Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Búzios recebe Caravana “Territórios do Petróleo”

Búzios recebe Caravana “Territórios do Petróleo”

Geral por Jose Gonzaga de Souza em 2015-06-11 18:56:15

Dando continuidade às comemorações do Mês do Meio Ambiente (com uma agenda que começou dia 6 e termina no dia 30, incluindo caminhada, pedalada, reflorestamento e vistoria nas praias da cidade, entre diversas atividades. Ver agenda completa no site: (búzios.rj.gov.br), a Prefeitura de Búzios recebe nesta quarta-feira, dia 10, a Caravana do projeto “Territórios do Petróleo”.
 
 A Caravana do projeto “Territórios do Petróleo” — uma condicionante de licenciamento ambiental federal conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e desenvolvido pela UENF em parceria com a PETROBRAS — chega a Búzios dia 10 de junho. A estrutura fica até o dia 17 na Praça Benedita Santos Silva (“Dona Dita”), na entrada da Ferradura. A Caravana funciona em um aparato composto por uma carreta adaptada e três tendas contendo vasto material informativo sobre o mundo do petróleo e da energia em geral. Búzios é o décimo município da Bacia de Campos a receber a estrutura, que tem entrada franca.
 
O projeto “Territórios do Petróleo” atende às diretrizes do IBAMA e responde à Nota Técnica CGPEG/DILIC/IBAMA N.01/10. O documento determina as diretrizes para a elaboração, execução e divulgação dos programas de educação ambiental, desenvolvidos regionalmente, nos processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos marítimos de exploração e produção de petróleo e gás. Em sua linha B, a normativa aborda o “Controle Social da Aplicação de Royalties e de Participações Especiais da Produção de Petróleo e Gás Natural” e tem como objetivo apoiar um público diversificado no acompanhamento, divulgação e discussão pública em torno da distribuição e aplicação dos recursos financeiros.
 
Quem visitar as instalações da caravana vai ter acesso a totens com conteúdos interativos relacionados aos temas desenvolvidos pelo projeto, painéis retratando diferentes formas de uso da energia ao longo da história e jogo educativo com conceitos associados à temática do projeto. Nesse jogo, o tabuleiro ocupa um cômodo inteiro, e as peças são os próprios jogadores. A programação conta ainda com mostra de cinema, teatro, mesa-redonda e oficina para discutir problemas do município e visões de um futuro melhor.
 
Após a passagem da Caravana, começa o chamado “Ciclo de Formação”, que promove oficinas oferecidas aos grupos de cidadãos provenientes dos grupos de participantes mobilizados durante sua passagem. As oficinas de formação envolvem temas como impactos socioambientais, políticas públicas, licenciamento, educação ambiental, royalties, controle social e linguagens jornalística e audiovisual. Ao final, os participantes da ação educativa de cada município formarão o “Núcleo de Vigília”, dedicado a pesquisar sua realidade, entender o impacto da indústria do petróleo e ainda compilar e difundir informações que permitam um avanço na participação e gestão do controle social municipal sobre a aplicação das receitas do petróleo.
 
O projeto é resultado direto do diagnóstico participativo do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos (PEA-BC), que apontou grave déficit de informações sobre os royalties e as participações especiais. Após Armação dos Búzios, a Caravana do projeto “Territórios do Petróleo” vai terminar o seu itinerário em Campos.
 
Fonte: Prefeitura de Armação dos Búzios - comunicacao@buzios.rj.gov.br

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também