Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > CINTIA BARRETO

CINTIA BARRETO

Eventos por Arleni Batista em 2018-09-03 16:16:33

 CINTIA BARRETO 

Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. É Curadora do projeto Conversa Literária que acontece mensalmente na Cidade das Artes (Barra da Tijuca). Com o projeto ganhou o Prêmio “Cultura + Diversidade” da Secretaria de Cultura do RJ em 2017. Coordenadora da Pós-Graduação em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e da Candido Mendes (Centro e Campo Grande). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, com livros e artigos publicados na área de atuação. Tem ampla experiência em Cursos de Formação Continuada para Professores. É Consultora e Crítica Literária (Fez os prefácios dos livros “Espumas flutuantes” e “Os escravos”, de Castro Alves, pela editora Martin Claret). É Curadora da Festa Literária do André Maurois (FLAM), foi Curadora da 1ª Festa Literária de Paquetá (2017)  É Poeta com três livros publicados: “Entre nós”, “Em trânsito” e “Ofício”. Participou de Coletâneas de Poesia com o grupo Poesia Simplesmente. Leciona a disciplina “Cena da educação brasileira” na Pós-graduação em Literatura infantil e Juvenil na Faculdade de Letras da UFRJ.

No dia 18 de agosto de 2018 foi idealizadora do Seminário de Educação Literária. Estiveram envolvidos diversos professores tendo a literatura como pauta principal. Uma tarde de aprendizado e seus participantes aguardam novos seminários. 

“Ainda sobre o "SEMINÁRIO EDUCAÇÃO LITERÁRIA" tenho que dizer, sem falsa modéstia, que foi um SUCESSO (do Latim SUCCESSUS, “avanço, seguimento, resultado propício”), mas que também significa "êxito; consequência positiva; acontecimento favorável; resultado feliz”. Ou seja, ter "sucesso" não significa ter "dinheiro", "lucro financeiro". É do "sucesso" como "resultado feliz" que falo. É este lugar que me interessa. O " Seminário Educação Literária" foi um acontecimento "FELIZ" Isso posto, o sucesso do Seminário tem a ver com uma ideia "toda azul", parafraseando a querida escritora Marina Colasanti. Uma ideia que não ficou guardada, uma ideia que pude compartilhar com todos que ajudaram a realizar (seja como Apoio - editoras, Institutos, e pessoas físicas -, na produção e todos da Cidade das Artes que contribuíram para a perfeita organização do espaço físico - , e na participação o público seleto - professores, diretores de escolas, profissionais da Educação, jornalistas, estudantes de pós-graduação). Sim! Foi um SUCESSO. Parabéns a todos! Minha GRATIDÃO a cada um que acreditou que era possível organizar e realizar em duas semanas um evento de qualidade na Barra da Tijuca num sábado de agosto de 2018. Eu sou uma sonhadora, mas encontro outros tantos sonhadores e a gente sonha e realiza JUNTOS. Este foi o primeiro Seminário de muitos que realizaremos pelo país, quiçá fora (que poderá ser "Seminário Educação Literária Brasileira". Yes! Temos muito mais que bananas, Senhores! Temos gente que ama literatura. gente que faz literatura e gente que promove e media leitura literária e precisamos de mais gente que leia literatura. Para tanto, precisamos de mais especialistas em literatura infantil, juvenil e adultil. sim! O seminário educação literária foi um sucesso e eu vou dar sequência. Aguardem que em outubro (mês das crianças e dos professores) teremos outro (s) porque é URGENTE e "meu tempo é HOJE". 

“Ainda vou organizar um encontro de Literatura, Conversa Literária, 
no Maracanã. 
Profetizei! 
Quem irá!?”   

             Cintia Barreto



Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também