Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Semana de Artes e Culturas Internacionais da ALAB, III SACI, recebe consagração pública e Búzios fica mais cosmopolita!

Semana de Artes e Culturas Internacionais da ALAB, III SACI, recebe consagração pública e Búzios fica mais cosmopolita!

Eventos por Jose Gonzaga de Souza em 2014-08-13 20:24:24
Os Diretores da Fundação Rio Branco e ALAB, realizadores do III SACI, bem como o Secretário de Turismo José Márcio, que também representava o Prefeito de Búzios, André Granado, assim como importantíssimos apoiadores desta III Semana de Artes, que fez a península buziana transpirar cultura, estão felizes com a certeza do dever cumprido. Foi realizada na nossa feliz-cidade, com a presença de mais 5.000 pessoas, durante os cinco dias do evento, com muita paz, alegria e confraternização entre povos diferentes. Um promissor acontecimento que ajuda a alavancar a tão almejada política pública, do turismo sustentável e de qualidade. 
Tivemos diversos agradecimentos e elogios de autoridades argentinas: do Cônsul Adjunto Sebastian D’Alessio e Cônsul Adjunto Alana Lomonaco, ambos do Consulado Geral da República da Argentina do Rio de Janeiro, recebidos em nome do Cônsul Geral Marcelo Bertoldi. O terceiro agradecimento oficial Argentino foi endereçado e chegou às mãos deste Jornalista, José Gonzaga de Souza, colunista e membro do Conselho Editorial do Jornal Sem Fronteiras e com muita honra também Presidente da Academia de Letras e Artes Buziana (ALAB) já na manhã do dia 26, quando milhares de notícias em vídeos, fatos e fotos, de muitos argentinos que agradeciam também a homenagem, bem como de outras nacionalidades e de todo o Brasil. Tudo isso, revelava o sucesso absoluto da festa que, por uma semana, fez a cidade península transpirar cultura e silenciar línguas maledicentes, internacionalizando a Semana de Artes e Culturas Internacionais, SACI, realizada pela ALAB com grande apoio do Executivo competentemente presente através do Secretário Municipal de Turismo José Márcio, de Armação dos Búzios, que, na figura inteligente e modesta da Drika Nogueira nada deixou de interagir com todas as ações, juntamente com os membros da Produtora Design News, gerenciada por Fabian Moran e assessora Luciana Fajardo.     
O III SACI versão 2014 – Semana de Artes e Culturas Internacionais que, este ano, foi realizado na Praça Santos Dumont, em pleno coração de Búzios, ficou lotado durante todas as festividades, que duraram cinco dias, de 21 a 25 de maio, alegrando a vida do cidadão buziano, que é ávido de cultura.
É pertinente citar que mais de 70 escritores e 200 obras vieram de diversos estados brasileiros, de Norte a Sul, chegando até aos longínquos estados de Tocantins e Mato Grosso, que estiveram presentes durante todos os dias do evento. Lançando e relançando seus livros, autografando de hora em hora até o final do evento. Com tanta gente culta e talentosa, artistas plásticos fizeram também a diferença, na produção cultural de suas cidades e de nosso país, encontrando-se aqui em Búzios para mais um magnífico intercâmbio cultural. Foram mais de 100 Artistas Plásticos expondo, entre eles, Christina Motta, Ivone R, Flory Menezes, Argina Seixas, Vera Verne, Regina March, Ana Sopeña, Leila Rodrigues, Marcelo Fontes, Charles Ivan, Eduardo Pieretti, German Tucat, Gustavo Farias, Grupo “Espaço Flor & Ser Cultural”, a Designer Sustentável Cacau Agostini, sem falar nos que participarão do Salão de Artes da ABD – Associação Brasileira de Artes Visuais. Aqui destacamos também a presença de artistas internacionais, como por exemplo, o Nigeriano Augustine Kawoh. Ele e outros vieram diretamente de seus países para mostrar os seus talentos no III SACI.  
Durante a abertura solene, representando o Prefeito André Granado, o Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, enfatizou a presença e a união dos artistas que torna possível a realização do SACI e agradeceu a iniciativa privada por estar acreditando na implantação do turismo sustentável. \"É muito importante termos eventos, em Búzios, com a peculiaridade cultural do SACI, que estimulam o turismo e fomentam a economia da nossa cidade, além de colocar a cultura ao alcance de todos e atrair um turismo de qualidade para Búzios\", disse ele. 
A programação foi simplesmente sensacional, comandada pelo mestre de cerimônia oficial Fabio Valverde, anunciando artistas locais e internacionais, que arrasaram em todas as suas apresentações. Entre elas, a Academia Adriano Labis, o Núcleo de Dança Odília Cuiabano, mostraram porque estiveram presentes quando da apresentação única do Ballet Bolshoi em 2013 em Búzios. O Lions Ballet, o Núcleo de Dança de Salão Allan Lobato, o Grupo Cigano Luna Khali, a apresentação da dança indiana “Mudra, a linguagem dos gestos”, com Sarah Vieira Magalhães, sem contar com o talento de uma maravilhosa dançarina mirim: Maria Eduarda, de apenas 5 anos de idade, que foi para uma apresentação e arrancou tantos aplausos que retornou para se apresentar todos os dias do evento. Tivemos o professor e ator Jose Antônio Mendes, que declamou Frederico Garcia Lorca, presenteando a todos; mais uma vez com seu talento indiscutível, apresentação do Circolo de Criação, do Livro Virtual do Artista Plástico e Escritor Alexandre Damiano Junior, o lançamento da “Cadeira Literária de Búzios”, pelo Designer Gráfico Charles Ivan, a performance teatral durante todo o evento do artista Tuca Muniz, com sua Pretinha, e a performance do escritor e ator teatral Álvaro Luiz Cardoso, da cidade Amparo (SP). Nos eventos musicais, a presença sempre ímpar da Filarmônica Rio Branco, os Buzicos, a cantora Aline de Lima, o Clube do Choro de Búzios. 
No dia 23, tivemos a Solenidade de Posse de novos acadêmicos da ALAB, efetivos, jovens, honorários e acadêmicos correspondentes, que agora garantem a Búzios mais um título; possuir em todos os estados brasileiros pessoas para representar com excelência, as belezas e a cultura buziana.  Na tenda das Embaixadas, houve ainda a nomeação de mais uma Embaixadora Cultural da ALAB, a Sra. Joanne Hõber, para representar a sua pátria, África do Sul. A solenidade culminou com entrega, para as personalidades ligadas às Artes, à Literatura e à Cultura em geral, que foram condignamente homenageadas, recebendo este agora cobiçado TROFÉU SACI 2014. Como também de praxe, em referência ao país homenageado, 4 acadêmicos argentinos, que fazem parte da ALAB, foram indicados, mas só os 3 presentes receberam o Troféu SACI 2014: Hugo Rovello, Maria del Valle e Thomas Sastre.  
No dia 24, houve as cerimônias da ABD presidida por Marly Barbara e os participantes do Salão de Artes Plásticas, bem como também a premiação com o troféu dos 70 anos da entidade a mais de 80 artistas e escritores presentes.  
Houve também o SARAU, com os escritores se apresentando, contanto um pouco de suas histórias e declamando poesias, que fez com que os participantes procurassem vários escritores para adquirir seus livros na tenda da III Feira Literária ALAB, que exibia centenas e centenas de títulos, conduzida magistralmente pela nossa sempre presente Dyandreia Portugal, também Diretora da ALAB. A III Feira Literária contou com vários escritores autografando, de hora em hora, como: Álvaro Cardoso, Carlo Montanari, Clara Machado, Conceição Santos, Deucelia Maciel, Elinalva A. de Oliveira, Flávia Rosas, Flavio Machado, Heloisa Igreja, Isis Dias Vieira, José Donizetti, Juçara Valverde, Leslie Aloan, Lydia Simonato, Magali de Oliveira, Marcelo Fontes, Margarida Drumond, Maria Beatriz (Flor de Esperança), Nina Rosa, Rai D`Lavor, Sonia Nogueira, Stela de Oliveira, Zélia Fernandes, Zezé Barcelos e muitos outros.
Foi publicado no Macaé e no Rio das Ostras News, de acordo com as moradoras de Barra de São João, a professora Helena Sardenberg e a turismóloga Joseane Machado: \"Um evento como este em praça pública significa popularizar a arte para que todos possam ter acesso à cultura\", disse Helena. Nesta mesma linha, o escritor e ator teatral que também se apresentou, Álvaro Luiz Cardoso, escreveu em sua página no Facebook: “Quem dera tivesse uma ação cultural de tal porte em minha cidade...)
 Além de toda esta diversidade cultural neste III SACI, a Pátria Argentina e toda comunidade Argentina que vive em Búzios, foi merecidamente homenageada em pleno 25 de Maio, data que comemoram a Revolução de Maio, movimento social e político ocorrido no início do século XIX, que visava a emancipação do vice-reinado do Prata, (parte de cujo território hoje é a Argentina) da Coroa Espanhola. Com a apresentação do pianista Argentino Mauro Sholo, das Academias Adriano Labis e Odília Cuiabano com performances também homenageando a Argentina, aula de tango com o professor argentino Pablo Enniz levando todos os participantes a bailar, além de muita música com Laura e José cantando tango e folclore, rock nacional com Cecília, tango e bossa com Helena Cullen. 
O Cônsul Adjunto do Consulado Geral da República Argentina no Rio de Janeiro esteve presente: Sebastian D’Alessio recebeu das mãos do Presidente da ALAB - José Gonzaga Souza - e do Embaixador - Hugo Rovello - o troféu e o certificado do III SACI, justa homenagem aos nossos Hermanos. A Tenda das Embaixadas da ALAB, tendo como anfitriões o Embaixador Hugo Rovello e a linda família de argentinos - José Luis Del Castilho, Mariana Alejandra Gómez e o filho João Gómez com vestes típicas da fronteira tríplice Brasil, Argentina e Paraguai - deram posse à nova representante da África do Sul. A ALAB tem agora 21 Embaixadores Culturais nomeados para mais internacionalizar Búzios. 
O Evento contou ainda com a visita do Antônio Cláudio Magnavita Castro e Ronald Abrahão Azaro, Secretário Estadual de Turismo (SETUR-RJ) e ex-Secretário respectivamente. Ambos impressionados com o tamanho e a qualidade do evento.
A realização do III SACI foi mais uma vitória conseguida, mesmo com toda a dificuldade que é a de produzir um evento deste porte, 100% cultural, que agrade a gregos, troianos e falsos cidadãos. Conseguimos, graças à ajuda incondicional dos Acadêmicos Dyandreia Portugal, Joel Figueiredo, Victor Alex, Clóvis da Silva, Beth Braga e Soraia Simbera Gonzaga, colocar o III SACI na praça e com a equipe da Rede Mídia Búzios, Miroslav Raven, Emanuel Victor, Henrique Nunes, José Carlos e Tarsísio Braga, 24 horas no ar, através da TV E RÁDIO BÚZIOS e do JORNAL SEM FRONTEIRAS, circulando pelo mundo cultural. E, com sincera gratidão, aqui homenageamos outra vez a visão do dirigente do poder municipal através da Secretaria de Turismo de Armação dos Búzios.  
Visite no facebook a página do SACI e o blog da ALAB e veja tudo que aconteceu: http://culturalbuzios.blogspot.com.br 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também