Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Entidades parceiras da BiblioBraille estreiam o Cantinho do Autor

Entidades parceiras da BiblioBraille estreiam o Cantinho do Autor

Literatura por Dinorá Couto Cançado em 2019-08-26 19:03:00
           
A Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga, Distrito Federal, sob coordenação de Leonilde Fontes,   abriga os livros de duas conceituadas entidades do DF: a AIAB – Academia Inclusiva de Autores Brasilienses  e a AJEB – Associação de Escritoras e Jornalistas do Brasil – Coordenadoria Distrito Federal.  Quatro escritores  já tiveram a sua semana no Cantinho do Autor, com suas publicações. O 1º foi Saulo Mazagão, poeta de Bom Despacho/Minas Gerais, empossado membro correspondente da AIAB na Feira do Livro de Brasília. Saulo nos enviou, por correio postal, livros  de poesias e algumas foram lidas em rodas inclusivas para os deficientes visuais. A 2ª exposição contou com a visita da própria autora Alessandra Alexandria da Cruz Noronha que leu um dos seus contos infantis do livro Mochila de Histórias para os deficientes visuais, enriquecida pelos personagens doados por ela: a menina e a borboleta. A 3ª exposição no Cantinho do Autor foi com  Salete Moreira que ocupa a cadeira no 2 da AIAB junto com o deficiente visual André Ricardo; um dos seus livros “Um saco cheio de abraços” junto com suas músicas encantam o público especial. A 4ª autora com mais de 10 obras em exposição fez com que o poeta da Biblioteca, Ivan Silveira Braga, levasse os  dois livros mais volumosos para que sua mãe apreciasse as  histórias dessa escritora/pesquisadora. Ivan é o professor que lê para os deficientes visuais e, nessa nova função, será o guardião do acervo dessas duas entidades parceiras da BiblioBraille: AIAB e AJEB. Vejam que rica parceria e  lindo desdobramento/reconhecimento com as belas cartas vindas da autora que é membro pioneira e titular da AIAB : Margarida Drumond de Assis.       

                                                                      “Brasília, 25 de agosto de 2019.                                 
À
Academia Inclusiva de Autores Brasilienses - AIAB
Att. DD. Presidente fundadora, Profª Dinorá Couto Cançado
Brasília/DF

Senhora Presidente: 
Inicialmente, em nome da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB, Coordenadoria Distrito Federal - AJEB/DF, como sua Presidente Coordenadora, quero expressar nossa alegria por tê-la em nosso quadro de associadas. Isto muito nos honra e enriquece, pessoa tão dinâmica e atuante como é a querida escritora e professora Dinorá Couto Cançado. Assim, muito nos alegrou saber, conforme acordado em reunião do dia 27 de junho último, que a Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, de sua Presidência, caminhará com a AJEB//DF como parceira. 
Como sabe a nobre colega, nossa entidade é uma Associação criada em 8 de abril de 1970, em Curitiba/PR, no intuito de troca de experiências e fortalecimento dos laços de amizade para maior crescimento, entre mulheres escritoras e/ou jornalistas. Busca, também, abrir-lhes maior espaço na sociedade, com atenção ao seu lema “A perenidade do pensamento pela palavra”, sendo Presidente Nacional, a escritora Profª Maria Odila Menezes de Souza, sede hoje em Porto Alegre/RS. Nesse contexto, pessoas ou organismos que se juntem a nós serão bem-vindos, em especial essa Academia que tem por base levar inclusão social e literatura a tão especial grupo que, mesmo tendo problemas de visão, está sempre aberto a várias atividades e pronto para aprender e também a levar suas ricas experiências.
Oportunamente, a AJEB/DF agradece o apoio da AIAB, no sentido de conseguir junto à Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga, um espaço para os livros de nosso acervo. E quanto foi bom ver, pela iniciativa da nobre Presidente, a criação no do “Cantinho do Autor”, na BiblioBraille, inaugurado dia 15 de agosto, com livros desta presidente coordenadora da AJEB/DF. O mesmo é, sem dúvida, ponto de aproximação e crescimento tanto para os leitores/ouvintes quanto para os autores. 
E prestes a comemorar seu 1º aniversário (26.10.2018), a ser celebrado no dia 30 de outubro próximo, registramos a solicitação de que participem de nossas atividades na ocasião, com um momento artístico, conforme acordado na reunião do dia 15 pp., o que muito nos honrará.
Sem outro particular, externamos à AIAB, academia à qual me orgulha pertencer como membro fundadora, os nossos agradecimentos, ao passo que nos colocamos à disposição para outros projetos nesta parceria.   

                           Muito cordialmente, 
                           
                                             Margarida Drumond de Assis
                     
                               Presidente Coordenadora da AJEB/DF
          Jornalista e escritora


Contatos: 61.9.8607-7680

margaridadrumond@gmail.com     www.margaridadrumond.com

                                                                                                     Brasília, 25 de agosto de 2019.                                 
À
Biblioteca Braille Dorina Nowill
Att. DD. Profa. Dinorá Couto Cançado 
Taguatinga - Brasília/DF

Prezada senhora: 

Inicialmente, por meio da caríssima escritora Dinorá, os nossos aplausos a toda essa equipe que compõe a Biblioteca Braille Dorina Nowill, cumprimentos que estendemos também aos voluntários que brilhantemente favorecem o crescimento dos que frequentam tão relevante instituição e também o próprio, pois é sempre uma troca de experiências. Deste fato, posso eu mesma afirmar, voluntária fundadora que sou, o que muito me honra.
Em nome da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB, Coordenadoria Distrito Federal - AJEB/DF, como sua Presidente Coordenadora, venho apresentar os nossos agradecimentos pela oportunidade de ter, no precioso espaço dessa Biblioteca, um local para acervo de nossas obras. A Ajebiana ao tomar posse, entrega um exemplar de cada um de seus livros, e os mesmos nesse Acervo poderão ser utilizados também pelos freqüentadores e, quem sabe, oportunamente passados para o Braille ou mesmo gravados. A respeito, poderemos, tão logo possível, ver as possibilidades para a consecução desse intento, lembrando que, por meio da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses, sob a presidência da nobre colega, já está em vigor, desde o dia 15 do mês em curso, o espaço denominado “Cantinho do Autor”, na BiblioBraille, projeto dos mais belos no sentido da inclusão social.  .
Oportunamente, já nos alegra convidar a equipe que trabalha na BiblioBraille e seus voluntários, bem como os frequentadores, para celebrarmos juntos, no dia 30 de outubro próximo, o 1º aniversário da AJEB/DF (26.10.2018), lembrando que a Associação, em nível nacional, completará 50 anos, evento que se dará, no período de 6 a 8 de abril, nesta Capital, para o qual solicitamos agendamento, pois a presença dos senhores é muito importante. 
Sem outro particular, o nosso fraterno abraço,

                               Muito cordialmente, 
                                 
Margarida Drumond de Assis
                                    Presidente Coordenadora da AJEB/DF
          Jornalista e escritora

           T
Contatos: 61.9.8607-7680

margaridadrumond@gmail.com     www.margaridadrumond.com  “

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também