Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Livro traz fatos de oito décadas do carnaval de Niterói

Livro traz fatos de oito décadas do carnaval de Niterói

Literatura por Alberto Araújo em 2018-02-03 23:41:29

O livro “Antigamente é que era bom: A folia niteroiense entre 1900 e 1986” (Selo Niterói Livros), será lançado no dia 5 de fevereiro, segunda-feira, às 18h, no Solar do Jambeiro, ao som de animadas marchinhas de carnaval.

 

Fruto do trabalho meticuloso dos historiadores Leandro Silveira, Matheus Tavares Viug e Winnie Delmar de Souza Silva, o livro, através de fotos, entrevistas e artigos de jornais e revistas, faz um inédito passeio pela folia niteroiense e traz fatos e curiosidades sobre oito décadas de história do carnaval da cidade, mostrando a tradição da festa de Momo no município, desde os tempos do entrudo, dos corsos, dos banhos de mar à fantasia, até a formação do carnaval mais contemporâneo, com cordões e blocos carnavalescos, bailes nos clubes e chegando ao sucesso do segundo maior carnaval do Brasil, como era considerado o desfile das escolas de samba de Niterói. O trabalho aborda também a alegria e a originalidade dos foliões do tradicional carnaval de rua.

 

“Estamos fazendo uma volta ao passado para mostrar que não é de hoje que Niterói sabe fazer samba”, ressalta Leandro Silveira, um dos autores.

 

Para o Secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes, a Secretaria e a Fundação de Arte de Niterói (FAN), por meio do Selo Niterói Livros, cumprem seu papel com a publicação da obra, ao investir em novos pesquisadores e contribuir para a construção da memória da cidade.

 

Durante o lançamento, haverá a apresentação musical do grupo ‘Coisas da Antiga’, sob o comando do cantor e cavaquinhista Cacau Campos.

 

 

Sobre os autores:

 

Leandro Silveira é Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2012). Licenciado e bacharel em História pela mesma instituição (2008). É professor de História no Liceu Nilo Peçanha, em Niterói. É pesquisador de samba e carnaval e atua como comentarista no quadro ‘Tudo Sobre Samba’, no Programa Tarde Nacional da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

Matheus Tavares Viug é licenciando e bacharelando em História pela Universidade Federal Fluminense. Flamenguista, compositor e apaixonado por carnavais.

 

Winnie Delmar de Souza Silva é formada pela Universidade Unilasalle em História- Licenciatura (2013). Pós-graduada em Educação Infantil (2016) e atua como porta-bandeiras.

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Antigamente é que era bom: A folia niteroiense entre 1900 e 1986” (Selo Niterói Livros)

Com apresentação musical do grupo Coisas da Antiga

Data: 05 de fevereiro de 2018, segunda-feira

Horário: 18h

Local: Solar do Jambeiro

Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos

Classificação etária: livre

ENTRADA FRANCA

 

 

Nas fotos: 

- A capa do livro (crédito Leo Zulluh)

- imagens de Carnaval presentes no livro

 


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também