Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Prêmio Espantaxim 2014: Ação de incentivo à literatura infantil, idealizada pela escritora Dulce Auriemo, bate recorde de participação

Prêmio Espantaxim 2014: Ação de incentivo à literatura infantil, idealizada pela escritora Dulce Auriemo, bate recorde de participação

Literatura por em 2014-09-02 19:21:35

Com trabalhos de excelente qualidade e textos muito bem escritos por crianças de 7 a 12 anos de escolas públicas e privadas de todo o país, o “III Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico - PRÊMIO ESPANTAXIM - 2014” excedeu mais uma vez a expectativa dos organizadores. Foram 1.930 obras recebidas entre mensagens e redações. O Concurso acontece a cada dois anos e já é um sucesso entre os alunos, pais e professores.

O tema esse ano foi “MÚSICA\": de que maneira ela está presente em sua vida? Crie uma história ou descreva um momento musical feliz\".

A iniciativa tem como objetivo incentivar a escrita e a leitura e revelar pequenos escritores que poderão se tornar futuros grandes autores brasileiros. O Concurso faz parte das ações culturais do Projeto Espantaxim criado pela escritora e compositora Dulce Auriemo.

Participaram da iniciativa crianças de 13 Estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Distrito Federal, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e Pernambuco). O concurso mobilizou mais de 70 escolas de todo país.

\"Agora estamos na fase de julgamento de todas as obras. A criatividade dos pequenos escritores é surpreendente! Esse é um trabalho cativante, delicado e de muita atenção, que envolve cinco membros da Comissão Julgadora. - diz Dulce Auriemo.

O resultado final será comunicado em Outubro pelo site: www.espantaxim.com.br


Apoio do pianista brasileiro Amilton Godoy

Um momento especial do Concurso é o lançamento da “Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”, livro onde serão publicados os textos manuscritos originais e digitados dos vencedores e selecionados. Todos os textos serão revisados respeitando a nova lei ortográfica da língua portuguesa e digitados corretamente. 

E para assinar o prefácio da “III Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”, Dulce convidou o reconhecido pianista brasileiro Amilton Godoy. Além de grande pianista e compositor, Amilton (ex Zimbo Trio) é diretor do CLAM, escola de música de renome internacional, por onde passaram milhares de músicos brasileiros. \"O Amilton é minha maior referência musical. Ele conhece mais do que ninguém a importância da música para o desenvolvimento do ser humano”, afirma a escritora. Dulce e Amilton se conheceram em 1986 e de lá para cá realizaram muitos projetos musicais juntos, entre eles a produção inédita bilíngue, de dois álbuns/CDs da coleção \"Piano Solo Compositores Brasileiros\" e a parceria na música \"Notas que Falam\". Além de ser seu professor de piano e harmonia moderna há mais de 20 anos, Amilton é um grande amigo e parceiro de Dulce em diversos trabalhos. “Temos uma longa história na música e ele sempre foi o arranjador de todas as minhas canções. Recebemos o Prêmio Jabuti 2009, com o livro/CD \"Meu Primeiro Álbum de Piano Solo\", na categoria didático/paradidático, edição bilíngue”, complementa Dulce. Esse livro traz arranjos para principiantes. São as primeiras canções do Projeto Espantaxim dedicadas ao mundo infantil. 


Premiação

Os vencedores e destaques receberão o disputado troféu do PRÊMIO ESPANTAXIM 2014, três exemplares da III Antologia, a coleção de livros e CDs do Projeto e o boneco do personagem Espantaxim, o líder da Turminha do Espantaxim e o Castelinho Mágico, uma edição exclusiva confeccionada especialmente para o Concurso.

De acordo com o regulamento, os escritores que tiverem seus trabalhos \"selecionados\" também receberão gratuitamente três exemplares da Antologia e o boneco Espantaxim. As três escolas que tiverem o maior número de trabalhos de alunos selecionados para Antologia receberão o TROFÉU ESPANTAXIM 2014 e exemplares da Antologia.

\"Agradecemos aos pais e professores pelo grande incentivo e excelente trabalho realizado junto as crianças participantes. Como um dos objetivos do Concurso é despertar a criatividade e criar oportunidades para que pequenos escritores possam expor suas ideias em palavras, esse retorno positivo é muito gratificante para todos nós”, finaliza Dulce.

A cerimônia de entrega do PRÊMIO ESPANTAXIM 2014 será realizada em 2015.


Fonte da Notícia:

Thaise Cleto

www.rodrigues-freire.com.br

Tel.: 11-3628-5080

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também