Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Centro de Referência da Moda inaugura exposição “Moda em Quadrinhos”

Centro de Referência da Moda inaugura exposição “Moda em Quadrinhos”

Geral por em 2015-02-25 17:32:22

A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Centro de Referência da Moda de Belo Horizonte (CRModa), inaugura na próxima sexta-feira, dia 27, a exposição “Moda em Quadrinhos”, criada pelo designer mineiro, Martielo Toledo. A mostra apresenta ambientações, figurinos, bonecos e objetos que compõem a saga de ficção científica chamada “SCI-FI PUNK PROJECTS”, criada pelo designer para estampar sua coleção de camisetas comercializadas desde 2003 em Londres e Tóquio.

 

A exposição fica em cartaz até o dia 10 de abril, com entrada gratuita, e marca o início da nova agenda de funcionamento do CRModa ao público. As visitações agora podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h.

 

“É com muita satisfação que recebemos a exposição Moda em Quadrinhos com a curadoria de Martielo Toledo, que abre a temporada do Edital de ocupação do CRModa. Através de uma linguagem lúdica, simples e extrovertida a exposição traz ao publico a possibilidade de fantasiar a moda em outros universos. Além do mais, Martielo Toledo é um grande profissional que usa suas habilidades, com muita imaginação e um traço bem próprio em seus de desenhos, repletos de histórias para contar. Suas referências agregam valor as suas criações e interferências nos processos criativos ou produtivos. Moda em Quadrinhos vai de encontro à missão conceitual do CRModa, que é transpor os limites do mundo fashion, abrangendo pesquisas nas mais variadas áreas, de maneira globalizada, com liderança e criatividade . É um estimulo a todos os visitantes a criar sua própria historia”, afirma Marta Guerra, gestora do CRModa.

 

Lançada em 2013 no formato de graphic novel, pela Devir Livraria, em São Paulo, a trama de “SCI-Fi Punk Projects” mistura referências ufológicas, revelações da teosofia, descobertas científicas que a NASA fez em Marte, à cultura xamanista dos indígenas da região amazônica, no norte do Brasil. Já a estética dos personagens é inspirada nas logomarcas de bandas punk da década de 1970, como Sex Pistols, The Clash, Ramones e Misfits. Os protagonistas da série são El Rostro de Cydonia, Phobos, Deimos, Scorpion King e Cowboy Punk, heróis mascarados que lutam contra a transmutação caveira, um vírus alienígena criado pelos Et´s Red Hunters que ameaça extinguir a raça humana.

 

Na exibição do CRModa, o público poderá conferir a linha do tempo em projeção com os melhores looks ao longo da carreira do estilista, bem como ouvir  a trilha sonora exclusiva composta para a saga,  pelo DJ e produtor Anderson Noise, além de um vídeoclipe de animação criado pela produtora Tanto Expresso.

 

O designer Martielo Toledo é natural de Itapecerica/MG. Estudou design de calçados, ilustração e estilismo na Escola de Belas Artes da UFMG. Em 1994, lançou sua primeira coleção de roupas com o nome de “Salve-Rainha”, ganhando a capa da revista ELLE BRASIL e vários destaques na imprensa especializada brasileira. Desde então participou de diversos trabalhos com destaque, entre eles o figurino de diversos espetáculos, tais como “Desiderium” da Cia de Dança 1º Ato (1996), “Magazine” da Cia de Dança UR=HoR (1999), “Insólito” da Cia de Dança Seraquê (2002). Também assinou trabalhos como figurinista de clipes musicais, filmes e campanhas publicitárias.

 

Novos dias e horários de funcionamento

 

Com a abertura da nova exposição “Moda em Quadrinhos”, o Centro de Referência da Moda de Belo Horizonte apresenta também outra novidade. A partir desta semana, o espaço passa a abrir ao público também aos finais de semana, durante o dia, e nos dias de semana até o início da noite. O público poderá visitar as exposições e demais dependências do CRModa de terça a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados e domingos, das 10h às 14h.

 

Criado em 2012, o Centro de Referência da Moda de Belo Horizonte é um dos poucos espaços culturais do Brasil voltado exclusivamente para a área. Promove exposições, debates, seminários e oficinas, além de outras ações de apoio a estudantes universitários de moda, professores, estilistas, profissionais do comércio, indústria e comunidade em geral. O espaço cultural ocupa uma das mais belas edificações da cidade, localizado na esquina da Rua da Bahia com a Avenida Augusto de Lima.

 

O prédio neogótico, em estilo manuelino, foi construído em 1914 e, em seus cem anos de existência, sediou importantes instituições histórico-culturais de Belo Horizonte, como o Conselho Deliberativo da Capital, a Biblioteca Municipal, a primeira rádio da cidade (PRC-7, Rádio Mineira), as aulas inaugurais da Escola de Arquitetura da UFMG, a Câmara Municipal, o Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães, o Museu da Força Expedicionária Brasileira e, mais recentemente, o Centro de Cultura Belo Horizonte.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também