Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Ensino a distância (EAD): uma solução para a atual conjuntura

Ensino a distância (EAD): uma solução para a atual conjuntura

Cultura por Renata Barcellos em 2020-04-02 10:53:36

      Com a pandemia do Coranavírus, as instituições de ensino dos diversos segmentos da rede pública e privada estão aderindo e se adaptando à EAD. É fácil a transposição do presencial para online? Não! Precisamos ter DISCIPLINA! Devemos incorporar as novas tendências educacionais! Neste momento de isolamento social, EAD é a solução.

     Infelizmente, a maioria não está ainda preparada para lidar com os rumos do novo milênio. Urge acompanhar a dinâmica do mundo. A escola precisa reinventar-se, modernizar-se. As metologias ativas estão ao nosso dispôr. Todos devemos mergulhar nesta novidade. Aproveitar a oportunidade de encontrar novas formas de interagir com os alunos e de construção do conhecimento deles e nosso também. Hoje, temos o mundo em nossas mãos através do celular. Com este recurso tecnológico,  podemos acessar as redes sociais, email, sites para pesquisas... Em um click, temos o que almejamos.

      Municipios, estados e países estão mobilizando-se para tornar possível a EAD e disponível aos alunos conteúdos e atividades variadas, a fim de que possam continuar o estudo dos conteúdos das diversas áreas do saber. Os professores devem apropriar-se de ferramentas para que o planejamento prossiga e possam orientá-los. Vale destacarmos aqui o Google sala de aula. Basta ter uma conta no Gmail. Ao entrar no seu email, do lado direito, há vários ícones. Um deles é o sala de aula. Fácil, prático. Podemos postar material, propor atividades, avaliações e comentá-las de modo rápido. Estou adorando!

      Professor, é hora de se reinventar! Mergulhe em um universo novo! Pesquise e crie novas metodologias! Proponha atividades sobre a temática do “isolamento social” relacionada a sua área do conhecimento. EAD é uma realidade e, neste momento, uma necessiadade e possibilidade de não pararmos. Estamos em confinamento social, jamais de conhecimento. Este é permanente, contínuo. Urge incentivarmos os alunos, conscientizá-los de que, mesmo nas férias, sempre é tempo de acesso à cultura. Alunos devem ser autônomos. E nós estaremos a postos para orientá-los. Não para toli-los!

     Cada vez mais, EAD é a tendência do futuro. Aproveitemos o “agora” para construirmos um futuro melhor. Parar jamais! Cada minuto é precioso, único. Neste momento de Coronavírus, esta é a melhor alternativa. Viver é preciso! Façamos do confinamento, conhecimento. Caro diretor, estimule sua equipe de docentes e de discentes a produzirem! O mundo só é possível com cultura e educação. É primordial nos reducarmos urgente!      

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também