Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Conheçam o Projeto Fadas do Livro

Conheçam o Projeto Fadas do Livro

Literatura por em 2015-07-08 21:29:26

O projeto “Fadas do Livro” nasceu de uma iniciativa espontânea, idealizado por Gabriela Francisco, em setembro de 2014.

Com apenas 11 anos e, na ocasião, cursando o 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria criou o projeto, que hoje é realizado com quatro meninas

Gabriela Francisco, Anna Clara Senna, Rafaella Mendes e Joana Xavier.

.

O objetivo é levar às crianças de creches, hospitais e/ou comunidades carentes, livros de histórias infanto-juvenis para estimular à leitura.

A ação já conta com o apoio do Colégio Santa Maria - unidade Nova Suíça, onde as “Fadas do Livro” têm seu principal ponto de coleta de livros.

O projeto \"Fadas do Livro\" faz divulgação no facebook  (www.facebook.com/fadasdolivro), e também despertou o interesse de familiares e amigos que multiplicaram os contatos para incentivar as doações.

As visitas para entrega dos livros, nos espaços eleitos pelas “Fadas do Livro” consistem em Leitura de 1 a 3 contos ou breves histórias, selecionadas com caráter de estímulo e alegria e bate-papo interativo.

Cada criança recebe um livro e todas são estimuladas a realizar cirandas de livros, gerando oportunidade entre elas de leitura de vários títulos. É realizada entrega dos livros às crianças presentes. Cada uma delas recebe um livro.

Uma curiosidade: no momento das doações, em caso de crianças acamadas ou dormindo, as mesmas, receberão o livro sob o travesseiro.
Em geral, as “Fadas do Livro” usam camiseta com logomarca própria e podem aparecer com chapéu de fada (cone), confeccionado por elas e decorados com páginas de antigas revista as ou xerox de livros. Uma varinha de condão, feita de lápis, com estrelinha feita com papel, também faz parte do figurino.

Além das visitas propostas,  as Fadas do Livro foram convidadas pelo Jornal Estado de Minas e atuaram no stand da Bienal do Livro 2014, no Expominas.
Lendo histórias e conversando sobre o Projeto, como convidadas, atuaram na III Caminhada Up & Down (2015), com leituras e sorteio de livros - evento de valorização da  Pessoa com Sídrome de Down.

O Projeto “Fadas do Iivro”, foi finalista do Prêmio Bom Exemplo 2015 - Cidadania (Rede Globo).  www.premiobomexemplo.com.br.

Gabriela Francisco e as Fadas do Livro integraram os cinco selecionados entre mais de 300 projetos e, junto aos finalistas, receberam o Troféu Bom Exemplo, em maio 2015.

“Estou muito feliz, porque a indicação ao prêmio aumentou a visibilidade e o número de doações, assim, mais crianças já estão sendo beneficiadas pelas Fadas do Livro” (Gabriela Francisco) 


Contato para informações adicionais e doações:

www.facebook.com/fadasdolivro

 fonte -  Márcia Francisco

foto    -  Lucinha Lima

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também