Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > II Fórum de Servidores Atuantes em Bibliotecas em Taguatinga/Distrito Federal

II Fórum de Servidores Atuantes em Bibliotecas em Taguatinga/Distrito Federal

Cultura por Dinorá Couto Cançado em 2019-08-01 08:07:42

Vem aí a 2ª edição de uma iniciativa de sucesso da Coordenadoria Regional de Ensino de Taguatinga (CRE). Depois do sucesso do 1º Fórum, realizado no 1º semestre na sede da própria Regional de Taguatinga, que esta colunista teve o prazer de participar e ver de perto o grande apoio do Coordenador da Regional de Ensino de Taguatinga, Juscelino Carvalho, é com satisfação que faço a postagem, na íntegra, do ofício recebido e encaminhado para mais de 60 escolas públicas de nossa cidade Taguatinga. E, claro, possível a interessados pela temática, desde que se inscrevam, antecipadamente, no fone 39018046, com a Coordenação de Bibliotecas. 
Apreciem, então, a circular muito significativa nos dias atuais, iniciativa da CRE de Taguatinga, com as profissionais Sirlene Reis Landim – chefe da Unidade Regional de Educação Básica e Cíntia Couto Cançado -  coordenadora intermediária das Bibliotecas de Taguatinga. 

“Governo do Distrito Federal – GDF
Secretaria de Estado de Educação - SEE
Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga - CRET
Unidade Regional de Educação Básica – UNIEB

II Fórum de Servidores atuantes em Bibliotecas da CRE - Taguatinga

Prezado(a) Gestor(a),

O II Fórum de Profissionais atuantes em Biblioteca da CRE de Taguatinga ocorrerá no dia 07 de agosto (quarta-feira) na Biblioteca Escolar-Comunitária Valéria Jardim (Centro Educacional 02 de Taguatinga), nos dois períodos. Todos os servidores (da educação infantil, anos iniciais, anos finais e ensino médio) estão convocados para os períodos matutino e vespertino.

Tendo como objetivo o de estreitar as relações entre os atuantes em biblioteca e a coordenação intermediária da CRE de Taguatinga, o II Fórum de Servidores atuantes em Bibliotecas, também, visa alavancar este espaço de apoio e aprendizagem da escola, dando uma maior visibilidade aos projetos e ações realizadas no âmbito da competência leitora.

Para o segundo Fórum a proposta é  de desenvolver temas levantados durante a realização dos encontros do Projeto Biblioteca Anfitriã no decorrer do primeiro semestre.  As relações interpessoais, saúde mental e emocional, clima organizacional, mediação de conflitos entre equipe diretiva/coordenação/biblioteca foram aspectos levantados pelos docentes atuantes em Bibliotecas. 

Outro ponto relevante é o que diz respeito à mediação de leitura considerando cada modalidade de ensino, ou seja, como o atuante em Biblioteca deve se portar em relação aos seus alunos, recursos para desenvolver a leitura literária para crianças e para jovens, características dos professores/mediadores. 

A competência organizacional é um terceiro ponto que será abordado tendo em vista que o tratamento técnico dos acervos é um ponto que muito se diferencia em cada escola.

PROGRAMAÇÃO
Tema: Planejamento e Organização de serviços e ações nas Bibliotecas Escolares
Data: 07 de agosto de 2019 (quarta-feira)
Local: Biblioteca Escolar-Comunitária Valéria Jardim (CED 02 de Taguatinga)

Horário Atividade
8:00 Recepção / Lista de frequência matutino / Café
8:30 Abertura 
8:45 Informes gerais 
9:00 Relações interpessoais – Professora Meimei R. M. França
10:20 Mini Oficina: Origami com construção de livro para desenvolvimento da competência leitora – Professora Vânia Amorim Nogueira
11:30 – 14:00 Intervalo
14:00 Lista de frequência vespertino
14:15 Competência organizacional e serviços prestados nas Bibliotecas Escolares –Equipe da Biblioteca Pública Machado de Assis
15:15 Intervalo
15:30 Planejamento e Execução de projetos/ações nas bibliotecas escolares – Gerência de Políticas de Leitura da SEEDF
16:40 Avaliação Final e Encerramento

Sem mais para o momento, agradecemos a colaboração.”

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também