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Diálogos contemporaneos entre Filosofia e Educação: Entrevista com o escritor Fábio A. Gabriel

Literatura por Alberto Araújo em 2018-01-17 20:28:55

Nascido em Quatiguá (PR) e residente em Joaquim Távora no mesmo estado, Fabio A. Gabriel é formado em filosofia, teologia e pedagogia; é especialista em ética e mestre em educação. Trabalha como professor de filosofia na Rede Estadual do Paraná. É organizador do site Coletâneas Científicas, que reúne as obras que publicou e organizou.

Trabalhou como professor de Filosofia na Universidade Estadual do Norte do Paraná eatualmente é doutorando em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Dedica-se ao estudo sobre a relação entre filosofia e educação, ética e formação de professores de filosofia.

“O principal objetivo é a divulgação científica de resultados de pesquisas de autores de diversas instituições sobre as questões que relacionam filosofia e educação”

 

Boa Leitura!

 

Escritor Fábio A. Gabriel, é um prazer contarmos com a sua participação mais uma vez na revista Divulga Escritor. Conte-nos, como surgiu a obra “Diálogos contemporâneos entre Filosofia e Educação”?

Fábio A. Gabriel - Esta obra se insere num conjunto de obras que temos organizado sobre Filosofia e Educação, e surge com o intuito de agregar artigos que tematizem pesquisas sobre filosofia e educação na contemporaneidade. Conforme afirma o prefaciador professor Dr. Alfredo M.S. Júnior: “Esta volumosa obra tem como principal mérito apresentar contrapontos importantes entre o pensamento educacional de filósofos clássicos que influenciaram diretamente o sistema educacional na era moderna e contemporânea”.

 

Qual o conceito para os diálogos contemporâneos entre Filosofia e Educação?

Fábio A. Gabriel - Acreditamos que filosofia e educação se influenciam diretamente desde o berço na Grécia. As concepções de educação estão relacionadas com o pensamento de algum filósofo, que contribui para se pensar um modo de educar. Esta obra é uma continuação de “Filosofia e educação: um diálogo entre os saberes”, e “Filosofia e educação: um diálogo entre os saberes na contemporaneidade”, ambos editados pela Editora Multifoco.

 

Quais os principais objetivos a serem alcançados com a publicação da obra?

Fábio A. Gabriel - O principal objetivo é a divulgação científica de resultados de pesquisas de autores de diversas instituições sobre as questões que relacionam filosofia e educação.

 

Quais temáticas estão sendo abordadas?

Fábio A. Gabriel - O livro está dividido em 3 partes: Parte I- Ensaios filosóficos; Parte II- Ensaios sobre ensino de filosofia; Parte III- Ensaios Educacionais e afins.

 

Apresente-nos alguns títulos dos artigos apresentados.

Fábio A. Gabriel - Apresento os três primeiros de cada parte. Parte I: Gadamer: hermenêutica filosófica, diálogo e educação; Inversão dos valores em Nietzsche; O ensino da virtude na metafísica dos costumes, de Immanuel Kant; Parte II: Filosofia no ensino médio: uma experiência bilíngue; Possibilidades do Cinema para o ensino de Filosofia; Deleuze e o ensino de filosofia: um conceito ou uma experiência? Parte III: As tendências das pesquisas sobre identidade profissional docente; Educação e ética na teoria analítico-comportamental; Inclusão Digital de alunos especiais no Ensino Superior.

 

A quem você indica a leitura?

Fábio A. Gabriel - Indico a leitura a todo aquele que deseje aprofundar-se no diálogo entre filosofia e educação; e conforme apresentamos, também discutir, como é apresentado na segunda parte do livro, a temática ensino de filosofia.



Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

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