Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Inverno no Museu Histórico Abílio Barreto, promove palestras e oficinas gratuitas na área de museologia

Inverno no Museu Histórico Abílio Barreto, promove palestras e oficinas gratuitas na área de museologia

Cultura por em 2015-07-07 19:44:02

A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), realiza entre os dias 12 e 19 de julho, a 7ª edição do “Inverno no MHAB”.  O evento promove discussões, estudos e troca de experiências no campo da Museologia e áreas afins por meio de palestras, oficinas exibições de filmes e debates. As inscrições para as oficinas mesas de debate são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail educativomhab@pbh.gov.br. A programação completa está disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.
As mesas de debate e palestras têm início no dia 13 de julho, abordando temas que tratam da relação entre o museu e a cidade, a gestão de projetos de museus e exposições, a conservação preventiva na museologia, entre outros. Os debates serão conduzidos pelo corpo técnico da instituição e por pesquisadores convidados como a Profa. Dra. Ana Cecília Rocha Veiga (UFMG) e o Prof. Dr. Rodrigo Vivas. Outro destaque da programação será a presença de Pascal Torres, Curador-chefe do Museu do Louvre (Paris), que ministra a palestra “Louvre: da Criação do Museu das Luzes ao Museu Napoleão”, no dia 17, às 19h.
Para Guilherme Maciel, gestor do Museu Histórico Abílio Barreto, é importante firmar o papel do museu como agente cultural na cidade.  “O MHAB como instituição cultural da cidade, centro de pesquisa e difusão do conhecimento pretende por meio destas atividades dinamizar sua política de ação cultural”, conclui. 

 Apresentações artísticas

Neste ano, o Inverno no MHAB também terá uma série de apresentações artísticas, abrangendo ações dos projetos “Domingo no MHAB”, “Brincando no Museu” e “Noturno dos Museus”. As apresentações são gratuitas e têm entrada livre. Entre as principais atrações estão o espetáculo “Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis”, com o grupo O Trem – Cia. de Teatro (dia 12, às 11h30), o Quarteirão do Soul (dia 16, às 20h) e a apresentação ‘Cantorautor’, com Makely Ka e Maísa Moura (dia 19, às 11h30)

fonte - Bruce Lourenço -  FMC 
foto - Nathália Turcheti

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também