Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES

XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES

Cultura por em 2018-10-16 16:00:46

Por: Márcia Etelli Coelho*

Literatura e tradição.

Este foi o tema do XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES realizado de 20 a 22 de setembro de 2018 em São Luís, cidade histórica do Maranhão, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial.

O evento destacou a organização de Márcia da Silva Sousa (presidente da regional do Maranhão), Arquimedes Viegas Vale (presidente do Congresso) e de Josyanne Rita de Arruda Franco (presidente nacional da SOBRAMES).  

E contou com a participação de 117 pessoas, sendo 63 sobramistas de 12 regionais com 49 acompanhantes, além dos convidados de Portugal, Moçambique, Uruguai e Macau, promovendo uma grande confraternização e valorização da literatura lusófona.

O premiado "Coral de São João" sob a regência de Fernando Xerém, abrilhantou a abertura do Congresso com trechos emocionantes do cancioneiro popular.

As sessões literárias ocorreram no anfiteatro do Gran São Luís Hotel com  apresentação dos trabalhos inscritos em prosa e em versos. É sempre gratificante escutar textos lidos pelos próprios autores e perceber o brilho no olhar de cada um deles pela satisfação do compartilhamento. Os textos dos mais variados estilos e temas acarretaram entusiasmados aplausos, comprovando que é possível não apenas respeitar as diferenças, mas também apreciá-las.

Todos os 124 textos apresentados foram publicados nos Anais do Congresso e entregue a cada participante.

Em qual evento se consegue ler um livro inteiro com a interpretação de seus próprios autores?

Antes de cada sessão literária alguns sobramistas proferiram palestras: José Maria Chaves ("O Humor na Literatura Nordestina"), José Rafael de Oliveira ("A Razão da Poesia"), Márcia Etelli Coelho ("Verdadeiros Autores de Textos Famosos"), Antônio de Pádua Silva Sousa ("João Mohana") e Antônio Norberto ("Sobre a Morte").

Durante o coffee break, os participantes puderam expor seus livros e apreciar uma belíssima exposição de artes plásticas regionais.

Como neste mês de setembro a regional São Paulo da SOBRAMES comemorou 30 anos de fundação, o Jubileu de Pérola foi marcado com uma delicada  distribuição de mensagens poéticas dos sobramistas paulistas.  

A presidente nacional da SOBRAMES, Josyanne Rita de Arruda Franco, a fim de marcar a tônica agregadora de sua gestão, presenteou todos os sobramistas com o livro "Universo Literário" onde se registram textos de membros diretores das regionais.

O Congresso também aproveitou para realizar uma Assembleia com eleição da nova diretoria da SOBRAMES para o biênio 2019-2020 que terá o Dr. Arquimedes Viegas Vale como presidente.

Depois desse compromisso estatutário, os sobramistas e acompanhantes aproveitaram um passeio turístico que encantou pelo conjunto arquitetônico de casarões "tombados" de azulejaria colonial, pelo registro histórico dos museus e pela beleza do artesanato local.

Na Cerimônia de Encerramento foi possível apreciar a magia do bumba-meu- boi que, ao descer as escadarias do salão Villa Reale em companhia de dançarinos, iniciou uma animada festa dançante.

O Congresso concedeu o Troféu "O Sabiá" aos primeiros classificados entre os textos inscritos e apresentados nas sessões literárias: José Rafael de Oliveira (MA) com a poesia "Ritmo" e Luis Coutinho Dias Filho (PE) com a prosa "Destino de Foca".

O Troféu, confeccionado especialmente para o evento, homenageou o poeta Gonçalves Dias, um dos nomes mais consagrados do Maranhão.

             Ao final do Congresso, todos sentiram-se premiados pelo privilégio de vivenciar alguns dias plenos de literatura e de tradição. Momentos que permanecerão registrados nos Anais, nas fotografias e nas lembranças dos muitos sorrisos e abraços afetuosamente compartilhados.

Fotos de Alcione Alcântara Gonçalves

*Márcia Etelli Coelho é médica formada pela Escola Paulista de Medicina em 1979 e atua na área de Medicina do Trabalho. É autora dos livros: “Andarilho - Em Busca de se Encontrar” (poesias), “Rastros na Areia” (suspense espiritualizado), “Corpo Espelho D´Alma” (visão holística da saúde), “Entre o Laço e os Nós” (poemas), “Os Apóstolos do Zodíaco” (inusitada interpretação do grande mural “A Última Ceia” no qual Leonardo Da Vinci retratou cada apóstolo com as características correspondentes a um signo astrológico) e “Indeléveis Inspirações” (coletâneas de poesias e crônicas, algumas premiadas em Concursos Literários). É presidente da SOBRAMES SP (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores regional São Paulo) e uma das coordenadoras do seu Blog. (sobramespaulista.blogspot.com.br). Ocupa a cadeira 34 da ABRAMES (Academia Brasileira de Médicos Escritores) e é membro do Movimento Poético Nacional, da UBE (União Brasileira de Escritores de São Paulo e Rio de Janeiro) e da REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras). E parceira do Jornal SEm Fronteiras. Para contato: marciaetelli21@gmail.comsobramespaulista.blogspot.com.br

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também