a 18/05/2018 (exceto aos sábados e domingos), de 14 às 18 horas.

10 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 – Não será permitida a exposição de histórico das respectivas obras.
10.2 – As obras expostas não poderão ser retiradas antes do término da exposição, mesmo que sejam vendidas,
10.3 – A arrumação e a disposição das obras no Salão são de inteira e exclusiva responsabilidade da Comissão Organizadora.
10.4 – Não será permitida a entrada de pessoas trajando bermuda, camiseta e chinelo, mesmo que apenas para fazer a inscrição ou retirar obras.
10.5 – Os funcionários do Clube eventualmente designados para fazer inscrições e/ou receber as obras são competentes para aplicar este Regulamento, no que se refere à inscrição ou demais providências compatíveis.
10.6 – Os casos omissos serão apreciados pela Comissão Organizadora.
10.7 – Para mais informações, contatar o Departamento Cultural do Clube Naval pelo  telefone  2112-2427, Sr.ª. Viviane ou  Sr. Ernando, de 2ª a 6ª feira, das 14 às 18 horas.
10.8 – Os eventos do Salão obedecerão à seguinte programação.

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