Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Van Gogh por Gauguin

Van Gogh por Gauguin

Cultura por Renata Barcellos em 2019-10-07 23:44:15

Ontem, fomos assistir ao primoroso espetáculo Van Gogh por Gauguin. Confesso, estava curiosa para saber qual seria a abordagem. Resultado: impactadas com a forma como o drama foi abordado.

Ao entrar no teatro, o público já depara-se com um cenário síntese do enredo: desordem, melancolia... ou seja, dialoga com o que será encenado: a relação de Van Gogh com Gauguin. O espetáculo apresenta uma ficção na qual Gauguin, num agonizante delírio, vive sob o peso de sua responsabilidade no final de vida trágico do amigo Vincent. A autora Thelma Guedes teve a habilidade de escrever um texto tenso para retratar a suposta relação de dois grandes representantes da pintura mundial: o holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) e o francês Paul Gaughin (1848-1903). Mas, ao mesmo tempo, sensível com a estratégia da narrativa através das correspondências. A qualidade do texto consolidá-se com a bela atuação dos atores Alex Morenno e Augusto Zacchi e direção de Roberto Lage. Principalmente, nas cenas mais dramáticas como a do momento da partida de Gauguin na qual Van Gogh lhe diz: “ O que devo fazer para te provar o meu amor?” e da revelação do motivo da orelha cortada de Van Gogh.

Destaco também a reflexão sobre a vida de um pintor: “A vida intensamente terrível para nós (pintores). Infelizes, naturalmente”.

Enfim, um espetáculo que nos leva a conhecer e a refletir sobre a relação desses dos grandes pintores. Vale a pena conferir!  

 

Fragmentos do texto:

 

“Eu até consigo sentir o cheiro dos girassóis de Van Gogh”.

“Fomos o sol um do outro. Fomos a escuridão um do outro”.

“Se eu deliro, pintarei uma noite delirantemente estrelada”.

“É um tributo ao velho poeta Petrarca! E ao novo poeta Paul Gauguin!

“Enquanto houver viventes, os mortos viverão”.

SERVIÇO

 

DATA: 04-10-2019 a 27-10-2019

HORÁRIO: Sexta e sábado, às 20:00 Domingo, às 19:00, na Casa de Cultura Laura Alvin.

 

 

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também