Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > III ENCONTRO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL - SCLB

III ENCONTRO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL - SCLB

Cultura por em 2019-01-27 18:17:12

III ENCONTRO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL - SCLB

Carrazedo de Montenegro- Região Norte de Portugal

de 25 a 27 de julho de 2019


FONTE:  Organização do Evento


APRESENTAÇÃO

A cultura é um valioso instrumento de transformação revolucionária, assim como a percepção que temos do mundo e do outro; é a possibilidade de dotarmos o nosso espírito de sensibilidade e generosidade e, assim, podermos ficar verdadeira e amistosamente juntos, numa convivência harmoniosa.

A Sociedade de Cultura Latina reúne povos de muitas nações, abrangendo aqueles cuja língua veicular e parte de seu legado cultural e étnico é derivado da Roma Antiga. Nesse contexto, podem ser citados os povos hispanófonos (de língua castelhana), lusófonos (de língua portuguesa), francófonos (de língua francesa) e italófonos (de língua italiana). 

A primeira Sociedade de Cultura Latina foi fundada em 1909, em Lácio, próximo à Roma, na Itália. Em 1942, foi fundada em Portugal e, no Brasil, chegou por meio de pessoas devotadas a cultura que protagonizaram o pioneirismo nessa perspectiva. Segundo registros, o primeiro deles foi Garibaldi e, mais tarde, o padre português Américo. Posteriormente, outro português, Joaquim Duarte Baptista, trabalhou no sentido do fortalecimento da Sociedade de Cultura Latina no Brasil, estimulando a criação de Núcleos em todo Brasil.

Joaquim Duarte Baptista resolveu oficializar a entidade no âmbito Nacional, convocando uma Assembleia Geral nos dias 24 e 25 de julho de 1988. Escritores de diversos Estados Brasileiros reuniram-se na Casa de Portugal no Centro de São Paulo para deliberarem sobre a fundação da entidade. Na fundação ficou definido que a Sociedade de Cultura Latina seria uma entidade civil, sem fins lucrativos, com objetivo principal de difundir, divulgar e, primordialmente, lutar pela Democratização da Cultura Brasileira.

Assim, em 24 de julho de 1988, foi fundada oficialmente a Sociedade de Cultura Latina do Brasil, e neste ano, 2018, 30 anos depois, o Brasil quer e precisa comemorar essa data a fim de consolidar os laços entre nações irmãs.

O IV Encontro Nacional, com a finalidade precípua de festejar os 30 anos de existência da Sociedade de Cultura Latina no Brasil, foi realizado de 19 a 21 de julho de 2018 em São Luís/Maranhão/Brasil. Na ocasião ficou decidido e aprovado em Assembleia Geral que os encontros nacionais serão realizados bianualmente e que os internacionais ficaram com periodicidade aberta, mas que haveria a possibilidade de o III Encontro Internacional da SCLB ser realizado em Portugal, em 2019. Isso devido a SCLB contar com um Presidente Honorário para a Região Norte de Portugal, Antonio Luis Alves, por indicação de Joaquim Moncks (RS) e com aprovação, por unanimidade, em Assembleia Geral.

Além de contatos por telefone e internet com o Presidente Honorário para a região Norte de Portugal pela Presidente da SCLB foi também realizado um contato pessoal da Presidente e da Diretora Cultural da SCLB, Renata da Silva de Barcellos (RJ), com o Presidente Honorário Antonio Alves, em Carrazedo de |Montenegro, em novembro de 2018.

Ao longo dos 30 anos de fundação da SCLB foram realizados dois Encontros Internacionais, segundo o Novo Liberal de agosto de 2010 (Ano 6, nº 27): nos EUA, organizado por Terezinka Pereira e outro em Portugal, organizado por Maria José Fraqueza.

Portugal, terra definida para o II Encontro Internacional da SCLB nasceu no Norte. Foi na região do Porto e Norte que os portugueses começaram enquanto povo e nação. Esse espaço geográfico apresenta o valor da diferença e, concomitantemente a complementaridade das culturas.

Porto, cidade Património Mundial, é a grande porta de entrada e pode ser ponto de partida para uma viagem pela diversidade natural e cultural da região. É conhecida pelo vinho que de lá parte para todo o mundo, e, ainda, pela Escola de Arquitetura, de onde saíram os nomes de Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura, ambos Prémios Pritzker. Combina também a antiguidade de igrejas e monumentos, como a Sé ou a Igreja de S. Francisco, com a contemporaneidade de edifícios marcantes como a Casa da Música, o Museu de Serralves e outros.

O rio Douro atravessa a região. Entra em Portugal apertado entre as ravinas e montanhas do interior  para percorrer toda a paisagem do Património Mundial onde se cultivam os vinhos do Porto e do Douro.

Nessa região de montanhas e parques naturais, espalham-se castelos, como o de Guimarães, santuários e igrejas que no verão são palco de romarias. Ao lado de ermidas rurais encontram-se o Barroco do Norte de Portugal feito de granito e talha dourada.  Em cidades que souberam preservar a escala humana, como Viana do Castelo, Braga, Lamego, Chaves ou Vila Real, ou em solares e casas senhoriais, vê-se o português mais autêntico, aquele que gosta genuinamente de receber, de partilhar a sua mesa  e suas tradições. No Porto e Norte de Portugal as pessoas vivem de forma natural, com alegria e gratidão por tudo o que têm e são.

Carrazedo de Montenegro situa-se em Trás-os-Montes no Distrito de Vila Real, Concelho de Valpaços. Encontra-se ainda equidistante de Murça, Vila Pouca de Aguiar, Valpaços e Chaves.

É nessa pródiga região que se realizará o III Encontro Internacional da SCLB, sob a Codireção do Presidente Honorário da Sociedade de Cultura Latina do Brasil para a Região Norte de Portugal, Antonio Luís Alves (Tony Alves).

Com certeza nesse IIII Encontro Internacional da SCLB, os laços já consistentes, entre estas duas Nações irmãs Brasil e Portugal se fortalecerão!

OBJETIVOS:

Congregar os povos latinos, promovendo a sua cultura, em especial entre o Brasil e Portugal;

Divulgar a cultura e os vultos latinos;

Analisar e refletir acerca da dimensão política na cultura, em especial na   Latina;

Refletir acerca do papel da Mulher Latina na cultura dos seus países;

Promover e apresentar projetos culturais com escolares do Brasil e Portugal;

Prestar homenagens especial a escritores do Brasil e Portugal.

ATIVIDADES PROPOSTAS:


(subsidiarão a programação tomando por base também as atividades propostas pelos participantes por meio da Ficha de inscrição).

1 – Elaboração e apresentação de projetos com estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Brasil (Rio de Janeiro) e Portugal (Carrazedo)

2 - Palestras

3 - Mesas redondas de:

   - Apresentação de comunicações temáticas;

  - Apresentação de comunicações temas livres;

     - Apresentação de poesia;

    - Apresentação de contos;

4 - Oficinas

5 - Entrega de Comendas, Medalhas, Diplomas e Certificados. 

6 - Lançamento coletivo de livros.

7- Reuniões da SCLB e outras;

8 - Apresentação de instituições culturais locais aos visitantes, assim como principais pontos turísticos da cidade.

9 – Apresentações artístico-culturais: performance artístico cultural, apresentação musical, saraus.

10- Apresentação de Documentários, Filmes.

11-Programação paralela (alguma exposição de tela, filme, que aconteça nos três dias)

12- Programação estendida: passeios antes ou depois do Encontro.

Em anexo, podemos conferir:
1 - O Brasão da SCLB;
2 - Brasão de Carrazedo de Montenegro
3 -A Medalha de Participação no Encontro;
4 -A medalha Joaquim Duarte Baptista (Português que trouxe para o Brasil a SCL), a mais alta Comenda da SCLB:  o modelo aprovado e depois de pronta;
5 - Algumas fotos quando da visita da Profa. Dra.Dilercy Aragão Adler, em novembro de 2018, a Carrazedo de Montenegro com Renata Silva de Barcellos (RJ) (Diretora Cultural  da SCLB) fazendo contatos com o escritor António Luís Alves (Tony Alves), Presidente Honorário da SCLB para Região Norte de Portugal e o Prof. Antonio Augusto da Silva, Diretor da Escola José dos Anjos em Carrazedo de Montenegro, que está desenvolvendo Projetos com alunos para o evento.

PARA MAIS INFORMAÇÕES OU SOLICITAR A FICHA DE INSCRIÇÃO, CONTATAR:

E-MAIL: dilercy@hotmail.com  
Profa. Dra.Dilercy Aragão Adler
Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também