Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Organics Brasil

Organics Brasil

Geral por Betty Silberstein em 2015-06-13 11:26:24


 

Organics Brasil é um programa de promoção internacional dos produtores orgânicos sustentáveis, fomentado pela Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com direção executiva do IPD, Instituto de Promoção do Desenvolvimento.

Criado em 2005, o Organics Brasil tornou-se referência nacional e internacional do setor, solidificando sua posição como um canal de integração importante entre os produtores da cadeira produtiva brasileira de orgânicos, as empresas e o mercado internacional em sua crescente demanda.

O objetivo principal do Organics Brasil é estimular o comércio internacional de produtos orgânicos, através de Feiras Internacionais, Eventos, Rodadas de Negócios, Visitas Dirigidas e demais Ações Promocionais.

Participar do Organics Brasil é potencializar um importante esforço conjunto que visa ampliar a participação brasileira no grande mercado mundial dos orgânicos. Significa, também, colocar a serviço da sua empresa uma marca que conquistou espaços e é vista como uma garantia a mais de qualidade.

Criado em 2005, o Organics Brasil se tornou referência nacional e internacional do setor, solidificando sua posição como um canal de integração importante entre os produtores da cadeira produtiva brasileira de orgânicos, as empresas e o mercado internacional em sua crescente demanda.

Iniciou com 12 empresas do Paraná. Hoje, são 60 empresas associadas, dos segmentos de alimentos, bebidas, matéria-prima, ingredientes, têxtil, cosméticos, certificadoras e serviços.

O Brasil, país de grande biodiversidade, é um dos patrimônios ambientais mais importantes do mundo. De aspectos variados e ricos, com inúmeras espécies unicamente encontradas em suas regiões, o Brasil é visto como um dos países mais associados à natureza e à necessidade de preservação sustentável. O Projeto Organics Brasil escolheu a biodiversidade como conceito para expor ao mundo os produtos “orgânicos por natureza”, ressaltando a riqueza em seus seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.

Segundo Ming Liu (Coordenador Executivo): “o Programa Organics Brasil está alinhado com o que o segmento global destacou na BioFach 2014 em Nuremberg, sobre a nova fase de grandes desafios que os orgânicos vivem. Será uma inspiração para a proposta do novo Convênio que estamos renovando com a ApexBrasil (2014-2016), que abrangerá uma fase para consolidar mais ainda a imagem do país no mercado global nos próximos dois anos.”

 

Pontos importantes dessa fase, denominada de Organics 3.0, incluem:

- como integrar uma cadeia produtiva com o mercado de forma sustentável dos recursos e energias naturais como base para seu crescimento.

- atenção a estratégias de impacto socioambientais, desenvolvimento social e não apenas de perfeição técnica.

- transparência no relacionamento entre produtor-mercado, na transferência de valor dentro da cadeia, para evitar ao máximo o chamado “green washing” mercadológico.

O Movimento Orgânico adotou nesta fase temas como nutrição, saúde humana, conservação do solo e água, acesso livre a sementes, propriedade rural, bem-estar animal; quebra de barreiras comerciais e subsídios que prejudicam a maioria e que normalmente favorecem pequenos grupos de países na medida em que criam barreiras técnicas e comerciais.

É também uma preocupação conhecer as diferentes regulamentações de países existentes e acordo de equivalências, permitindo um acesso maior a produtores ao mercado global, auxiliando a implementar bases sólidas para o crescimento de nosso mercado interno.

O Espaço Orgânico, da Organics Brasil nesta Bio Brazil Fair, a 11ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, recebeu Presidentes e Diretores de Empresas, Varejistas, Compradores Nacionais e Internacionais. Negócios e networking comprovam o sucesso da iniciativa.

Para mais informações sobre o Organics Brasil, entre em contato por e-mail com a equipe de atendimento: 

 

Sandro Vieira - presidente sandro@ipd.org.br

Michelle - administrativo-financeiro michelle@organicsbrasil.org

Márcia - atendimento ao associado marcia@organicsbrasil.org

Alethea - inteligência comercial alethea@organicsbrasil.org

Ming Liu - coordenador executivo ming@organicsbrasil.org Parceiros:

Vera Moreira - assessoria de imprensa vera@veramoreira.com.br

Cobi C Cruz - design cobi@cobidesign.com.br

info@organicsbrazil.org

 

FOTO: Vera Moreira e Márcia Marsal se encantam com a qualidade do Jornal Sem Fronteiras, que visitou este Espaço Orgânico, na Bio Brazil Fair, em São Paulo.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também