Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > No palco da vida

No palco da vida

Literatura por Renata Barcellos em 2018-01-23 09:22:05

Diante do caos instaurado socioeconômico e culturalmente, a esperança não PODE e não DEVE morrer. Precisamos CRER em um futuro melhor. Olhar ao redor e destacar boas iniciativas. Isso será a energia necessária para nos motivarmos a seguirmos na estrada da vida.  O mundo está ‘faminto de solidariedade, de amor.

No final de 2017, tivemos a oportunidade no dia da posse na APALA (Academia Pan- Americana de Letras e Artes) de conhecer um desses projetos que nos faz pensar: ainda há gente que acredita no seu semelhante: No Palco da Vida. Neste dia estavam Wal Schneider e mais dois integrantes. Todos muito simpáticos e atenciosos. Ganhei material sobre o trabalho desenvolvido por eles e doei meu livro para a Biblioteca. Mais gratificante foi poder intermediar conversa entre eles e a escritora e artista plástica doce e simpática Magali Filosa (Québec – não fala Português) idealizadora também de dois belos trabalhos sociais: O muro da paz e Um sonho para 1 geração.

O projeto No Palco da Vida objetiva “descobrir vocações, formar talentos, desenvolver potencialidades, indicar caminhos, ganhar espaço em diferentes áreas de atuação. Enfim, nosso teatro quer preparar crianças e jovens para o palco da vida, que é o palco mais difícil”, segundo Wal Schneider. Acrescenta ainda que com 10 anos de existência, o projeto “já atendeu a mais de 2 mil pessoas. Nesse local, os alunos se unem para  praticar aulas de teatro, música, dança, são produzidos diversos eventos como apresentações artísticas, bate papos com personalidades e artistas .... No local, todos têm acesso à \\\"Biblioteca Padre Pio\\\" de Teatro, com mais de 6000 títulos”.

Terça-feira, 16 de janeiro, na Livraria Argumento, no Leblon, Rio de Janeiro, houve o lançamento do livro Um Palco e Muitas Vidas. . O livro de autoria de Teresa Montero (doutora pela PUC, autora de Eu sou uma pergunta – uma biografia de Clarice Lispector, 1999); organizou também Correspondências – Clarice Lispector, 2002) e Clarice Lispector – Outros escritos, 2005) relata a trajetória do trabalho desenvolvido (oficinas de teatro, dança, música, cinema e literaturahá uma década pelo ator e diretor Wal Schneider (ganhador do Prêmio Extraordinários 2015 na categoria Superação), com crianças e jovens do Complexo do Alemão e de outras comunidades no Rio de Janeiro . Fomos prestigiar. Lá, muito bem recebida pelos integrantes do projeto, pude conversar com alguns artistas como o ator Sergio Fonta (O Outro Lado do Paraíso) sobre Lima Barreto (sua bela apresentação na Academia Carioca de Letras e na Candelária com leitura dramatizada do autor da Literatura Brasileira) e a atriz Ruth (na chegada, muitos aplausos, depois muitas fotos e conversa e, por fim, foi presenteada com flores pela equipe do projeto.

Sábado, dia 27 de janeiro, às 14 horas, haverá o lançamento do livro na sede do projeto em Olaria. Vale a pena conhecer esta equipe que nos faz ter e ver o BRILHO NO OLHAR. Que muitos outros venham para registrar futuras atividades a serem desenvolvidas!!! Parabéns pela iniciativa Wal Schneider e pelo texto para divulgar o belo trabalho realizado Teresa Montero.

“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”. Franz Kafka

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também