Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Novo encontro no âmbito do projeto - Contos por todos os Cantos - em Liubliana

Novo encontro no âmbito do projeto - Contos por todos os Cantos - em Liubliana

Cultura por em 2014-12-20 21:09:07

Liubliana acolheu, no dia 27 de novembro último, novo encontro no âmbito do projeto Contos por todos os Cantos, desta vez para a narração do livro “A Rainha dos Estapafúrdios”, de José Eduardo Agualusa, pela atriz cabo-verdiana Eleana Lima. O evento realizou-se, como na primeira edição de setembro, no Mini Teatro do Castelo da cidade.

Tendo como objetivo primordial permitir às crianças brasileiras nascidas ou radicadas no exterior o contato continuado com a língua portuguesa e a cultura brasileira, o projeto Contos por todos os Cantos vem trazendo a cidades européias obras de escritores brasileiros, portugueses e africanos, por meio de oficinas de narração coloridas e lúdicas, organizadas pela Oca Brasilis, entidade sem fins lucrativos sediada em Bruxelas e dirigida por Regina Barbosa, e pelo projeto Raízes Brasil-África, coordenado, a título privado, pela diplomata Katia Gilaberte, atualmente Embaixadora do Brasil na Eslovênia.

José Eduardo Agualusa, escritor angolano que hoje se divide entre Lisboa, Luanda e o Brasil, foi o autor escolhido para a edição de novembro último, mês em que celebramos no Brasil nossas raízes africanas. Sua sensível e instigante produção literária vem abrigando uma ensolarada vertente voltada para o público infantil, distinguida com vários prêmios em Portugal.

Eleana Lima, ou Nanny, como é mais conhecida no meio artístico, atriz e cantora cabo-verdiana com formação circense e notável comunicação com o público infantil, veio de Lisboa para narrar as peripécias da pequena perdiz Ana, a Rainha dos Estapafúrdios.

As coordenadoras do projeto trabalharam ainda com uma artesã eslovena, Spela Oresnik, para a confecção em feltro de marionetes de personagens do livro de Agualusa, incorporados à narração por Nanny.   

A comunidade brasileira radicada na Eslovênia, conformada por vários casais binacionais, vem prestigiando os encontros propiciados pelo projeto Contos por todos os Cantos, destacando seu interesse de que seus filhos possam manter o contato com a língua portuguesa e desenvolver o bilingüismo.

Legenda das fotos:
1 - O logo de Contos por todos os Cantos foi concebido por sua criadora, a artista plástica Maria Fernanda Santos-Ramos, como uma plataforma móvel, em que figurarão crianças com diferentes feições e características. A musa-mirim de novembro é a menina africana Thieka.
2 - O escritor angolano José Eduardo Agualusa é o autor de A Rainha dos Estapafúrdios. Sua obra literária compreende uma divertida e premiada vertente voltada para o público infantil.
3 - As coordenadoras do projeto Contos por todos os Cantos, Regina Barbosa e Katia Gilaberte, com a atriz e cantora cabo-verdiana Eleana Lima - Nanny.
4 - A artesã eslovena Špela Oresnik confeccionou personagens da história de Agualusa em feltro para que Nanny os utilizasse em sua narração.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também