Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Artes Plásticas > Banco de Tecido

Banco de Tecido

Artes Plásticas por Betty Silberstein em 2015-03-01 16:58:41


Um banco de... tecidos?

Isso mesmo! Tecidos. E não dinheiro! Aqui não tem dinheiro. A moeda corrente tem cor, textura e QUILO! Um local diferenciado, onde você pode depositar, retirar ou estocar quilos de qualquer tipo de tecido.

A ideia surgiu há alguns anos, quando a cenógrafa e figurinista Lu Bueno percebeu que possuía quase uma tonelada de tecidos dos mais diversos tipos, textura, cor e tamanho e que não tinha onde guardar todo esse acervo de 25 anos de trabalho, digamos... um tanto acumulador. Lu começou uma ação entre amigos, também figurinistas, que traziam panos e mais panos, entusiasmados com a ideia de recolocar aqueles tecidos no mercado, novamente em uma linha de produção, impedindo que tudo embolorasse e acabasse descartado no lixo.

Logo surgiu a ideia de um negócio inovador (alguém sabe onde existe no mundo algum outro Banco de Tecido???), que tem tudo a ver com economia criativa e sustentabilidade.

Sabe aquele tecido que sobra de produções, projetos, decorações e se perde pelos cantos nas malas, gavetas e armários? Panos que passam anos esquecidos ou empoeirando em alguma sacola? Pois é: agora eles podem ganhar uma nova chance de uso!

Este Banco sui generis dá uma segunda chance de reaproveitamento a essas fazendas e retalhos que, aliás, vêm cheios de história: cenário de uma peça, restos encontrados numa caçamba, sobra de ópera ou de um programa de TV. E é também um local de encontro onde profissionais podem trocar conhecimento sobre tecidos e seu uso ou reuso...).

O Banco de Tecido é um espaço que disponibiliza cortes de tecidos diversos, onde se pode depositar, retirar e comprar tecidos por quilo.

Você pode participar de duas formas: como CLIENTE REGULAR, comprando diretamente os tecidos. O custo por quilo na loja de qualquer tipo de tecido é de R$ 35,00 (os cortes especiais para patchwork saem um pouquinho mais caro que isso, mas vale a pena, pois vêm passadinhos e separados por cores, combinando), ou como CORRENTISTA, depositando e retirando tecidos. O peso do seu tecido depositado se torna um crédito para retiradas posteriores.

O custo destas transações é de 20% dos quilos. Por exemplo: se alguém trouxer 10 quilos de lã, fica com um crédito de 8 quilos, que podem ficar depositados, podem ser retirados, quando quiser, trocados por viscose, seda, algodão, linho, veludo, feltro, etc.

As sócias Lu, Carolina e Andressa fazem questão de trabalhar apenas com tecido de reuso, ou seja, de segunda mão: sobras de rolos e cortes da produção artística (eventos, cenografia e figurino) e de confecção.

Esse trio inventivo quer ampliar o negócio, oferecendo palestras, cursos e oficinas, além de promover ações que visem informar as pessoas sobre a importância dos tecidos, de onde são retirados e para onde vão ao serem descartados. Muito importante, nos dias de hoje, pensarmos em novas formas de lidar com tecidos (e outros bens de consumo!) de maneira mais inteligente e sustentável!

 

Venha conhecer e fazer parte criativa e divertida ação de sustentabilidade! 

 

LOCAL: Rua Campo Grande, 504 - SP (Capital)

TELEFONE: (11) 4371-3283

HORÁRIO:  2ª a 6ª, das 9h30 às 18h

SITE: www.bancodetecidos.com.br

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também