Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > O IHGCO – Instituto Histórico e Geográfico do Ciclo do Ouro, lançou a Revista nº 2 – EDIÇÃO COMEMORATIVA

O IHGCO – Instituto Histórico e Geográfico do Ciclo do Ouro, lançou a Revista nº 2 – EDIÇÃO COMEMORATIVA

Cultura por em 2014-12-04 09:26:29
                

O Presidente do  IHGCO -  INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO CICLO DO OURO - Dr. Paulo Elmo Peixoto, apresentou a Revista e chamou à frente alguns de seus ilustres convidados, que com sutileza e riqueza de detalhes, inspirados no amor à terra escreveram em verso e prosa as lembranças de personagens que deixaram sua marca na história das cidades de: Sabará, Nova Lima, Rio Acima e  Raposos.

Estas cidades  são banhadas pelo Rio das Velhas, rio muito explorado pelos bandeirantes que  extraíram ouro e pedras preciosas e, nos dias atuais morre lentamente esquecido pelas autoridades locais, que não valorizam o seu  maior e mais precioso  tesouro a “AGUA”.

Infelizmente os meios de comunicação privam a população de informações preciosas  sobre os valores da “mineiridade” e  das cidades históricas.

A arte está no DNA da população, pois o amor que demonstram por  sua cidade, é impressionante, a preservação dos costumes,  de  seu  patrimônio físico, moral e sócio cultural são visíveis!

Uma vez ao mês, pesquisadores do IHGCO, se reúnem na Faculdade de Sabará,  preocupados em manter viva a  memória dos feitos de seus antepassados que tanto lutaram, e deixaram um legado valoroso que deve e merece ser preservado.

O anfitrião e Reitor da Faculdade Dr. Mário Guerra, recebe a todos com carinho  e ao final de cada reunião faz questão de servir salgados típicos da região e o chá de congonhas, planta esta que deu origem ao nome do Aeroporto  de São Paulo.

A Faculdade de Sabará, não é só uma instituição de ensino, mas sim um local disposto a preservar e manter a memória da região do Ciclo do Ouro. 

O escritor acima citado Dr. Walter G. Taveira, natural de Nova Lima é  dono de um extenso currículo, o  que torna inviável toda a apresentação, mas ressalto aqui que o  Dr. Walter G. Taveira foi durante 9 anos (1997/2009) Cônsul do Canadá e, como escritor ganhador de vários prêmios!

Outro ilustre cidadão: Lucas José de Alvarenga, nascido em Sabará em 1768, formou-se na Universidade de Coimbra e foi  um líder chinês - Governador de Macau-China  exercendo o cargo em 1809 e 1810.

 

Ao caminhar pelas ruas de Sabará, sobre as  mesmas pedras que um dia os bandeirantes pisaram; olhar os casarões que mais parecem palacetes, as casas com fachadas em azul e branco separadas por sinuosas e charmosas ruas estreitas, somos envolvidos pela magia do  passado que  se mistura com o presente,  transformando tudo em um momento surreal!

 

                                                                                                          Lucinha Lima

 

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também