Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > CarnaLivros inclusivo

CarnaLivros inclusivo

Cultura por Dinorá Couto Cançado em 2020-04-01 11:39:52

O 1º grito de Carnaval Inclusivo da BiblioBraille: Carnalivros

Depois de 25 anos de ações inclusivas na Biblioteca Braille Dorina Nowill foi realizado  o 1º Grito de Carnaval - o CARNALIVROS, que conseguiu resultados incríveis, a curtíssimo prazo.
 Divulgando o Prêmio Culturas Populares 2019, edição Teixeirinha, duas autoras presentes e contempladas – Dinorá Couto e Onã Silva incentivaram mais duas artistas que concorreram – Renata Gomes e Salete Moreira. Viram que a edição Teixeirinha, promovida pelo Ministério da Cidadania (Cultura), realmente,  reconheceu duas Mestras nesse grupo inclusivo participante dessa biblioteca especial!  O CarnaLivros foi no dia 21 de fevereiro de 2020, numa sexta-feira que antecedeu o Carnaval já tradicional, de 9 às 12 horas.
O 1º  grito de carnaval inclusivo da Bibliobraille, o CarnaLivros contou com alguns autores presentes: Onã Silva, Jerusa Eulálio, Maria José, Emanuel Lima, Alessandra Alexandria...e mais seis integrados a várias pessoas com deficiência visual, o público-alvo dessa atividade inovativa   que, com certeza, virá tradição.
Alguns comentários dos participantes:
Lucicleide Araujo Sousa Alves Foi um momento impar poder participar desta experiência. Obrigada! Todos fantasiados, alegria estampada nos rostos, conversando, divertindo-se. Um carnaval diferente permeado por muita cultura. Parabéns a todos os envolvidos!!!
Maria José Siqueira Campos:  Fiquei encantada com o belíssimo trabalho das colegas da biblioteca Braille, com uma ideia brilhante de um carnaval inclusivo, dando oportunidade para as participantes ter ideias e porem em prática, um método a ser seguido. Parabéns Dinorá e sua equipe nota 10.
Solange Passos Realmente fantástico! Precisam vivenciar a rotina desse lugar mágico! Viva a equipe chefiada por Léo, com Noeme, representante maior das pessoas com deficiência visual.
A professora Dinorá!! Desbravadora desse projeto IMPAR.
Capaz de dinamizar inúmeros projetos. Todos eles envolvendo a leitura, instrumento maior de seus sonhos, para levar ao mundo a inclusão de almas fantásticas como São os diferentes!!
VIVA a BBDN!!
Já a companheira premiada, Onã Silva – A poetisa do Cuidar fez um relato completo com atividades que se desdobram a cada dia, em suas redes sociais, conforme síntese abaixo:
“APRESENTAÇÃO DE CULTURA POPULAR INCLUSIVA
Realizei uma apresentação inclusiva para a iniciativa cultural: “A tradição do cordel faz bem para a cultura e promoção da saúde” (Edital Culturas Populares: Edição Teixeirinha)
Participei de um momento inclusivo organizado por Dinorá Couto Cançado, Presidente da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses (AIAB), que ocorreu na Bibliobrailledf Dorinanowill, Taguatinga-DF.
Resumo da minha apresentação cultural inclusiva: conversei com as pessoas com deficiências; levei principalmente meus livros voltados para cultura popular (cordel); apresentei o "cordelim" "Bote apelido não... Bote amor no coração"; criei e cantei a "Marchinha da Inclusão"; vesti uma roupa especial estampada com as capas dos meus livros; levei acessórios da cultura popular (chapéu de nordestino, mini pandeiros, chocalhos).
Foi realmente um momento inclusivo, por meio da literatura e cultura popular.”

Nina Fernandes:  Hoje, a convite da escritora e amiga, Alessandra Alexandria🌺 tive o privilégio de conhecer um pouquinho do excepcional trabalho na Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga. Fiquei encantada com tanto carinho, humildade e muito talento daquele povo lindo. Foi tanto aprendizado, além de poder perceber que podemos enxergar a vida com outros olhos!
Obrigada, amiga querida! #avidanosensinaaenxergarcomo❤
A autora Alessandra Alexandria, devidamente caracterizada com figurino literário, de prontidão para todos os registros fotográficos e gravação de vídeos, veio acompanhada de seu filho Mateus, de 8 anos, que  trouxe um personagem - mimo de novo título apresentado ao grupo carnavalesco, intitulado : Uai pai que bicho é esse? Ambos ficaram encantados com a estreia desse primeiro carnaval na Bibliobraille, divertindo-se bastante.

Links do Carnalivros – 1º grito de carnaval na Bibliobraille celebrando as culturas populares, em 21/2/2020

https://www.facebook.com/dinoracouto.cancado/posts/3202061046493772?notif_id=1582821026408002¬if_t=feedback_reaction_generic

https://www.facebook.com/dinoracouto.cancado/videos/3202577146442162/


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também