Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Artes Plásticas > EXPOSIÇÃO "ARTE ENTRE CAMADAS" DA ARTISTA ROSI BAETAS. NO CENTRO CULTURAL CORREIOS DE NITERÓI.

EXPOSIÇÃO "ARTE ENTRE CAMADAS" DA ARTISTA ROSI BAETAS. NO CENTRO CULTURAL CORREIOS DE NITERÓI.

Artes Plásticas por Alberto Araújo em 2019-02-07 15:19:31

Artista subverte o suporte da arte para que o visitante complete a obra. A artista plástica carioca Rosi Baetas apresenta cerca de 15 trabalhos entre desenhos, pintura em telas recortadas em frente e verso, papéis sobrepostos e escavados, bem como fotografias. Alguns estão centrados em molduras e outros parecem estar soltos ou integrados à própria galeria, cujas janelas entrever-se.


Chama atenção a recorrência de camadas, vazios, além de frente e verso em diferentes suportes. ARTE ENTRE CAMADAS é uma reflexão sobre o “lócus” da arte: no traço, no verso, na sombra, no vazio, no encontro das camadas ou no próprio suporte, comenta a artista.


Trabalhos em papel com camadas sobrepostas em frente e verso, escavadas e entremeadas com cores extraídas de fragmentos do verso do papel pintado estão dispostos pela galeria em diferentes motivos. Alguns estão centrados em molduras e outros parecem estar soltos ou integrados à própria galeria, cujas janelas é possível entrever-se.


Durante o processo de ocupação ocorre a integração do objeto ao espaço. Assim a obra se faz nas camadas da própria arquitetura. Os vazios encontrados nas obras, como a tela recortada, que parece flutuar no espaço da galeria, são imediatamente preenchidos ao olhar do observador. Ao avistar a obra com partes de sua interioridade vazia, o visitante integra planos do espaço arquitetônico ou de outros locais da galeria à própria obra e a completa.


As imagens fotográficas mostram camadas de superfície densa e de superfície com interioridade vazia preenchida por luz ou por algum outro plano capturado.

Lia do Rio, curadora da exposição explica que os trabalhos apresentados subvertem a bi-dimensionadidade da obra e com isso o suporte se destaca e passa a ser o motivo principal. Assim, os elementos presentes em ARTE ENTRE CAMADAS conformam um lócus específico, onde o visitante do Espaço Cultural Correios preenche a interioridade vazia da arte e a captura entre camadas.


SERVIÇO:

Vernissage: 02/02/2019 às 15h
Visitação: 02 de fevereiro a 06 de abril
De segunda a sábado, das 11h às 18h. Exceto feriados. A entrada é franca.
Espaço Cultural Correios Niterói
Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro – Niterói (em frente à estação das Barcas).

Contatos de Imprensa
Espaço Cultural Correios Niterói – Tel: [21 2503-8550] E-mail: eccniteroil@gmail.com

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também