Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > SARAU NO SOLAR CONVIDA PARA UMA TARDE MUSICAL TEUTO-BRASILEIRA. O QUARTETO DE CORDAS DA UFF.

SARAU NO SOLAR CONVIDA PARA UMA TARDE MUSICAL TEUTO-BRASILEIRA. O QUARTETO DE CORDAS DA UFF.

Eventos por Alberto Araújo em 2019-06-17 19:14:08

O Quarteto de Cordas da UFF reliza neste domingo, 23 de junho de 2019(domingo), à 17 horas, no Solar do Jambeiro, um concerto com um repertório de compositores alemães e brasileiros. Formado por Tomaz Soares (1º violino), Ubiratã Rodrigues (2º violino), Jessé Pereira (viola) e David Chew (violoncelo), o grupo interpreta desde os eruditos Calimerio Soares, Ernst Mahle e Ludwig van Beethoven aos populares Pixinguinha e Tom Jobim. Como parte do projeto Sarau no Solar, o evento tem entrada franca, com inicio às 17h.

 

A música chamada "de concerto" tem grande parte de sua história desenvolvida nos países de língua alemã. Viena, na Áustria, foi o grande centro musical da Europa nos séculos XVIII e XIX trazendo a luz do mundo nomes como Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Haydn, Ludwig van Beethoven, Johannes Brahms, Gustav Mahler. No início do século XX, grandes transformações estéticas ocorreram através das mãos de Arnold Schoenberg, Anton Webern e Alban Berg com a utilização cada vez mais frequente da atonalidade e do serialismo.


O programa começa com a brasilidade de Calimerio Soares, compositor mineiro de São Sebastião do Paraíso, MG, que teve uma atuação forte no ensino de música, sendo professor da Universidade Federal de Uberlândia-MG. "Suite Antiga" foi sua primeira composição para quarteto de cordas.


Na sequência, "Quarteto 1975", obra de caráter nacionalista de Ernst Mahle, possui linguagem mais próxima do caráter didático de alguma de suas composições. Nascido alemão em 1929 em Stuttgart e naturalizado brasileiro desde 1952, Mahle, é uma lenda viva da música brasileira de concerto. Sua carreira como compositor e pedagogo se deu totalmente em território brasileiro. Fundador da Escola de Música de Piracicaba, boa parte de sua produção composicional foi escrita através de uma abordagem didática. Ouviremos também sua suite "Viajando pelo Brasil" para Quarteto de Cordas, obra singela em seis movimentos curtos com temas folclóricos colhidos em diversos estados brasileiros.


O quarteto segue o roteiro com composições da MPB, como o arranjo de Luiz Fernando Zamith para "Carinhoso" (Pixinguinha e Braguinha). Violoncelista radicado no Rio de Janeiro, com intensa atuação como arranjador musical, Zamith também escreveu o arranjo de "Eu sei que vou te amar" (Tom e Vinícius), penúltima canção da tarde-noite. Para o violinista Tomaz Soares, "tocar música popular com um quarteto de cordas mostra a capacidade que a Arte e a Música permitem de criar e recriar experiências estéticas nas mais diversas linguagens musicais".


Para encerrar o concerto, o público ouvirá o "Quarteto de Cordas op. 18 no. 6" de Ludwig van Beethoven. Último dos seis quartetos deste opus, possui em seu último movimento, um dos pontos altos da composição beethoveniana para esta formação.


 


ROTEIRO


Calimerio Soares (1944-2011)

Suite Antiga, para Quarteto de Cordas (1979) 5'

Prelúdio

Corrente

Sarabanda

Gavotta 1

Gavotta 2

Giga

Ernst Mahle (1929) 12'

Quarteto 1975 C92

Moderato

Andante - Agitato - Andante

Vivo


Pixinguinha (1897-1973) / Braguinha (1907-2006) 4'

Carinhoso (Arranjo para Quarteto de Cordas – Luiz Fernando Zamith)


Ernst Mahle (1929) 6'


Suite “Viajando pelo Brasil”


I. Eu não vim para ficar (Maranhão).


II. São João Dararão (Piaui).


III. Menino Vá Dormir (Sergipe).


IV. Meu Guriabá (Alagoas).


V. Eh, Morena (Minas).


VI. Jacaré (São Paulo).


 


Tom Jobim (1927-1994) / Vinícius de Morais (1913-1980) 4'


Eu sei que vou te amar  (Arranjo para Quarteto de Cordas - Luiz Fernando Zamith)


 


Ludwig van Beethoven (1770-1827) 23'


Quarteto de Cordas em Si bemol maior, Op. 18 no. 6


Allegro con brio


Adagio ma non troppo


Scherzo: Allegro


La Malinconia: Adagio - Allegretto quasi Allegro


 


 


SERVIÇO


 


Quarteto de Cordas da UFF no Sarau no Solar


Música teuto-brasileira


Data: 23 de junho, domingo


Horário: 17h


Classificação indicativa: Livre


 


Local: Solar do jambeiro

End: Rua Presidente Dominciano 195. Boa Viagem - Niterói

ENTRADA FRANCA


 


--


 


FONTE

Departamento de Imprensa SMC/FAN

Secretaria Municipal de Cultura - Niterói

Fundação de Arte de Niterói - FAN


 


 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também