Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > A importância das ARTES

A importância das ARTES

Cultura por Renata Barcellos em 2020-03-25 08:17:22

   Infelizmente, não há ainda plena conscientização da sociedade do caráter humanizador das Artes. Muitos ainda perguntam: para que serve arte plástica, música, teatro, dança, cinema...? A resposta mais comum é: à satisfação, ao lazer, ao deleite do espírito cuja interpretação mantém-se (muitas vezes) equivocada: de "coisa supérflua", de luxo, de quem tem tempo (e dinheiro) para frequentar centros culturais (teatros, cinemas e galerias). Urge o entendimento de dois aspectos: primeiro: proporcionar PRAZER, gera bem-estar físico e psicológico; segundo: há diversas atividades artísticas GRATUITAS.
    E, neste momento de confinamento social, estamos presenciando e sendo agraciados por diversas ações de artistas, de produções culturais ao disponibilizarem shows, espetáculos ... para o entretenimento da população. Parabéns a cada um pela bela e humana iniciativa. Com cada uma, ficamos esperançosos de um mundo melhor. O indivíduo menos favorecido (sobretudo) precisa entender que essas áreas podem e devem ser APRECIADAS e "CONSUMIDAS” também por eles. Lutem pelo seu direito ao acesso à CULTURA!!!
    Neste período atual, o que fazer em casa com idosos, crianças e adolescentes? Quanto a estes dois últimos, estudar! É necessário entender que não são férias. Portanto, a construção de conhecimentos deve continuar das áreas do saber. Os responsáveis devem incentivá-los e cobrá-los. Além disso, todos nós podemos e devemos mergulhar no universo infinito das diversas formas de expressão das ARTES. 
    É tempo de REINVENTAR-NOS! REEDUCAR-NOS! Só através das ARTES, o homem suportará todas as mazelas sociais vivenciadas. Elas são o alimento da alma. O corpo e a alma não podem padecer neste momento. Urge cuidar também do psicológico. Nada de depressão! E sim de SUPERAÇÃO, de RESILIÊNCIA.
    Os artistas das diversas áreas estão fazendo a parte deles. E você está fazendo a sua? É hora de prestigiarmos e elogiarmos a iniciativa desses profissionais. Assistirmos a seus trabalhos e divulguem-nos! A segui, mencionaremos algumas louváveis contribuições sociais:
Como Márcio Gomes ao cantar Ave Maria, às 18 horas, da janela de sua residência. Conforme ele: “Minha ação foi totalmente sem pretensões e nunca imaginei tomar esta proporção. Todo mundo aplaudindo muito. O Vídeo viralizou. Continuo fazendo ação todos os dias às 18 horas pela janela. Farei show na página do CLARO RIO, chamado Boleros”. Será maravilho com certeza! Fã cada vez mais! O show dele quem não foi, VÁ! É um grande encontro de harmonia, de muita música... Sentimo-nos acolhidos e em família. 
    A Palavra Z Produções Culturais disponibilizou espetáculos infantis e adultos gratuitamente online. Segundo eles: “O objetivo é contribuir com a conscientização da população sobre as medidas de prevenção necessárias, além de garantir a diversão, o entretenimento e o bem-estar das famílias, nesse período tão delicado em que precisarão ficar mais tempo em suas casas. Neste final de semana teremos a exibição da “TRILOGIA DO AMOR – Três histórias de amor para crianças”, que conta com os espetáculos: *A GAIOLA*Dia 20 - sexta-feira de 10h às 14h, *CONTOS PARTIDOS DE AMOR* Dia 21 - sábado de 10h às 14h e *VAMOS COMPRAR UM POETA* - Dia 22 - domingo de 10h às 14h”. 
     A Zeus Produções divulgou “consciente da importância em manter as crianças em casa e seguras, a partir de hoje, libera GRATUITAMENTE, a peça infantil ‘’A FADA DO DENTE E O UNICÓRNIO‘’, reforçando a ossa missão de inclusão e socialização através da arte e cultura, para tanto, basta acessar: https://www.zeusnegocios.com.br/teatro-em-casa-1”.De acordo com eles : “Nós da Zeus Produções estamos muito felizes com a repercussão da ação solidária que fizemos, liberando gratuitamente uma de nossas produções, permitindo que as crianças tenha acesso a conteúdo exclusivo neste momento tão difícil de isolamento social. Meu nome é Ana Ferguson e sou Diretora da Zeus Produções”. Que venham outras iniciativas!!! 
    Jean Mendonça, fundador da Cia Banquete Cultural, nos revela que através da plataforma digital abre um importante passo para o mundo e solidifica-se na missão de continuar servindo seu banquete e lutando por um mundo mais fraterno e empático”. O espetáculo Áurea, a Lei da Velha Senhora, com dramaturgia e direção dele, anuncia os novos tempos que se aproximam. A frase derradeira é:­ “Se o tempo cura feridas, me encontre depois de amanhã...”. Para ele, “há nessa fala do coro uma forte dose de esperança, uma luz em meio a tantas intempéries, um sopro de vida para um povo já cansado da guerra. Agora, com este isolamento social forçado e necessário por causa da pandemia do Coronavírus, artistas reinventam-se e dão um show de solidariedade”. Estreia no sábado de 04/04/2020, às 19h, no canal de YouTube da Cia Banquete Cultural. 
Link do canal de YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCxqppsukwrYPdNUkiPgRhLA
Link da página no Facebook: https://www.facebook.com/banqueteculturalrj
    O Projeto no Palco da Vida não podia ficar fora desta louvável iniciativa. O espetáculo Memórias de Nossa Infância com direção de Wal Schneider apresentado há mais de 10 anos traz um mar de poesia, manifestação artística, possibilidades e provocação ao público de diversos tipos. Segundo o diretor, Memórias não é só um espetáculo simples de teatro, no qual se assiste e se volta para zona de conforto sem ter noção do mundo que está a nossa volta, é o porta voz do cidadão muitas das vezes oprimido, limitado e cego de não ver possibilidades. As provocações que os atores colocam na interpretação, na voz, no corpo, até mesmo o figurino, de tão simples, chega na alma de todo cidadão que precisa se ver, além dos atores ter um diálogo cara a cara com a plateia, com a alma nua, sem personagem, pois é a maneira de chegar ao coração das pessoas. Precisamos dessa aproximação, ver gente de carne e osso, e o teatro tem esse poder”.
    O espetáculo Memórias de Nossa Infância com direção de Wal Schneider apresentado há mais de 10 anos traz um mar de poesia, manifestação artística, possibilidades e provocação ao
público de diversos tipos. Segundo o diretor, Memórias não é só um espetáculo simples de teatro, no qual se assiste e se volta para zona de conforto sem ter noção do mundo que está a nossa volta, é o porta voz do cidadão muitas das vezes oprimido, limitado e cego de não ver possibilidades. As provocações que os atores colocam na interpretação, na voz, no corpo, até mesmo o figurino, de tão simples, chega na alma de todo cidadão que precisa se ver, além dos atores ter um diálogo cara a cara com a plateia, com a alma nua, sem personagem, pois é a maneira de chegar ao coração das pessoas. Precisamos dessa aproximação, ver gente de carne e osso, e o teatro tem esse poder”.
    Link: http://nopalcodavida.com.br/performance-da-peca-memorias-de-nossa-infancia-na-casa-franca-brasil-21-10-2018/
    Na Literatura, estamos tendo também pelas ações como a de Jaquelime Brum com a Hora da história, para o infantil , 17 horas, pelo Facebook, de Bruno Black com História por telefone para idosos (Se tens um dom, seja!) e de Jammy Said com Lives diárias, 20 horas, com Quiz sobre autoria de poemas, livros... pelo Facebook, entre outras iniciativas na atual conjuntura.
     Conforme Jammy Said, a importância da Arte, no período de Quarentena, é "importantíssima. Quarentena, é "importantíssimaVejo que se fala muito em afeto na internet entre os Artistas e União. Mas na hora de abraçar um causa nobre acontece isso: a falta de colaboração e pouco apoio da Classe artística. Logo após, iniciei o meu Sarau Florescer Nit.Virtual (On Line ) e lembro de não ter nenhum Sarau On Line e Lives de coordenadores de Saraus etc..Vejo eu semeei a sementinha, porque muitos visualizaram minha iniciativa. E, em seguida, começaram a surgir vários Saraus Virtuais e Livre. Também para divulgar os Artistas, tenho uma programação durante a quarentena podendo ficar após chama-se  Quizz Quem é o Autor ou Autora. No Instagram ,às 18:00, todos os dias chamando o pessoal para meu Facebook Oficial Jammy Said. DIVULGAÇÃO DE LIVROS,CULTURA E POESIA. Às 21:00, a live ao vivo é no meu Facebook oficial sempre renovando os livros e com uma nova leitura dos textos. Facebook oficial sempre renovando os livros e com uma nova leitura dos textos. O Sarau Virtual está em Vídeos nos meus álbuns do meu Facebook Oficial Jammy Said.Também divulgo os Artistas e o Sarau no meu Canal Cultural no Youtube Foca na Cultura com várias Reportagens com personalidades da Cultura. Minha página no Instagram @Jammy.Said
    Que venham outras iniciativas!!! Que venham outras iniciativas!!!  EMBREAGAI-VOS DE ARTES!!! CUIDEM DO CORPO E DA ALMA!!!    
                                                        

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também