Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Shows > João Ventura

João Ventura

Shows por Betty Silberstein em 2019-11-23 19:15:12

João Ventura – João Alberto de Melo Silveira – formado em Música e Mestre em Piano pela UFBA, mostra seu talento desde os 4 anos de idade. A partir da adolescência, começou a exercitar seu dom musical (tocar piano, violão, cantar, compor) nas rodas de amigos até a interpretação em festivais, com canções próprias. Em quase todos que participou, foi finalista. Em um deles, o Sescanção 2007, ganhou o primeiro lugar e recebeu vários prêmios.

Em 2012, João denominava-se como músico essencialmente popular. Entretanto, à medida que os estudos se aprofundavam na faculdade, descobriu o quanto o “toque” erudito do curso poderia auxiliar sua música popular.

O acesso às mais diversas técnicas e gamas sonoras da música clássica levou o artista a unir as duas correntes (popular e erudita) procurando extrair o que há de melhor em cada uma. João propõe uma mistura sonora, na qual dois ou mais estilos diferentes convivem em perfeita harmonia nas peças que executa, proporcionando sempre um toque erudito em suas interpretações, no que tange à forma e à sonoridade. Foi neste contexto que surgiu o projeto Contraponto.

Essa renovação sonora e fusão estilística se dá no momento em que músicas compostas em períodos distintos são combinadas, sem que haja discrepâncias. Por exemplo: uma das releituras comporta uma mistura entre a “Insensatez”, de Tom Jobim, e a “Sonata ao Luar”, de Beethoven.

Um trabalho audacioso, desafiador e minucioso que exige pesquisa e bom senso para a produção de uma sonoridade rica e inovadora.

O projeto Contraponto não conta somente com combinações entre música erudita e popular específicas. Em alguns arranjos, a canção nacional é misturada com padrões de acompanhamento oriundos da música clássica, romântica, impressionista e afins. Além disso, existem mais combinações, como por exemplo: baião com salsa, samba com jazz, entre outras.

Em julho de 2015, João Ventura foi aprovado na seleção de Doutorado em piano na cidade de Lisboa, onde reside atualmente. Dos corredores da faculdade para o Tejo Bar – o mítico bar de Alfama, ponto de encontro de músicos e da boemia lisboeta, foi onde chamou a atenção de Madonna, que, pouco depois de o ouvir tocar, o convidou a acompanhá-la na sua atuação na Met Gala de 2018 – um dos eventos mais mediáticos do mundo. Um dos Contrapontos que fez para a Rainha do Pop foi Für Elise, de Beethoven, e Hallelujah, de Leonard Cohen.

Para ouvir o Contraponto Garçon (Reginaldo Rossi) x O Voo do Besouro (Rimsky Korsakov), acesse:

 www.youtube.com/watch?v=gkNup0nwoy4&list=PLKQIzspRhPebllYtG6vT7wrXP

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também