Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Recital de Biwa da renomada instrumentista japonesa Akiko Sakurai

Recital de Biwa da renomada instrumentista japonesa Akiko Sakurai

Cultura por em 2015-02-25 13:45:51

Aconteceu em 21 e 22 de janeiro pp. o Recital de Biwa da renomada instrumentista japonesa Akiko Sakurai, como primeiro evento em comemoração aos 120 Anos de Tratado de Amizade Brasil-Japão. A realização foi do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro em parceria com projeto Música no Museu.

Por que a artista Akiko Sakurai nos encantou:

Iniciando as comemorações aos 120 Anos do Tratado de Amizade Japão-Brasil no Rio de Janeiro a renomada instrumentista de Biwa, Akiko Sakurai, fez duas apresentações com entrada franca: em 21 de janeiro de 2015 no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, Sala 26, e no dia seguinte no auditório do CCJT - Centro Cultural Justiça do Trabalho.

Com participação do cônsul-geral do Japão Tsuyoshi Yamamoto e cônsul Sho Yamashita, os recitais foram realizados pelo Consulado Geral do Japão com parceria do projeto Música no Museu, diretor Sergio da Costa e Silva e diretor de produção Fernando Costa e Silva.

Tocando o Satsuma Biwa, a renomada artista encantou com canções tradicionais do Japão e narrativas dos Contos de Heike, obra literária denominada Heike Monogatari, compilada de histórias orais recitadas por monges viajantes que cantavam acompanhados por biwa. Os samurais também usavam o alaúde para concentração.

Quem viu a artista Akiko Sakurai segurando com graça e delicadeza o biwa, nem imagina seu peso. De grande simpatia, incansável, Akiko Sakurai posou com participantes. Além dessas apresentações participou de intercâmbio com alunos da Escola Japonesa do Rio de Janeiro e do Hatsugeiko no Instituto Cultural Brasil-Japão.

Texto de Teruko Okagawa Monteiro

Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Teruko Monteiro

Que alegria será para a renomada instrumentista Akiko Sakurai ser lembrada com carinho e admiração no Brasil!!!! Nosso Muito Obrigado pelo registro ao atuante Jornal Sem Fronteiras!!! Teruko

Publicidade

Veja também