Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA O RADIALISTA, JORNALISTA E PSICANALISTA ITÉRBIO GALIANO ALDRIGHI. QUE FOI REALIZADOR DESDE 2000, JUNTO A UNI TEVÊ-U

FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA O RADIALISTA, JORNALISTA E PSICANALISTA ITÉRBIO GALIANO ALDRIGHI. QUE FOI REALIZADOR DESDE 2000, JUNTO A UNI TEVÊ-U

Geral por Alberto Araújo em 2019-02-05 21:30:47

Amigos foculistas, Itérbio Aldrighi era importante coparticipante da nossa revista cultural. Além de prestigiar aos nossos trabalhos, sempre que possível, nos enviava e-mails, com felicitações e cumprimentos, isso se dava, quando a gente alcançava um determinado desígnio cultural. Pela empatia aos nossos afazeres culturais, convidou-nos para contribuir em seu programa, ALMANAQUE, audição transmitida pela Rádio Roquette Pinto, no Rio de Janeiro. A nossa colaboração seria, divulgar todos os trabalhos culturais de personalidades literárias de Niterói e do Estado do Rio de Janeiro.


Portanto, Itérbio, era um companheiro admirável, estamos muito agradecidos, pelo seu carinho e companheirismo, durante a sua vida. No entanto, em nossa homenagem, juntamos a sua dedicação, comparte e os seus valiosos trabalhos produzidos durante a sua trajetória cultural.


Contudo, dizer que a morte tem hora marcada. Não na lista das folhinhas, mas no fato da relação intrínseca: vida e morte. Morto não morre. A vida é imprescindível para o morrer. Daí a cogente necessidade de valorizar a vida plenamente.


UM POUCO SOBRE ITÉRBIO ALDRIGHI


Psicanalista, jornalista, escritor, produtor e apresentador do PROGRAMA ALMANAQUE - REVISTA CULTURAL - RÁDIO ROQUETTE PINTO. Produtor do “DOC-VIDEO” e “Almanaque”, programas transmitidos pela UNITEVÊ – Canal 17 – operadora SIM, bem como pela Internet, no portal www.uniteve.uff.br.


O escritor nasceu no Rio de Janeiro, em 07 de maio de 1934. Passou sua infância nos bairros de Catumbi e Santa Teresa, no convívio com os mais variados tipos sociais. Tudo isto, é lógico, misturado aos jogos de bola, de amarelinha, do pique e do casamento japonês, que influenciaram na criação de diversos e múltiplos personagens de seus livros. Foi crítico de Rádio, Cinema e Teatro do extinto jornal O Popular. Premiado inúmeras vezes em concursos literários de Secretarias Municipais de Cultura, de vários Estados, incluindo prêmios internacionais. Autor e coordenador de Oficinas Literárias. Foi membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Graduado em Odontologia e Medicina, tendo exercido ambas as profissões.


Psicanalista pela Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (RJ), pós-graduado "latu sensu" em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Ciência da Arte, também pela UFF. Foi assistente da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de Niterói, ministrando cursos de audiovisual e produção radiofônica. Com inúmeros textos publicados em jornais e revistas nacionais.


LIVROS PUBLICADOS


"Olhos do tempo" (20 contos premiados. Litteris Editora, RJ, 1994), 
"Rua do Ouvidor, 71 – Machado de Assis e a visita" (contos premiados. Quártica editora, RJ, 1998), 
"Doidas Conversas: João do Rio, o anfitrião de Charles Baudelaire" (novela de época. Litteris Editora, RJ, 201, 351 páginas. 
"Sombras e muralhas"(contos. Quártica Editora, RJ, 2006).

O INTELECTUAL FLUMINENSE faleceu em Niterói-RJ, 10 de abril de 2018.


CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO FOCUS PORTAL CULTURAL

https://www.youtube.com/watch?v=Zj591poLnns&t=9s





Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também