Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Circuito Papa Goiaba debate a violência contra os negros no Preventório.

Circuito Papa Goiaba debate a violência contra os negros no Preventório.

Geral por Alberto Araújo em 2019-05-17 06:20:46

Com a exibição do documentário "Nossos mortos têm voz", de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, o Circuito Papa Goiaba de Cinema e Vídeo chega à Comunidade do Preventório neste domingo, 19 de maio, às 17h. A entrada é franca e a classificação iniciativa, livre. O evento com a participação da MC Lady Ly, dos palhaços da Cia. Mala de Mão, Krika Gomes e Raffa Magalha no hip hop, das poetisas Joana Gabriela e Nathalia D'lira, além de uma batalha de rap com o grupo Rap Sckool. 

Realizado pela Associação Experimental de Mídia Comunitária, o Circuito Papa Goiaba de Cinema e Vídeo promove exibições audiovisuais em Comunidades de Niterói, tendo com objetivo promover a experiência fílmica como ferramenta de entretenimento e educação, estimulando debates coletivos e ampliando a sensação de pertencimento local. O Circuito é um dos projetos selecionados no Edital de Fomento ao Audiovisual da Fundação de Arte de Niterói, na categoria Projeções em Espaços Urbanos. 

Produzido pela Quiprocó Filmes, o documentário procura desvendar a violência contra jovens negros na Baixada Fluminense, a partir do depoimento de mães e familiares vítimas da violência de Estado. Tendo como ponto de partida esses casos, "Nossos mortos têm voz" aborda as histórias atravessadas por essas perdas. Os diretores pretendem resgatar a memória dessas vidas interrompidas trazendo uma visão crítica sobre a atuação do Estado por meio das polícias na região. 

No Brasil, segundo o Atlas da Violência 2018, ocorreram cerca de 63 mil homicídios em 2016, o que equivale a uma taxa de 30,3 mortes por cada 100 mil habitantes (30 vezes a da Europa, por exemplo). Desse total de pessoas assassinadas a cada ano, 71,5% são pretas ou pardas. Essa é a realidade que está em debate no filme. 

O documentário, com 30 minutos de duração, está sendo exibido em festivais de cinema do Brasil e do exterior, bem como em debates públicos, sessões de cineclube, festivais, universidades, escolas, praças públicas, dentre outros. A pré-estreia aconteceu em março de 2018 no Cine Odeon e foi licenciado para o Canal Brasil. 


SERVIÇO

Circuito Papa Goiaba de Cinema e Vídeo
"Nossos mortos têm voz", de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa
Data: 19 de junho, domingo 
Horário: 17h
Duração: 30'
Classificação indicativa: 12 anos

LOCAL: Comunidade do Preventório
Endereço: Travessa Meu cantinho, Niterói.
ENTRADA GRATUITA

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também