Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > GLOBAL SUMMIT OF WOMEN – 2015

GLOBAL SUMMIT OF WOMEN – 2015

Eventos por Betty Silberstein em 2015-05-17 19:26:24

Pela primeira vez, em 25 anos, o Brasil sediou em São Paulo (entre os dias 14 e 16 de maio) o mais importante Fórum Internacional de Negócios e Economia para Mulheres, com mais de mil participantes, vindos de 63 países, para o Global Summit of Women (ONG com sede em Washington, Estados Unidos, fundado em 1990). Com foco em negócios, foi concebido com a participação dos setores público, privado e sem fins lucrativos, com o objetivo de ampliar oportunidades para mulheres por meio do intercâmbio de soluções de trabalho e de estratégias criativas em diferentes partes do mundo.

Conhecido como “Davos das Mulheres”, este encontro global traz Nguyen Thi Doan (Vice-Presidente do Vietnam), 30 ministras de diversos países, 45 CEOs e centenas de líderes empresariais dos quatro continentes.

O Summit é um Fórum de Negócios para mulheres líderes de todos setores, reconhecido como fórum para a demonstração prática de estratégias e iniciativas na promoção de oportunidades econômicas das mulheres ao redor do mundo. Apresenta inúmeras sessões sobre o crescimento de empresas dirigidas por mulheres e destaca as competências necessárias para subir os degraus corporativos.

A abertura oficial foi feita por Irene Natividad, Presidente do Global Summit of Women, que afirmou a organização do Summit estar muito satisfeita por realizar essa 25ª edição num país cuja economia é a sétima maior do mundo, e em São Paulo, a capital de negócios do Brasil. Citou algumas mulheres brasileiras empreendedoras de sucesso, dando destaque a Alcione de Albanesi, a mulher que está transformando o sertão do Brasil, com seus “Amigos do Bem”: uma ação inspiradora, liderada por Alcione que, junto com seu enorme grupo de 5.000 voluntários, criou e administra as Vilas Agrícolas (ou Cidades do Bem). Através de projetos agrícolas de desenvolvimento sustentável adaptados a cada região, esses núcleos têm o objetivo de gerar trabalho, moradia e melhoria social.

No primeiro dia da Cúpula, o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy participou com o tema “Como fazer negócios no Brasil”, apresentando sua visão de economia do país e as áreas de potencial investimento para os participantes, juntamente com Denise Pavarina, Presidente da ANBIMA-Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

Foi anunciada a homenagem a Phumzile Mlambo-Ngucka, Sub-Secretária Geral da ONU e Diretora Executiva da ONU Mulheres, com o prêmio Global Women’s Leadership Award, por sua longa trajetória em defesa do emponderamento das mulheres – globalmente e na África do Sul, país onde foi Vice-Presidente e Ministra.

Pela primeira vez, o Summit também saúda uma organização – Accion – por décadas de apoio ao crescimento empresarial na América Latina.  

O Brasil foi referenciado com o Brazilian Women’s Leadership Award, concedido a Rosmary Corrêa, a primeira mulher a desenvolver e liderar uma Delegacia de Polícia em São Paulo, especializada em casos de violência da mulher; o modelo foi replicado em todo país.

Para estimular o aparecimento de novas mulheres de negócios, 150 universitárias de São Paulo participaram do Youth Forum, painel formado por jovens mulheres de talento que contaram sucessos e desafios de suas trajetórias. Desse grupo, 20 promissoras mulheres de negócio foram selecionadas para participar de todas as discussões do Summit, gratuitamente.

Com o objetivo de promover as competências empresariais entre os jovens, foi realizado também um concurso, com o apoio da Microsoft Brasil, para a criação de um aplicativo que atenda às necessidades da comunidade. Os vencedores receberão treinamento empresarial e tecnológico para desenvolverem seus aplicativos.

Embora o Fórum seja realizado e focado para mulheres, os homens também participarão e ministrarão palestras. Partindo do princípio de que as mulheres que progridem devem firmar parcerias com homens, o programa do Summit inclui um fórum de homens, presidentes corporativos, com o tema “Case de Negócios para a diversidade de gênero”. Participaram altos executivos da Metlife Asia, Avon Brasil e Região Sul, General Motors América do Sul, Sodexo Brasil e McDonald’s América Latina.

O Brasil e São Paulo, principalmente, se sentiram honrados de sediar evento de tal porte.

E o Sem Fronteiras, honrado em poder participar do mesmo.

 

Foto: Irene Natividad (Presidente do Global Summit of Women), na abertura do evento. E à esquerda, Nguyen Thi Doan (Vice-Presidente do Vietnam)

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Leonilda M. Schellin

Realmente fantástico. Parabéns. Eu nem tinha conhecimento da existência desses trabalhos.

Publicidade

Veja também