Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Sarau de 5ª homenageia Literatura de Cordel e Mestre Luiz Gonzaga

Sarau de 5ª homenageia Literatura de Cordel e Mestre Luiz Gonzaga

Literatura por Jose Gonzaga de Souza em 2015-06-25 18:51:58

No próximo dia 02, na quinta-feira, na Biblioteca Municipal de Búzios, acontecerá o “Sarau de 5ª” homenageando a Literatura de Cordel e Luiz Gonzaga. O “Sarau de 5ª” acontece mensalmente na Biblioteca Municipal, \"Dona Chica\", no Portal da Ferradura.

Na última edição do “Sarau de 5ª”, o homenageado foi o poeta abolicionista Castro Alves, ícone da luta contra a escravidão no Brasil e é um dos maiores poetas nacionais. Na ocasião, o Sarau também lembrou o Dia da Abolição (13 de maio de 1988) e fez referência à cultura quilombola, que é muito presente na cidade.

Nesta edição, o sarau será destinado à cultura nordestina, com destaque à Literatura de Cordel e ao artista brasileiro Luiz Gonzaga.

Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912. Natural de Exú, Estado de Pernambuco, ficou conhecido como o Rei do Baião por divulgar tanto este estilo musical, ainda pouco conhecido no sudeste, como também o xote e o xaxado. Já a Literatura de Cordel, também celebrada por Gonzagão, é muito anterior ao seu estilo musical. Sua origem é o período Renascentista, do século XVI, marcado pelo desenvolvimento da imprensa e pela popularização dos relatos orais. No Brasil, foi introduzida por influência dos portugueses desde a colonização do país. Ao longo do tempo, passou a adquirir características locais, onde o nordeste despontou no cenário nacional como o principal divulgador desta forma literária.

O “Sarau de 5ª” é um espaço aberto à sociedade buziana, onde qualquer pessoa, morador ou turista, pode declamar seus versos e recitar seus poemas preferidos. O cenário é a Biblioteca Pública Municipal Francisca Maria de Souza, um dos espaços mais acolhedores da cidade. A Biblioteca fica na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 815, lojas 6 e 7, Portal de Ferradura, próxima a entrada da Vila Caranga. 

Por Ascom em 24/06/2015

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também