Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Literando no teatro

Literando no teatro

Literatura por Renata Barcellos em 2018-03-20 23:08:53

Sábado, dia 17 de março, pela manhã, embarcamos em uma van (com um pessoal muito animado como sempre) com a guia Betty e motorista Roger rumo à Araruama. O trânsito estava intenso, mas isso não tirou nosso entusiasmo. Aproveitamos para interagir. Nós, mulheres escritoras e/ou poetisas, pertencentes a diversas entidades acadêmicas, fomos prestigiar a comemoração de 3 anos da AARALETRAS (Academia Araruamense de Letras). Não sabíamos nós o quão seria gratificante.

Ao entrarmos na cidade e até nos dirigirmos ao Centro Cultura Professor Jaú, já fomos contemplando a paisagem, o comércio... Quando lá chegamos, avistamos a presidente da UBE (Dra Juçara Valverde) e o da AARALETRAS (o muito gentil e simpático Dr. Cid José C. Magioli e a sua esposa). Fomos apresentadas a ele. Tiramos fotos e, em seguida, fizemos um “cálido passeio”, como ele mesmo definiu: o teatro é lindo, a exposição de quadros belíssima. Destaque para a réplica do quadro Menina lendo – pintura de Jean-Honoré Fragonard (1732-1806), Quando a funcionária abriu uma enorme porta de madeira, ficamos impressionada com a praça principal Joao Helito e Antônio Raposo - um belo cartão postal. Lá, estão localizados o Espaço Cultural Caio Mourão (Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Cultura, oferece cursos de música, pintura...), a  Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, o chafariz musical (gentilmente ligado para nós), a casa do Papai Noel fez com que a criança existente em cada um de nós fosse aflorada. Depois, fomos almoçar no restaurante Moquecas. Um lugar aconchegante à beira da Laguna de Araruama com boa comida e garçons muito atenciosos.

E, de lá, fomos ao auditório da Universidade Cândido Mendes. A cerimônia iniciou às 16 horas. Pudemos passear pelo universo literário a começar pelas brilhantes palestras de Juçara Valverde (Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE/RJ, Vice-Presidente da da Academia Brasileira de Médicos Escritores - ABRAMES): Mulheres na literatura no século XIX; Luiz Gondim de Araújo Lins (presidente da Academia Eça de Queiróz, membro da UBE-RJ e orador oficial da ABRAMES): A personagem feminina na literatura: Capitu e Luíza; e Leslie Albuquerque Aloan (presidente da Academia Brasileira de Médicos Escritores): O sexo feminino na literatura.

No momento da Tertúlia, ao declamar e/ou fazer leitura dramatizada, cada uma de nós (com o tema mulher ou outro) teve acompanhamento da musicista que nos presenteou com um belo fundo musical. Fez-nos remontar a época do Trovadorismo. Sentimo-nos Trovadoras (RS). Entre um poema e outro, Nelly Madsen nos encantou com a bela apresentação de Chaplin. Nessa cerimônia, a mulher foi cantada, homenageada, respeitada e, por fim, ficou extasiada. Como diz o nosso anfitrião, Dr. Cid José C. Magioli, a mulher é  “a poesia lapidada pelo coração, cheia de encantos, segredos, mistérios e sedução”. Ao término, foi-nos oferecido um delicioso bolo com o símbolo da instituição.

Participantes desta viajem Literária.

Angela Maria Carrocino (Poesia Simplesmente – UBE – APPERJ)

Nilza Freire (UBE – ALB)

Gladis Lacerda (APPERJ) – ACLAL – FALARJ - FALASP

Edilde Cândido (UBE – AJEB – ALALS – Projeto Viajando na leitura)

Lydia Simonato (AJEB – UBE – UBT)

Angela Guera (FALARJ – UBE – AJEB – AMPLA – UBT..)

Gilda ( APPERJ – ABLAP - Poesia Simplesmente)

Eliana Calixto (UBE – ABRAMES – APPERJ - Poesia Simplesmente)

Eloisa Helena (atriz)

Sandra Lopes (AJEB – ARTISTA PLÁSTICA ...)

Nely Madsen (cantora – atriz – Poesia Simplesmente)

Fátima (AJEB – ALALS)

Ana Maroia Tourinho (AJEB – ACLAL – ACIMA...)

 

Que venham outras parcerias e comemorações!!!

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também