Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENCONTRO DAS AMÉRICAS UBE-RJ 2018

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENCONTRO DAS AMÉRICAS UBE-RJ 2018

Cultura por Renata Barcellos em 2018-08-15 10:18:31

Nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2018, na SOCIEDADE NACIONAL DE AGRICULTURA, localizada na Av. General Justo, 171, 2º andar, Centro – Rio de Janeiro, foi realizado o IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENCONTRO DAS AMÉRICAS UBE-RJ 2018, com o objetivo de comemorar os 60 anos da União Brasileira de escritores fundada em 1958, sob a presidência de Juçara Valverde. Vale destacar a bela organização do evento (a todos que contribuíram para a realização, parabéns!!!) e a relevância das palestras proferidas (uma verdadeira imersão cultural). Foi um belo evento acadêmico – digno de realização em qualquer instituição destinada à pesquisa.  

Para quem não conhece a história da instituição assim como eu, segue uma síntese desta instituição. Trata-se de uma sociedade fundada a 17 de janeiro de 1958 com a fusão da seção paulista da Associação Brasileira de Escritores e da Sociedade Paulista de Escritores. Sucedeu à Sociedade dos Escritores Brasileiros, primeira associação profissional de escritores, fundada em 14 de março de 1942 por Mario de Andrade e Sérgio Milliet . Durante sua história, teve como ex-presidentes Sérgio Buarque de Holanda, Antonio Candido, Afonso Schmidt, Lygia Fagundes Telles , dentre outros.

Os três dias de comemoração foram de intensa atividade. Além de palestras enriquecedores, houve exposição de quadros (    ), fotopoemas, varal Poético e lançamento de livros.

No primeiro dia, pela manhã, foram proferidas excelentes palestras como “A UBE-RJ amanhã?” - CLAUDIO MURILO LEAL sobre futuro da instituição e suas possíveis atuações; “Memória UBE-RJ” - EDIR MEIRELLES, um breve panorama do que já foi realizado; “Homenagem aos fundadores da UBE-RJ - ZÉLIA FERNANDES, uma magnífica menção aos representantes e destaque de sua relevância; e “Gullar e os metapoemas” - MARCUS VINICIUS QUIROGA, excelente escolha e análise de alguns textos dos maiores nomes da literatura contemporânea.  

À tarde, do primeiro dia, houve a excelente palestra Caminhando com Drummond”. Como sempre, ANTONIO CARLOS SECCHIN proporciona-nos uma verdadeira formação continuada. Destacou-nos que há “um elo perdido entre a duas fases de Drummond: um conjunto de 12 poemas”. Por fim, a mesa-redonda com presidentes das UBEs com coordenação da Mesa-Redonda dos presidentes das UBEs: Srs. Ex-presidentes Edir Meirelles e Abílio Kac. O objetivo foi refletir sobre questões como: Memória da UBE no seu estado?; As metas da UBE no seu estado? e O que estão fazendo pelo escritor de seu estado? 

E, assim, foi a abertura do primeiro dia: da contextualização da UBE a um tour por Drummond.

No segundo dia, pela manhã, palestra de abertura ressaltando a “IMPORTÂNCIA DOS INTERCÂMBIOS E DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA UBE RJ”- DYANDREIA PORTUGAL;            “A pioneira da poesia” - CELI LUZ;  “Reflexões” – LUIZ GONDIM; “Vi Ricardo Reis no Rio de Janeiro certa vez” – RAQUEL NAVEIRA/ MS e, para finalizar a bela manhã, um minicurso sobre “O Teatro de Revista” com Gina Teixeira. Cabe destacar que ela brindou-nos cantando alguns clássicos. Um momento de saudosismo e de muita cantoria. Parabéns, Gina Teixeira!!!

À tarde, por mim, especialmente, a palestra mais esperada: “A língua portuguesa no cenário do século XXI” com RICARDO CAVALIERE (meu ex-professor de diversas disciplinas de Língua Portuguesa da UFF). Resultado: sempre com excelente abordagem e contribuição. Ratifico aqui o que lhe disse minutos antes de seu pronunciamento: o melhor professor que já tive do nosso idioma. Sempre pontual, estava ele às 8 horas em sala de aula com seu jeito sereno de ser e seu jornal O Globo. Enquanto lia-o, dissertava-nos sobre o tema da aula do dia. Se hoje sou a profissional que sou, devo a ele minha formação especialmente. Merci, Cavaliere!!! Em seguida, outras apresentações como: o belo itinerário de Caminhos e descaminhos da poesia” - MARIA GUTMAN T PARANHOS ; a escolha e análise primorosa de textos de “Cora Coralina e seus doces/ poemas” – ANA MARIA TOURINHO (parabéns!!!); as curiosidades sobre “A poesia de Florbela Espanca” – MARISTELA LIMA;  um panorama de Olegário Mariano “O poeta das Cigarras” – ABÍLIO KAC;  a magnífica pesquisa sobre “Nélida Piñon” – DALMA NASCIMENTO (parabéns pelo primor da abordagem); um momento de conhecimento sobre movimentos de rua como “POLEM – Poesia no Leme?”– MARCELO MOURÃO (bela iniciativa de movimento e de objeto de estudo no Mestrado). O segundo dia foi espetacular. Muito conhecimento. Um verdadeiro itinerário pelos escritores pertencentes a diversas escolas literárias.

No terceiro e último dia, pela manhã, repleta também de companheiras ajebeanas no auditório, a bela e reflexiva palestra “AJEB no Rio de Janeiro e a força feminina” de DYANDREIA PORTUGAL. Um momento de conscientização sobre a mulher e a sua atuação no cenário atual; a análise minuciosa de “Luanda Beira Bahia – Adonias Filho. Uma leitura semiótica. – OLÍVIA BARRADAS; a bela viagem pela “A Poesia de Fernando Pessoa” – ZARA PAIM; o relato sobre “A influência de Manoel Bandeira na poesia de Lydia Simonato” – LYDIA SIMONATO; a importância de “A arte do cuidado com livros – Biblioterapia” – FÁTIMA DARCINETE; a apresentação de “Bonecas não voltam” – ELIANA CALIXTO.

A tarde de sexta chegou com “gostinho” de quero mais. Para iniciar, o conhecimento sobre “A farmácia em Jorge Amado” – ANGELA GUERRA ; o belo destaque de “Literatura fantástica de Jorge Amado” – CLÁUDIO MURILO LEAL; a bela apresentação de “Os poemas de Portinari” – SANDRA LOPES;  a primorosa abordagem de “Camões e sua permanência nos poetas contemporâneosMª AMÉLIA PALLADINO;;  “As escritoras Margarida Finkel e  Stella Leonardos” – TERESA CRISTINA MEIRELES DE OLIVEIRA; uma bela abordagem acerca da “A  música popular brasileira” –  HILTON ABI RIHAN e “Vida” – ALUÍZIO REZENDE.

E, para coroar o encerramento dos 60 anos de UBE-RJ, APRESENTAÇÃO MUSICAL COM EUDERSON KANG – GAITA e ANGELA GUERRA (VOZ: ANTÔNIO MOREIRA – VIOLÃO). Linda atuação de todos!!! Em seguida, apresentação do lindo Livro Memória 60 ANOS UBE-RJ - JUÇARA VALVERDE. Por último, premiação das entidades parceiras com a Medalha Comemorativa 60 anos UBE-RJ como: APALA, ALAP, APPERJ ,LITERARTTE, AJEB/RJ, ADLAB....

O que dizer mais dos 3 dias de intensa atividade? Parabéns à Juçara Valverde pela iniciativa, aos organizadores, aos colaboradores e aos parceiros. Como diz DYANDREIA PORTUGAL, “juntas somos mais fortes”. Que venham mais e mais 60 anos de trabalho intenso e acadêmico de fato!!!! 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também