Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Sonho de uma noite de verão - o musical

Sonho de uma noite de verão - o musical

Literatura por Renata Barcellos em 2018-05-03 16:03:54

Estreou, ontem, dia 2 de maio, no Teatro Riachuelo Rio, a bela adaptação da clássica comédia de Shakespeare, Sonho de Uma Noite de Verão - O Musical, datado final do século XVI. Um lindo texto híbrido. As canções originais são condizentes ao contexto inseridas. Funcionam não só para dar dinamicidade à narrativa como também resposta ao que estava sendo abordado. Parabéns  à direção musical e músicas originais de Tony Lucchesi;  ao assistência de direção musical: Flávio Moraes e à direção de movimento: Bella Mac. Vale destacar a interpretação do primeiro ator (Anderson Rosa - Egeu/Quina/Fada) ao cantar. E a articulação – o ciclo realizado com a letra inicial. Ela será utilizada para terminar a peça: “Eu queria ser livre. Meu nome é Helena.  Eu queria não ter medo de um homem cortejar. .. eu queria ter voz para nos defender ...”.

É uma obra cuja história são de seres mitológicos e fantásticos da antiga Grécia. Tudo começa quando Egeu quer obrigar a sua filha Hérmia a casar com Demétrio, um homem que ela não ama. Logo, na primeira cena, percebe-se que trata-se de dois jovens apaixonados (proibidos), pelo pai e pelo pretendente da moça, de se casarem. Decidem fugir juntos. Mas uma série de encontros e desencontros os levará a viver uma noite mágica entre seres encantados, que possuem uma estranha poção do amor. São 14 atores com bela atuação da CEFTEM (Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical), como parte da comemoração de seus cinco anos)em cena.  O cenário se restringe ao mesmo quantitativo de cadeiras de madeiras. Há algumas cenas cômicas. A plateia riu em vários momentos. Neste quesito, destaco o desempenho de Vitor Louzada – Bobina.

Este texto foi elaborado há mais de cinco séculos. Mas mantém-se atual pela temática atemporal: amor e sua abordagem e reflexões suscitadas: o que  somos capazes de fazer em nome dês sentimento ou, até mesmo, o quão grande ele é. Os deuses e deusas são responsáveis pelas pitadas inusitadas no que seria uma realidade cruel.

Vale ressaltar outro ponto da peça: a alusão a personagens da literatura mundial e sua relação com o AMOR: Cleópatra, Rosalina, Otelo, Ofélia... Para quem não os conhece, fica a dica: pesquise-os!!! Vai adorar!!! E as citações referentes a este sentimento: “Amor sempre foi sofrimento, sempre amor com tormento”. 

Enfim, com direção de João Fonseca, o texto propiciá-nos uma boa reflexão sobre este sentimento e a forma como relacionamo-nos com ele.

Ficha Técnica:

 

Realização: CEFTEM e Aventura Entretenimento

Direção: João Fonseca

Assistência de Direção: Lyv Ziese

Direção Musical e Músicas Originais: Tony Lucchesi

Assistência de Direção Musical: Flávio Moraes

Direção de Movimento: Bella Mac

Assessoria de Imprensa: MercadoCom

Elenco:

Alina Cunha - Hérmia/Fada

Anderson Rosa - Egeu/Quina/Fada

Caio Lisboa - Lisandro/Sanfona

Clara Equi - Hipólita/Titânia/Fada

Erick De Luca - Lisandro/Bicudo

Gabriel Lara - Puck

Hamilton Dias - Teseu/Oberon

Julia de Aquino - Helena/Justine

Maria Clara Cristóvão - Helena/Justine

Mariana Montenegro - Hérmia/Fada

Mateus Penna Firme - Demétrio/Sanfona

Milene Cauzin - Hipólita/Titânia/Fada

Sidarta Senna - Demétrio/Bicudo

Vitor Louzada – Bobina

 

SERVIÇO – SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO (MUSICAL)

 

Local: Teatro Riachuelo Rio - Rua do Passeio, 40 - Cinelândia - Rio de Janeiro/RJ
Data: 2, 9, 16, 23 e 31 de maio | 1, 2 e 3 de junho
Classificação: Livre
Horário: 20h
Vendas: http://bit.ly/SonhoDeUmaNoiteDeVerãoMusical
Preços: R$40 (inteira) e R$20 (meia)

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também