Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > SEU JORGE E IVAN LINS PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DO DVD – ARTHUR MAIA AO VIVO NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI. IMPERDÍVEL!

SEU JORGE E IVAN LINS PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DO DVD – ARTHUR MAIA AO VIVO NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI. IMPERDÍVEL!

Cultura por Alberto Araújo em 2019-04-05 19:08:23
        

No dia 09 de abril, às 19h, será realizado no Teatro Municipal de Niterói, o lançamento do DVD - Arthur Maia ao vivo. Produzido entre amigos, reunidos pelo próprio Arthur, o DVD faz uma homenagem ao instrumentista, compositor e cantor, falecido em dezembro de 2018 e que estaria aniversariando no dia 9 de abril. A apresentação contará com as participações especiais de nomes consagrados da música nacional como Seu Jorge e Ivan Lins.

 

Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Maia tinha a ascendência de uma família extremamente musical. Em casa, os pais eram intensos amantes da música. O compositor Álvaro Nunes, conhecido por J Cascata, e o baixista Luizão Maia, com quem aprendeu as primeiras técnicas no baixo, são seus tios.  E se herdou deles a sensibilidade musical, o instrumentista foi além.

 

Ponte, captadores, corpo, braço, tarraxas e trastes de um contrabaixo não foram mais os mesmos, após Maia ter encontrado o instrumento e desenvolvido uma técnica especial, única. Antes conhecido por sua limitação, por meio de sua releitura, o contrabaixo mudou escalas e conquistou espaços. Um engenho que fez com que Arthur Maia fosse considerado, pela crítica especializada, um dos melhores baixistas do mundo.

  

Também cantor, compositor e produtor musical de destaque, Maia explorou, de maneira prodigiosa, estas suas outras faces no seu último álbum solo, o quinto em sua prolífica carreira. Intitulado “O Tempo e a Música”, o CD foi lançado pela gravadora Biscoito Fino.

  

Assim como percorria o braço de seu baixo, com precisão, leveza e criatividade, Arthur Maia passeou por um repertório que entrelaçou canções contemporâneas a temas de outrora, dando a eles – de maneira harmoniosa – energia e swing.

  

O CD é integrado por onze músicas, sendo a maior parte de sua autoria. No entanto, podem-se ouvir preciosidades de outros autores como Brejeiro, de Ernesto Nazareth, e Um Abraço no João, rara composição instrumental de Gilberto Gil, que não resistiu e também participa da faixa, ao violão.

 

 

SOBRE ARTHUR MAIA

 

Iniciou sua carreira musical como baterista em bailes da Zona Norte carioca. Mas orientado pelo tio, o baixista Luizão Maia, começou a tocar contrabaixo aos 17 anos.

 

Criador de um estilo único de tocar, que o tornou muito popular, Arthur Maia foi músico constante em álbuns e shows ao lado de grandes nomes da música nacional como Jorge Ben Jor, Gal Costa, Lulu Santos, Caetano Veloso, Martinho da Vila, Djavan, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Marisa Monte, Leila Pinheiro, Mart’nália, Seu Jorge e César Camargo Mariano, entre outros.

 

Entre os artistas estrangeiros, Maia tocou também com Ernie Watts, Sheila E., Pat Metheny, Carlos Santana, George Benson, Paquito de Rivera e Plácido Domingo.

 

Foi ainda elemento fundamental em diversos grupos de música instrumental brasileira: Garage, Varanda, Pulsar e o Cama de Gato, na formação com o pianista Rique Pantoja, o baterista Pascoal Meirelles e o saxofonista Mário Senise. Arthur Maia participou também da banda Black Rio e do grupo de música pop Egotrip.

 

Free Jazz, Heineken Concerts, Brazil - New York Jazz Festival e os Festivais de Jazz de Paris, Montreux e Montreal foram alguns dos principais eventos internacionais que contaram com a presença marcante do músico.

 

Indicado em distintas categorias ao Grammy, Arthur Maia foi ganhador dos prêmios por sua participação em discos como: Brasileiro - Sergio Mendes (Melhor Álbum de World Music - 1993); Quanta Gente Veio Ver (Quanta ao Vivo) - Gilberto Gil (mesma categoria – 1997); São João Vivo, também do compositor baiano (Música Regional Brasileira - 2001) e mais recentemente por Fé na Festa – Gilberto Gil (Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras/Regional – 2010).

 

Como produtor musical, faceta à qual estava se dedicando cada vez mais, Maia foi responsável por trabalhos de nomes como Mart’nália, Aline Calixto e a banda Nayah.

 

DISCOGRAFIA SOLO:

 

1990 – Maia (Som da Gente)

1996 – Sonora (Paradoxx Music)

2002 – Live with Hiram Bullock (Independente)

2004 – Planeta Música (Cabeça Dura Records)

2010 – O Tempo e a Música (Biscoito Fino)

 

                                               

 

SERVIÇO

 

Lançamento do DVD - Arthur Maia ao vivo

Data: 09 de abril

Horário: 19 horas

Duração: 100 minutos

Classificação etária: Livre

Ingresso: R$ 40,00

Local: Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói, RJ, BRASIL.

Tel. 2620-1624

 

 

 

 

FONTE

 

Departamento de Imprensa SMC/FAN

Secretaria Municipal de Cultura - Niterói

Fundação de Arte de Niterói - FAN

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também