Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Quem conta é a água terá noite de lançamento no Solar do Jambeiro

Quem conta é a água terá noite de lançamento no Solar do Jambeiro

Eventos por Alberto Araújo em 2018-06-19 20:07:10

O filme Quem conta é a água, dirigido por Samara Mello, terá noite de lançamento no Solar do Jambeiro, em Niterói, no dia 4 de julho, às 19h.

 

O documentário fala sobre os 50 anos de iniciação da Mãe Márcia d´Oxum, apaixonada pelo Candomblé e por todo movimento cultural preservado das Matrizes Africanas. Realizado por uma equipe majoritariamente jovem e negra, o curta metragem busca mostrar, por meio da trajetória de fé e superação da Yalorixá, uma forma de desconstruir preconceitos e estereótipos a respeito do candomblé.

 

Iniciada por Mãe Menininha do Gantois - uma das mais respeitadas Yalorixás do Brasil - aos nove anos de idade, Marcia Dória Pereira, também conhecida como Mãe Márcia d’Oxum, é também uma ativista contundente contra o racismo, o preconceito e contra a intolerância religiosa. Márcia se dedica a projetos sociais, culturais e educacionais, que abordam, valorizam e preservam a cultura afro-brasileira e é sacerdotisa responsável pelo Egbè Ilè Ìyá Omidayè Asé Obálayó, terreiro localizado na cidade de São Gonçalo (RJ), com numerosos filhos iniciados no Candomblé.

 

O projeto audiovisual do filme contou com a participação de membros do próprio terreiro, e o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura/FAN, e da Sociedade Fluminense de Fotografia.

 

Após a exibição do filme, haverá uma roda de conversa entre a direção do curta-metragem, a convidada Roberta Martins, diretora de unidades culturais da Fundação de Artes de Niterói (FAN) e o público. Na ocasião, será realizada ainda uma exposição de fotografias.

SERVIÇO: 

Quem conta é a água terá lançamento no Solar do Jambeiro

Data: 04 de julho, quarta-feira

Horário: 19h

Local: Solar do Jambeiro

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói-RJ

ENTRADA GRATUITA - Os ingressos serão disponibilizados por ordem de chegada. Sujeito à lotação.


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também