Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Trilogia de projetos e escolas de sucesso em Bom Despacho

Trilogia de projetos e escolas de sucesso em Bom Despacho

Literatura por Dinorá Couto Cançado em 2019-09-22 16:00:51

Tudo começou com o convite de Divânia C. Gontijo em parceria com a Diretora Aline Luiza Ferreira, tratando de uma TRILOGIA DE PROJETOS DE INCENTIVO A LEITURA, de admiráveis professoras da cidade mineira.

O Auditório do Núcleo de Educação Integrada da Escola Municipal  Flávio Cançado Filho – Bom Despacho/MG  foi o local escolhido para sediar o evento de  intercâmbio entre as duas escolas: CEIM PROFESSORA ERAIDA ALVES e Escola Municipal Flávio Cançado Filho.
Foi definido o dia 19 de setembro de 2019, 9 horas, com os seguintes projetos envolvidos no evento:
1.  SEMEANDO LEITURA E COLHENDO CIDADÃOS – Profa Eliane – CEIM PROFESSORA ERAIDA ALVES

2. DOS NOSSOS GRANDES ESCRITORES PARA NOSSOS PEQUENOS LEITORES – Professora Priscilla - CEIM PROFESSORA ERAIDA ALVES

 3. DO ENCONTRO DA LEITURA, A ARTE DA ESCRITA – Professora   Laurene - Escola Municipal Flávio Cançado Filho
      

Alegre por ter uma pauta diferenciada para minha coluna semanal no Portal da Rede sem Fronteiras, intitulada Inclusão Social Brasiliense e muito feliz de participar de evento com meus livros na 1ª Escola onde trabalhei como professora em 1973, em Bom Despacho/Minas Gerais: Escola Flávio Cançado Filho. Antecipei meu voo e o carinhoso convite, iniciando  por outro em Belo Horizonte, onde de lá seguiria no outro dia para Bom Despacho, minha terra natal: o BH educa – Semana da Educação com a temática “ A Educação movimenta e abraça a cidade”,  de 16 a 23/9. No dia 17/9/19, no Parque Municipal de BH,  tive momentos incríveis na Tenda da Cidadania com contação de histórias para alunas da EJA  e no Teatro Francisco Nunes em Seminário. Na Tenda, fui recepcionada por Eliana Farah e Vanessa Machado, da DEID – Diretoria de Educação Inclusiva e Diversidade Étnico Racial que apresentaram vários de seus projetos bem sucedidos. Com Diva Couto, tivemos momentos significativos no Parque.                                      

Em Bom Despacho, no dia 19/9/19, fomos, em família, na Escola que trabalhei no ano que me casei e mudei para Brasília, onde estou há 46 anos: Escola Municipal Flavio Cancado Filho: eu,  Diva Couto,  Divania, Dulce Couto,  Pedro Enir Couto Alves. Recepcionados por 3 equipes, até começar o evento, ficamos encantados(as) com tamanho envolvimento: da Direção da Escola que recebia o evento - Diretora Joana D’arc C. Ferreira e Prof.  Laurene Campos que encenou um dos meus livros – Lango e Tixa: papo que espicha;  nessa hora, conheci o Projeto Bom Despacho Bom Delê e a responsável Mauriquinha. Recebida, também, pela outra  Diretora de escola  -  Aline Luiza Ferreira, que foi o cerimonial do evento trazido para essa escola e profissionais da própria Secretaria de Educação, toda presente em  evento de escola,  prestigiado até pelo Prefeito, Secretária de Educação, Assessoras e vários Escritores da cidade. Tamanho comprometimento, raramente, visto em escolas pelo mundo afora. 
Auditório lotado.  Logo no início, após alguns pronunciamentos, momento inclusivo especial com Posse de 3 membros na AIAB - Academia Inclusiva de Autores Brasilienses : o prefeito da cidade Fernando Cabral, a jornalista Denise Coimbra e a ativista cultural Divania C. Gontijo.
Todos ficaram encantados com as  apresentações artísticas das crianças, com figurinos e performances teatrais. Depoimentos de mães e filhos apaixonantes, como o da mãe Vanesca Symone e sua filha Laurinha... 
O depoimento de Luisa Garbazza comprova a beleza de tudo:•
 “Criança é assim: mexe, remexe, fala, pula, corre...
Mas quando motivada faz coisas lindas, canta e encanta.
Encerramento dos projetos "Bom de lê" 2019.
Gratidão à Creche Eraida Alves, Aline Luiza Ferreira, Priscilla Amaral, Escola Flávio Cançado, Laurene Campos, Virginia De Sousa Maciel Pessoa Cançado, Maura Costa e a todas essas crianças que me encantaram.”

Na noite de19/9/19, ainda em Bom Despacho,  19 h, mais uma escola, com belíssimo projeto literário, na Creche dirigida por Aline Luiza Ferreira...e é lá que  Divânia trabalha, fazendo, às vezes, um papel voluntário de ativista cultural.  Destaque para duas professoras que apresentaram seus projetos,  onde  uma delas, Eliane, dirigiu uma dinâmica bem envolvente, com direito até a uma árvore de livros e uma galeria de fotos das crianças retratadas e desenhadas pelo filho artista de Eliane. Os autores presentes, com direito a apresentações falaram para uma plateia de criancinhas a idosos que  interagiram em todas as ações criativas. Denise Coimbra, Dulce, Pedro, Neusa Ramos que me presenteou com toda a sua coleção de livros.
A convite da responsável pelas escolas infantis do município, Nilmar A. A.C. Santos, que se veste de Boneca Lelê, fomos à 3ª escola municipal, dia 20/9, 9 h. Que lindo o depoimento e a postagem de belos momentos vivenciados, encerrando, dessa vez,  a trilogia de escolas visitadas. Segundo a Diretora da instituição Maura Helena Lopes : “O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Valdira Maria Rezende Silva viveu hoje um dia histórico. Um presente...❤️
A Lelê trouxe para nos visitar uma linda família de escritoras, ilustradoras, amigas de infância!
Contadoras de histórias e sonhos! 
Dulce Couto, Dinorá, Diva e Dona Emília, grata pela visita e pelos momentos compartilhados.
#incluaoamor#
#excluaopreconceito# 
E mais uma postagem revela  o quanto foi tocante cada encontro, mostrando o quanto Bom Despacho está à frente...o depoimento é de Cida Carvalho: • 
“EducAção Bom Despacho - Projeto Bom Despacho Bom Delê
Obrigada, Dinorá Couto Cançado pelo carinho com nossas crianças e com todos nós de BOM Despacho.
Sua presença, seu carisma, seus ensinamentos ficarão para sempre gravados em nossas cabeças e corações.
Você fez a diferença por todos os lugares onde esteve.  Obrigada, Dinorá!
Você fez a diferença no aprendizado e na vida de nossas crianças!!!!
Obrigada a você, Dulce, Diva e Pedro!
E Emilene Sergio, conclui — com Maura Helena Lopes, que me alegrou demais com uma camisa do projeto da escola• 
“Projeto Bom Delê no CEMEI Valdira a todo vapor!
A LITERATURA como forma de INCLUSÃO!
INCLUA o AMOR, EXCLUA o PRECONCEITO!”


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também