Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Cine Jazz homenageia baixista Ray Brown e recebe Guto Wirtti

Cine Jazz homenageia baixista Ray Brown e recebe Guto Wirtti

Eventos por Alberto Araújo em 2018-06-19 19:35:48

O Solar do Jambeiro recebe, na terça-feira, 26 de junho, às 19h, uma edição do projeto Cine Jazz em homenagem ao contrabaixista americano Ray Brown. Após a exibição do filme Ray Brown Live in Viena (1988), o também baixista Guto Wirtti vai se apresentar acompanhado do guitarrista Nelson Faria. A entrada é franca e a classificação indicativa, 14 anos. 

 

Nascido no estado da Pensilvânia em 1926, Ray Brown é considerado um dos maiores baixistas da história do jazz e um dos mais influentes do gênero devido ao som que conseguia extrair do instrumento acústico, assim como pela sua eficiência na condução do ritmo das composições. O filme a ser exibido foi gravado numa apresentação do músico com o pianista Monty Alexander e o guitarrista Herb Ellis, em Viena na Áustria, em 24 de abril de 1988. 

 

Brown começou estudando piano, mas decidiu-se pelo baixo por considerá-lo mais fácil e acabou por aprender a tocar o instrumento de ouvido. Aos 19 anos, conheceu um dos maiores trompetistas do jazz, Dizzy Gillespie, entrando em sua banda ao lado de Charlie Parker e Bud Powell. Fez parte, durante anos, do famoso trio do pianista Oscar Peterson e trabalhou com os maiores nomes do jazz como Duke Ellington e a cantora Ella Fitzgerald, com quem foi casado por 4 anos. Gravou e se apresentou com artistas importantes como os cantores Frank Sinatra, Tony Bennett e o maestro Quincy Jones. 

 

Vencedor de diversos prêmios Grammy, Brown dedicou-se nos últimos anos a formar trios, com os quais excursionava por todo o Mundo. Faleceu em 2002, aos 75 anos, no camarim de um concerto em Indianapolis, EUA, e foi alçado em 2003 ao Hall of Fame, pela revista Down Beat, por sua importante contribuição a história do jazz. 

 

Sobre Guto Wirtti...

 

O músico convidado da noite é o baixista gaúcho Guto Wirtti, radicado há anos no Rio de Janeiro e uma das maiores revelações do instrumento no Brasil nos últimos anos. Reconhecido por sua versatilidade e criatividade, o contrabaixista, arranjador, compositor e produtor musical é um dos instrumentistas mais requisitados da música brasileira. Guto tem na sua bagagem participações nos trabalhos de artistas importantes como João Bosco, Leo Gandelman, Maurício Einhorn, Ed Motta, Luís Melodia, Wilson das Neves, Milton Nascimento e Jorge BenJor. 

 

O projeto Cine Jazz é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói/ FAN com curadoria do produtor Paulo Renato Rocha. 

 

Serviço:

Cine Jazz homenageia baixista Ray Brown e recebe Guto Wirtti

Data: 26 de junho, terça-feira

Horário: 19h

Classificação indicativa: Livre

Duração: 90m

Entrada franca

 

Local: Solar do Jambeiro

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói

Telefone: (21) 2109-2222


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também